O GRANDE HOTEL BUDAPESTE

Grande Hotel Budapeste

A carreira de Wes Anderson sempre foi regada a filmes com personagens excêntricos, cores vivas, um roteiro dinâmico e atores excelentes para o elenco. Se em ‘Os Excêntricos Tenenbaums’ ele apresentou ao mundo este estilo e o reforçou em ‘A Vida Marinha com Steve Zassou’ e ‘Moonrise Kingdom’, é em ‘O Grande Hotel Budapeste’, baseado na obra de Stephan Sweig, que chega ao seu ápice.

Não podemos deixar de citar em primeiro lugar, que o elenco é formidável e lotado de astros e estrelas talentosíssimos como Ralph Fiennes, como o correto Sr. Gustave, Tilda Swinton por baixo de forte maquiagem e também Jude Law, Edward Norton, Owen Wilson, Adrien Brody, Willem Dafoe e tantos outros.

Anderson faz um conto inteligente e insere sutilmente a decadência da própria Europa e a mudança de mentalidade dos europeus nos diálogos, nos planos sequência e dentro do tal Grande Hotel. Mesmo o assassinato da Madame D., e o jogo de gato e rato que tem início, são provas retumbantes desta crítica aos meus e fins daquele continente.

Zero Moustafa conhece um homem que está hospedado em seu decadente hotel, mas contará sua história e os períodos de glória vividos ali, começando pela sua contratação como ajudante do antigo dono e suas aventuras, indo desde um roubo de um quadro renascentista, até as fugas para sobreviver ao período das duas guerras mundiais.

Tony Revolori entrega-se de corpo e alma ao personagem Zero Moustafa e o cobre com algumas manias formidáveis. Por fim nos contos do diretor, assim como em quase tudo nesta vida, não são todos os personagens a conseguirem o tão sonhado ‘felizes para sempre’ e só de ter a coragem de sair da mesmice, ‘O Grande Hotel Budapeste’ já vale o ingresso.

Título Original: The Grand Budapest Hotel
Ano de Lançamento: 2014 (Alemanha/Estados Unidos/Reino Unido)
Dir: Wes Anderson
Elenco: Ralph Fiennes, Tony Revolori, F. Murray Abraham, Léa Seydoux, Tilda Swinton, Jude Law, Edward Norton, Owen Wilson, Adrien Brody, Willem Dafoe, Saoirse Ronan, Mathieu Amalric, Bill Murray

ORÇAMENTO: 31 Milhões de Dólares
NOTA: 8,0

Indicações ao Oscar: Filme, Direção (Wes Anderson), Roteiro Original, Figurino, Maquiagem, Montagem, Fotografia, Trilha Sonora, Direção de Arte

Por Éder de Oliveira

Primeiro vingador do Cinema e Séries (antigo Cinema e Pipoca) e do Pipocast, sou formado em Jornalismo e também em Locução. Aprendi a ser ‘nerdzinho’ bem moleque, quando não perdia um episódio de Cavaleiros do Zodíaco na TV Manchete ou os clássicos oitentistas na Sessão da Tarde. Além disso, moldei meu caráter não só com os ensinamentos dos pais, mas também com os astros e estrelas da Sétima Arte que me fizeram sonhar, imaginar e crescer. Também sou Redator Freelancer.

Você não pode copiar o conteúdo desta página

GeraLinks - Agregador de linksTrends Tops - Trending topicsÀ toa na net