Críticas Destaque Trailers

O GRANDE HOTEL BUDAPESTE

Grande Hotel Budapeste

A carreira de Wes Anderson sempre foi regada a filmes com personagens excêntricos, cores vivas, um roteiro dinâmico e atores excelentes para o elenco. Se em ‘Os Excêntricos Tenenbaums’ ele apresentou ao mundo este estilo e o reforçou em ‘A Vida Marinha com Steve Zassou’ e ‘Moonrise Kingdom’, é em ‘O Grande Hotel Budapeste’, baseado na obra de Stephan Sweig, que chega ao seu ápice.

Não podemos deixar de citar em primeiro lugar, que o elenco é formidável e lotado de astros e estrelas talentosíssimos como Ralph Fiennes, como o correto Sr. Gustave, Tilda Swinton por baixo de forte maquiagem e também Jude Law, Edward Norton, Owen Wilson, Adrien Brody, Willem Dafoe e tantos outros.

Anderson faz um conto inteligente e insere sutilmente a decadência da própria Europa e a mudança de mentalidade dos europeus nos diálogos, nos planos sequência e dentro do tal Grande Hotel. Mesmo o assassinato da Madame D., e o jogo de gato e rato que tem início, são provas retumbantes desta crítica aos meus e fins daquele continente.

Zero Moustafa conhece um homem que está hospedado em seu decadente hotel, mas contará sua história e os períodos de glória vividos ali, começando pela sua contratação como ajudante do antigo dono e suas aventuras, indo desde um roubo de um quadro renascentista, até as fugas para sobreviver ao período das duas guerras mundiais.

Tony Revolori entrega-se de corpo e alma ao personagem Zero Moustafa e o cobre com algumas manias formidáveis. Por fim nos contos do diretor, assim como em quase tudo nesta vida, não são todos os personagens a conseguirem o tão sonhado ‘felizes para sempre’ e só de ter a coragem de sair da mesmice, ‘O Grande Hotel Budapeste’ já vale o ingresso.

Título Original: The Grand Budapest Hotel
Ano de Lançamento: 2014 (Alemanha/Estados Unidos/Reino Unido)
Dir: Wes Anderson
Elenco: Ralph Fiennes, Tony Revolori, F. Murray Abraham, Léa Seydoux, Tilda Swinton, Jude Law, Edward Norton, Owen Wilson, Adrien Brody, Willem Dafoe, Saoirse Ronan, Mathieu Amalric, Bill Murray

ORÇAMENTO: 31 Milhões de Dólares
NOTA: 8,0

Indicações ao Oscar: Filme, Direção (Wes Anderson), Roteiro Original, Figurino, Maquiagem, Montagem, Fotografia, Trilha Sonora, Direção de Arte

Por Éder de Oliveira

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile