Nada de Novo no Front, a 1ª Guerra como você nunca viu
Críticas

Nada de Novo no Front, a 1ª Guerra como você nunca viu

nada de novo no front

Quantos filmes endeusam a guerra como algo heroico e retumbante, onde homens provam ser melhores que os outros em batalhas cheias de coreografias estilizadas? Uma infinidade, não é mesmo? Mas Nada de Novo no Front vem para deixar tudo isso para trás e provar que um embate como o da 1ª Guerra Mundial tende a ser sujo, cruel e lotado de mentiras.

Além disso, devemos dizer que o diretor Edward Berger tem total controle sobre sua câmera (presta atenção, também, no figurino e nas locações). Comparativamente, há trechos sem cortes que deixam 1917 ‘no chinelo’, pois o roteiro, tirado do livro de Erich Maria Remarque, tem mais a dizer. Bem como, ao abordar várias linhas narrativas, há adição de perspectivas e pontos de vista diferentes. Os soldados estão cansados e querem ir para a casa, o alto comando não se importa com ninguém e deseja apenas vencer uma luta que já estava perdida.

Quer mais? Feliz Kammerer, que interpreta Paul Bäumer, está incrível. E assim como tantos cidadãos em tantas outras circunstâncias da vida, é seduzido por discursos (de por pessoas que estão bebendo e comendo do bom e do melhor – o filme mostra isso) que nem sempre são verdadeiros. O brilho nos olhos, bem como o sorriso dele e de seus amigos vai se dissipando ao longo das mais de 2 horas e 30 minutos.

Nada de Novo no Front está tão longe assim da gente?

As trincheiras moldam uma dinâmica que está cada vez mais longe das guerras tecnológicas atuais. As armas poderá parecer algo de 200 ou 300 anos atrás. Mas quando escutamos discursos que referenciam ‘Deus, Pátria e Família’, notamos algo familiar aos nossos ouvidos e que está aí, para quem quiser compreender.

Nada de Novo no Front faz, portanto, um caminho inverso. Ou seja, expõe a violência crua (e há mortes de embrulhar o estômago) e sem as firulas visuais ou a rapidez que lembrariam os jogos de videogame, para incomodar e ser um grito de paz. Mesmo com alguns atores oscilantes e trechos que poderiam ser excluídos do corte final, é necessário, intenso e potente! Fortíssimo candidato para o Oscar de Filme Estrangeiro.

nada de novo no front

Onde assistir Nada de Novo no Front?

Para assistir Nada de Novo no Front, acesso Netflix. O streaming, aliás, tem planos com diversos valores, com ou sem anúncios. Lembrando que este é um remake do clássico Sem Novidade no Front, de 1930.

Sinopse

Paul Baumer e seus amigos Albert e Muller se alistam voluntariamente no exército alemão, movidos por uma onda de fervor patriótico. Mas isso é rapidamente dissipado quando enfrentam a realidade brutal da vida no front. Em meio à contagem regressiva, Paul deve continuar lutando até o fim, com nenhum objetivo além de satisfazer o desejo do alto escalão de acabar com a guerra com uma ofensiva alemã.

Nota Cinema e Pipoca: ★★★★

Título Original:Im Westen nichts Neues
Ano Lançamento:2022 (Alemanha / EUA / Reino Unido)
Dir:Edward Berger
Elenco:Felix Kammerer, Albrecht Schuch, Aaron Hilmer, Daniel Brühl, Moritz Klaus, Edin Hasanovic

ORÇAMENTO:

Trailer de Nada de Novo no Front

Deixe um comentário

Você não pode copiar o conteúdo desta página