BIRDMAN (OU A INESPERADA VIRTUDE DA IGNORÂNCIA)
Críticas Destaque Trailers

BIRDMAN (OU A INESPERADA VIRTUDE DA IGNORÂNCIA)

Birdman

‘Birdman (ou a Inesperada Virtude da Ignorância) é, sem dúvida, o filme mais corajoso de Alejandro Gonzalez-Iñarritu, diretor que se acostumou a fazer dramas extremamente melancólicos (‘Amores Brutos’ e ’21 Gramas’ funcionam, ‘Babel’ um pouco menos e ‘Biutiful’ menos ainda), colocando o espectador abaixo, mas mesclou neste novo projeto, além do drama e um humor ácido e certeiro.

Michael Keaton interpreta Riggan Thomson, mas poderia muito bem se chamar Michael Keaton, pois características como a falta de controle, a tentativa de reerguer a carreira após os 60 anos, num universo onde a beleza é predominante e crucial e o fato de jamais se desvincular aos seus maiores sucessos, confundem criador e criatura – seria a família em frangalhos um outro ponto em comum?

Armando Bo, um dos roteiristas do longa, é também diretor do excelente ‘O Último Elvis’ e é inacreditável a contínua evolução do artista. Mas é, também, na força do elenco de apoio, com nomes como Zack Galifianakis, Edward Norton, Emma Stone e Naomi Watts que tudo se encaixa.

Riggan Thomson foi um ator de muito sucesso ao interpretar o super-herói Birdman, mas ao se recusar a gravar o quarto filme da série, sua carreira só decaiu. Ao correr atrás da fama perdida, resolve dirigir, roteirizar e estrelar uma peça famosa da Broadway, mas deverá lidar com os egos de outros atores e com o dele próprio.

Qual é a função da crítica no meio cinematográfico e teatral? Devemos acreditar em todos eles? Não haveria algum tipo de texto beneficiando alguns e denegrindo a imagem de outros? E até quando diretores, atores, produtores e roteiristas devem aguentar, antes de dar um basta? A visão em relação a Hollywood e suas referências atuais para atrair o público são cruéis, mas como tudo ali, ainda termina com um final feliz.

Título Original: Birdman or (The Unexpected Virtue of Ignorance)
Ano de Lançamento: 2014 (Estados Unidos)
Dir: Alejandro González Iñárritu
Elenco: Michael Keaton, Emma Stone, Edward Norton, Naomi Watts, Zach Galifianakis, Andrea Riseborough, Amy Ryan, Frank Ridley, Lindsay Duncan

ORÇAMENTO: 18 Milhões de Dólares
NOTA: 8,0

Indicações ao Oscar: Filme, Direção, Ator (Michael Keaton), Ator Coadjuvante (Edward Norton), Atriz Coadjuvante (Emma Stone), Roteiro Original, Fotografia, Edição de Som, Mixagem de Som

Por Éder de Oliveira

Deixe um comentário

Você não pode copiar o conteúdo desta página

GeraLinks - Agregador de linksTrends Tops - Trending topicsÀ toa na net