A Disney sabe fazer uma aventura que agrade tanto crianças quanto adultos. Tudo porque criou filmes lotados de doçura e com personagens carismáticos e fortes. Vale ressaltar suas trilhas sonoras, sempre arrebatadoras e que nos deixam cantarolando por horas.
Moana – Um Mar de Aventuras tem tudo isso e sua protagonista ainda entra no hall das grandes princesas da Sétima Arte. O visual criado enche os olhos não só pela movimentação e delicadeza de Moana e companhia, mas também pela perfeição de textura dos cenários. As cores do mar, por exemplo, impressionam, bem como a presença de easter eggs, deixam tudo mais divertido.
Vemos aqui a típica jornada do herói. Mas John Musker e Ron Clements são tão afetuosos em seu texto e na construção dos relacionamentos que, de fato, poderão deixar um cinéfilo ou outro com os olhos marejados. A comunhão entre a princesa e sua avó é uma das coisas mais maravilhosas desde Up – Altas Aventuras.
Moana ganha a voz e os traços da desconhecida Auli’i Cravalho, já o semi-deus Maui é a versão em CGi de Dwayne Johnson. Mas apesar de valer assisti-lo na versão original, a dublada está caprichada.
Com canções que exaltam todo o clima havaiano, fica difícil entender o motivo de nenhuma delas ter sido indicada ao Oscar. Talvez Zootopia seja mais redondinho, até porque chegam determinados momentos que a cantoria cansa, mas vá conferir na maior tela possível e com a melhor qualidade de imagem. Enfim, surge uma nova heroína do estúdio.
Sinopse de Moana – Um Mar de Aventuras
Moana quer descobrir mais sobre seu passado. Além disso, é escolhida para devolver o coração de uma deusa, que foi roubado há muito tempo pelo poderoso Maui. Enfrentando monstros marinhos e fortalecendo os laços de amizade, deverá salvar suas vidas e ajudar seu povo antes que seja tarde demais.
Título Original: Moana
Ano Lançamento: 2016 (Estados Unidos)
Dir: Ron Clements, John Musker
Vozes: Auli’i Cravalho, Dwayne Johnson, Alan Tudyk, Rachel House, Nicole Scherzinger, Jemaine Clement
ORÇAMENTO: 150 Milhões de Dólares
NOTA: 8,0
Por Éder de Oliveira
Indicações ao Oscar: Melhor Animação / Melhor Canção Original