Menino 23: Infâncias Perdidas no Brasil

menino 23

Imagine que você é um professor de História explicando aos seus alunos sobre o período do nazismo e sobre a suástica. De repente, uma das alunas comenta que, na fazenda de sua família foram encontrados tijolos com este mesmo símbolo. Qual seria sua atitude?

Sydney Aguilar, professor e historiador, não pensou duas vezes e foi averiguar o caso. Quanto mais vasculhava, mais detalhes tenebrosos sobre um período quase esquecido surgiam. Belisario Franca viu potencial no material e trouxe à vida o maravilhoso documentário Menino 23: Infâncias Perdidas no Brasil.

Na investigação, o historiador montou o quebra cabeças que começou com a ligação de empresários e latifundiários com pensamentos fascistas e logo depois descobriu que um dos membros da família Rocha Miranda, uma das mais influentes da região, retirou 50 órfãos negros do Rio de Janeiro e os levou para Campina do Monte Alegre, no interior de São Paulo. O relato de Aloísio da Silva, o menino 23 do título e de José Alves de Almeida, o dois (pois todos eram reconhecidos pelos números), deixará qualquer espectador comovido, tamanha falta de humanidade contidas ali – a diferenciação por conta da cor da pele e o montante de dinheiro, era a desculpa para estes fazendeiros abusarem os garotos.

Menino 23: Infâncias Perdidas no Brasil
Foto: Poster do filme

Tive a oportunidade de assistir a palestra de Sydney na PUC-Campinas e apenas reforçou o quanto este tipo de história deve ser mostrado aos brasileiros, para que momentos tão estarrecedores como este não ocorra nunca mais.
Saindo do padrão entrevistado/entrevistador, Belisario edita cenas que reconstroem os cenários utilizando atores mirins, para intensificar ainda mais o poderio do longa. Assistir na atual circunstância em que o Brasil vive, servirá para abrir os olhos da população para questões como indiferença, intolerância e poder, três temas que jamais deveriam sair da pauta, ainda mais em um país tão preconceituoso quanto o nosso.

Menino 23: Infâncias Perdidas no Brasil foi um dos finalistas para a disputa de Melhor Filme Estrangeiro no Oscar 2017. Não assisti o indicado ‘Pequeno Segredo’, mas garanto que precisa ser uma obra prima para ter conseguido a vaga ao invés deste.

Título Original: Menino 23: Infâncias Perdidas no Brasil
Ano Lançamento:2016 (Brasil)
Dir: Belisario Franca
Elenco: Sydney Aguilar, Aloísio da Silva, José Alves de Almeida

ORÇAMENTO: —
NOTA: 10,0

Por Éder de Oliveira

Confira outras críticas no Cinema e Pipoca.

Primeiro vingador do Cinema e Séries (antigo Cinema e Pipoca) e do Pipocast, sou formado em Jornalismo e também em Locução. Aprendi a ser ‘nerdzinho’ bem moleque, quando não perdia um episódio de Cavaleiros do Zodíaco na TV Manchete ou os clássicos oitentistas na Sessão da Tarde. Além disso, moldei meu caráter não só com os ensinamentos dos pais, mas também com os astros e estrelas da Sétima Arte que me fizeram sonhar, imaginar e crescer. Também sou Redator Freelancer.

Você não pode copiar o conteúdo desta página

GeraLinks - Agregador de linksTrends Tops - Trending topicsÀ toa na net