Tudo começou no distante ano de 1987, quando um marombado Arnold Schwarzenegger ficou cara a cara com um dos alienígenas mais casca grossas da cultura pop. Depois Danny Glover lutou contra a fera no meio da cidade de Los Angeles e Adrien Brody passou vergonha naquela sequência de 2010. Ainda tivemos o desprazer de conferir o crossover contra a raça dos xenomorfos (mas vamos fingir que esquecemos), até chegarmos neste O Predador, dirigido por Shane Black.
Quando os primeiros trailers saíram, fiquei ansioso porque era uma releitura necessária e que dificilmente daria errado. Ao entrar na sessão e presenciar, no primeiro ato, o tom de humor e muita violência gráfica, pensei que minhas expectativas, de fato, seriam alcançadas. Ledo engano. Os dois atos seguintes se arrastaram mais que o necessário e boa parte das novidades inseridas naquele universo pelo diretor deixam a desejar.
Nunca esperei uma obra prima, mas estes novos personagens são mal escritos e suas personalidades, ao contrário do que ocorreu com o primeiro capítulo da saga, fazem com que o espectador não se importe com ninguém (somente o jovem Jacob Trambley tem algo a acrescentar). Para ter uma ideia, num certo momento comecei a ver semelhanças no modo de criação daquela trupe de ex-combatentes de guerra com os mercenários de Esquadrão Suicida (e comparar qualquer coisa com Esquadrão Suicida é mal sinal!).
Se o projeto já não era empolgante, com os óculos 3D a coisa piora ainda mais, pois existem trechos tão escuros que fiquei sem entender o que estava acontecendo. Por fim, os cinco minutos finais voltaram a me agradar… mas é muito pouco. O Predador, dirigido por Shane Black, ainda encontra espaço para inserir um gancho para outras sequências e isso é totalmente desnecessário.
Sinopse de O Predador
Por conta de uma perseguição entre naves alienígenas, um novo predador cai na Terra, tem seu bracelete e capacete roubados por um humano e, depois, é capturado por cientistas. Ao acordar, acaba escapando do tal laboratório para onde foi levado e agora, corre atrás de seus pertences, que é ativado involuntariamente por um garoto.
Título Original: The Predator
Ano Lançamento: 2018 (Estados Unidos)
Dir: Shane Black
Elenco: Boyd Holbrook, Trevante Rhodes, Jacob Tremblay, Keegan-Michael Key, Olivia Munn, Sterling K. Brown, Thomas Jane, Alfie Allen
ORÇAMENTO: 88 Milhões de Dólares
NOTA: 4,5