Primeiramente, preciso confessar para você o seguinte: logo após terminar de assistir Noite de Lobos, o novo filme da Netflix, corri atrás de respostas para saber se minha conclusão sobre a obra era a mesma que o diretor Jeremy Saulnier quis transmitir. E não era! Aliás, passava longe disso.
O projeto foi baseado no livro de William Giraldi. E talvez, para uma maior compreensão, seja necessário que o espectador leia o texto original. Os muitos simbolismos, explicações vagas e pontas soltas, te farão ficar um tanto perdidos na trama. Se a maior parte dos filmes, hoje em dia, são expositivos demais, este é expositivo de menos.
O primeiro ato é enervante e prende nossa atenção. Isso por conta da violência crua – que aumenta gradativamente – e por te dar a resposta do principal questionamento do projeto quando menos se espera. A composição técnica é outro primor, visto a fotografia, que nos faz sentir todo isolamento daquela região.
Lá pela metade, Noite de Lobos se torna arrastado e mesmo com uma sequência de ação impressionante, existe certa desconexão e quebra de ritmo, justamente por este momento.
Questões e atuações de Noite de Lobos
E uma das questões que necessitariam de maior compreensão está ali. Ou seja, o espectador entende, até certo ponto, as motivações do atirador, mas o detalhamento seria bem vindo. A mesma coisa acontece com a tal máscara, que parece deixar quem a usa um tanto descontrolado, mas o motivo disso fica vago.
As atuações são todas contidas, mas condizem com a dinâmica de Saulnier. Jeffrey Wright (de 007 – Cassino Royale), bem como Riley Keough (de The Runaways – Garotas do Rock) e Alexander Skarsgård (de A Lenda de Tarzan) entregam personagens contidos e introspectivos.
Enfim, com tudo isso dito, esperava muito mais do que foi entregue neste Noite de Lobos. E mesmo tendo certo apresso por roteiros com finais abertos, este aqui me deixou um tanto frustrado.
Sinopse de Noite de Lobos
Russell Core é um escritor e caçador de lobos. Ele recebe um pedido de ajuda de uma mãe, que acredita que um dos animais raptou e matou seu filho. Ao ir mais a fundo nas investigações, nota que a mulher desapareceu e que o pai, após voltar do Iraque e saber da notícia da morte da criança, se transforma numa pessoa violenta e sedenta por vingança.
Título Original: Hold the Dark
Ano Lançamento: 2018 (Estados Unidos)
Dir: Jeremy Saulnier
Elenco: Jeffrey Wright, Alexander Skarsgård, Riley Keough, James Badge Dale, Julian Black Antelope
ORÇAMENTO: —
NOTA: 5,0