Franquias
Quantos Jogos Mortais tem até hoje? Terror, armadilhas e muito sangue

Quer saber mais sobre todos os filmes de Jogos Mortais, com curiosidades, bem como bilheterias e etc? Então chegou ao local certo! Também sou fã dessa franquia e fui ao cinema conferir alguns dos episódios. Ou seja, continue conosco para não perder nada!
Os 2 primeiros filmes de Jogos Mortais são os melhores da franquia!
Um ano antes do sucesso mundial e da apresentação de Jigsaw para o mundo e para a cultura pop, James Wan e Leigh Whannell trouxeram o curta metragem intitulado Saw. Portanto, são 9 minutos em que as armadilhas, os cortes abruptos, a câmera vertiginosa e a fotografia suja, já estavam presentes.
Contudo, em 2004 a dupla resolve expandir o sofrimento dos personagens. Cria o longa metragem Jogos Mortais que seria, num primeiro momento, lançado apenas em home-vídeo. Isso porque havia um orçamento ínfimo e nomes não tão badalados (Cary Elwes, Danny Glover e Mônica Potter eram os mais conhecidos).
Mas a distribuidora LionsGate Films deu uma chance e viu o projeto estourar. O final, que deixa qualquer um boquiaberto ajudou no marketing boca a boca. Por fim, faturou mais de 100 milhões de dólares pelo mundo, contra míseros 1,2 milhão de seu orçamento.
Para muitos fãs, este o melhor filme da franquia. Com atuações competentes, bem como uma construção de personagem bastante intensa, o espectador vai descobrindo as pistas junto com Adam e o Dr. Lawrence Gordon. O boneco ventríloquo e as armadilhas angustiantes virariam marca registrada e, além disso, foi copiado a exaustão por projetos como O Albergue, por exemplo.
No ano seguinte e sem James Wan na direção, que seria substituído por Darren Lynn Bousman, sairia Jogos Mortais 2. Bousman já havia entregado este roteiro para alguns estúdios, que o consideraram violentos demais. Mas a produtora não pensou duas vezes. Entrou em contato com Leigh e Wan para propor a história.
Quase como um reality show, o roteiro nos coloca junto a 7 pessoas que terão a opção de salvar as próprias vidas, logo depois de passarem pelas armadilhas do serial killer. Amanda, uma das sobreviventes do primeiro filme, também foi novamente sequestrada.
As reviravoltas funcionam como nunca. Sequências como a piscina de agulhas gelam a espinha do mais corajoso espectador e o desfecho pode não estar a altura do anterior, mas vale o ingresso. Fez 147 milhões de dólares e mesmo custando um pouco mais, se pagou com tremenda facilidade.
Jogos Mortais 3 poderia finalizar a saga com chave de ouro
Jogos Mortais 3 foi o último episódio que realmente vale a pena. Teve ainda mais sangue, violência e tensão. Dirigido mais uma vez por Bousman, trás outra vítima, desta vez a médica Lynn Denlon. Ela irá tratar da doença que se alastra em Jigsaw, tendo Amanda como aliada do velho moribundo.
Foi indicado ao MTV Movie Awards na categoria Melhor Vilão e, novamente, ganhou a empatia dos fãs, que lotaram os cinemas. A profusão de cenas com cortes rápidos, para dar a sensação de tensão, e a fotografia esverdeada estavam lá. Some mais 164 milhões em bilheterias!
A ‘segunda parte’ da trilogia de Jogos Mortais
Em 2007, em pleno Halloween, Jogos Mortais 4 dá as caras. E aí a coisa degringola totalmente. Com Jigsaw morto por conta dos acontecimentos do filme anterior, Shawnee Smith e Costas Mandylor transformam esta continuação numa chatice só.
Mesmo assim, e por conta do orçamento irrisório de 10 milhões de dólares, acabou sua carreira na tela grande com uma quantia de 139 milhões de dólares de faturamento. Na históra, logo depois de sequestrar um agente de polícia, seu parceiro começa uma caçada incessante para localizar seu paradeiro, antes que os 90 minutos da armadilha termine. Desta vez é David Hackl que senta-se na cadeira de direção.
Então, o quinto e o sexto episódios chegam sem o fôlego necessário – o quinto, aliás, praticamente esquece os acontecimentos do filme anterior. Contudo, os fãs já não lotavam as salas de cinema como antes. Foram 113 milhões e 68 milhões, respectivamente, nas bilheterias.
E ainda tiveram outros filmes!
O que faltava para Jigsaw e companhia? Primeiramente, fechar o ciclo de vez e, em seguida, converter a experiência das mortes e sanguinolência para o 3D. Jogos Mortais – O Final fez exatamente isso e voltou a ter um faturamento na casa dos 100 milhões.
O retorno de um personagem importantíssimo é o centro do roteiro, que se divide em vários arcos. Lá pelas tantas, até Chester Bennington, vocalista da banda Linkin Park, arruma um jeito de sofrer um bocado.
E lá se foram 7 anos, até que Jogos Mortais: Jigsaw visse a luz do dia. Dirigido pelos Irmãos Spierig, do ótimo Predestinado, dá mais foco à investigação e aposta em armadilhas mais práticas e menos ‘viajadas’. Tem um plot twist razoável e se formos comparar com os projetos anteriores, esse até vale a pena.
Bateu os 102 milhões nas bilheterias e… chamou a atenção de Chris Rock. Ele teve uma ‘ideia’ para dar sobrevida a saga e, em 2021, é lançado Espiral – O Legado de Jogos Mortais. O projeto já estava fadado ao fracasso, mas foi ainda mais prejudicado por conta da pandemia, que atrasou as filmagens e o lançamento.
Resultado? Apenas 40 milhões nas bilheterias do mundo e mais alguns anos de ‘descanso’ para nosso querido Jigsaw.
Será que os filmes de Jogos Mortais ainda tem fôlego para prender o espectador em outra sessão de torturas? É esperar para ver!
Destaque
Quantos filmes Missão Impossível tem?

Missão Impossível é uma das marcas mais fortes de Hollywood há muito tempo. Desde que a série estreou em 1966, pela CBS, foi um grande sucesso de público e crítica.
Foram sete temporadas ou 172 episódios, lotadas de roteiros inteligentes e que jogavam o espectador em tramas intrincadas e ação de primeira. Astros como Leonard Nimoy participaram ativamente de grande parte do programa. Os estúdios Álamo eram os responsáveis pela dublagem aqui no Brasil, enquanto a extinta TV Excelsior era quem tinha os direitos de transmissão. Em 1970, foi exibido pela TV Record e depois, em 1976, pela Bandeirantes.
No final da década de 80, tentaram dar uma sobrevida a série, colocando Peter Graves novamente como um dos atores principais. Não deu muito certo e este retorno durou apenas duas temporadas.

A primeira trilogia de Missão Impossível
Missão Impossível, de Brian de Palma
Depois de uma longa pausa, a Paramount resolveu fazer uma homenagem aos fãs e inserir o novo público, que não teve contato com o produto, àquele universo tão interessante. O escolhido para levar Missão Impossível para as telonas em 1996 foi Brian de Palma, recém saído do excelente O Pagamento Final.
No elenco um jovem e já famoso Tom Cruise, além de coadjuvantes de respeito como Jon Voight, Ving Rhames, Jean Reno e Vanessa Redgrave.
Na história, escrita por David Koepp e Robert Towne e com argumento de Steven Zaillian, Ethan Hunt descobre que está em uma emboscada juntamente com sua equipe. No fim das contas, apenas ele e outra agente sobrevivem e agora terão que provar inocência e encontrar, dentro da própria agência, quem é o verdadeiro criminoso.
Com cenas emblemáticas (o que é aquele trecho final incrível pessoal!?), o filme foi um sucesso estrondoso e fez 457 milhões de dólares pelo mundo, contra 80 milhões de seu orçamento.

As pirotecnias de John Woo na franquia
Dois anos depois e os cinéfilos ganhavam uma continuação das aventuras do agente. Desta vez a direção passou para o talentoso John Woo, que havia feito anos antes o belíssimo Bala na Cabeça. Com orçamento mais robusto – desta vez de 125 milhões de dólares – e com Tom Cruise assinando como Produtor Executivo, Missão Impossível II teve uma recepção fria perante os críticos, mas calorosa entre os espectadores. Faturou nada menos que 546 milhões de dólares.
Com uma sequência inicial de tirar o fôlego, onde vemos Ethan Hunt e suas madeixas esvoaçantes escalando uma montanha sem qualquer tipo de proteção, Woo prepara o espectador para o roteiro que fala sobre um vírus mortal, desenvolvido por australianos e que está prestes a cair nas mãos de contrabandistas. O agente e sua equipe terão que salvar o dia outra vez.
Uma curiosidade é que Dougray Scott, que interpreta o vilão Sean Ambrose, havia aceitado viver o herói Wolverine, mas se feriu gravemente nas filmagens da sequência final e perdeu o papel para Hugh Jackman.

Fôlego novo à franquia com J. J. Abrams
Foram precisos mais seis anos, um diretor extremamente inventivo e os roteiristas do momento em Hollywood, para trazer as coisas de volta aos eixos. Missão Impossível III ganhou um roteiro lotado de idas e vindas no tempo, um vilão que chega a dar medo e cenas de ação coreografadas com qualidade impressionante.
J. J. Abrams embarcou no projeto e trouxe com ele os roteiristas Alex Kurtzman e Roberto Orci. Com ainda mais força para dar os pitacos necessários, Cruise, além de protagonista voltou ao papel de produtor e contracenou com Philip Seymour Hoffman e Michelle Monaghan.
Os 150 milhões de dólares foram pagos facilmente e a arrecadação foi finalizada com 397 milhões de dólares no bolso da Paramount.
O futuro da franquia
E o último capítulo, pelo menos por enquanto, foi intitulado Missão Impossível – Protocolo Fantasma. O roteiro coloca os membros da força-tarefa MI como culpados de um ataque terrorista, tudo isso, para que eles possam operar sem restrições em trabalhos ultra-secretos.
O genial diretor Brad Bird, em seu primeiro filme em live action, coordena bem as sequências de ação. O longa se passa em Dubai, Praga, Moscou, Bangalore e Vancouver, mas prolonga demais seu roteiro – o corte final teve longos 132 minutos. Mesmo assim os espectadores lotaram as salas e deram 694 milhões de dólares contra 145 milhões de seu orçamento.

O quinto episódio chegará aos cinemas no final de 2015 e terá o retorno de Simon Pegg, Jeremy Renner e Paula Patton. O diretor Christopher McQuarrie trabalhou como produtor e diretor em diversos filmes que tinha Cruise. Então, a gente já pode esperar um mínimo de sintonia entre os dois. E vocês, estão na expectativa para este novo filme de Ethan Hunt?
Destaque
Boyka: Onde assistir os filmes O Imbatível?

Boyka é um personagem que entrou na cultura pop dos filmes de pancadaria. Mas você sabe onde assistir os filmes O Imbatível? Antes de mais nada, devo dizer que a franquia foi iniciada em O Imbatível, dirigido pelo mestre Walter Hill e interpretado por Wesley Snipes.
Onde assistir os filmes de Boyka
O Imbatível (2002)
No roteiro, o campeão de boxe George “Iceman” Chambers é condenado injustamente à prisão por estupro. Dentro da prisão, conhece Monroe Hutchens, que está na solitária, mas quando é solto, entra numa briga com o campeão. Agora, farão de tudo para que uma luta histórica dentro da prisão ocorra. E quem será o vencedor? (mais…)
Release
Onde assistir Um Lugar Silencioso 2

Está curioso e se perguntando onde assistir Um Lugar Silencioso 2? Então fique tranquilo. Suas buscas se encerraram. Lembrando que esta é a sequência do filme de 2018, que também foi dirigido por John Krasinski e contando com Emily Blunt como protagonista.
O primeiro fez mais de US$ 280 milhões. Enquanto a continuação, em plena pandemia, quase US$ 300 milhões. E dá para conferir ambos pelo streaming do Telecine! Aliás, o catálogo dos caras conta com uma variedade impressionante de opções. Certamente agradará os fãs de terror, comédia, animação e etc. (mais…)
-
Top CP3 anos ago
Assistir Filmes Online Grátis!
-
Cinema2 anos ago
Lançamentos no cinema em fevereiro 2024
-
Top CP3 anos ago
13 Melhores Filmes sobre Formigas
-
Notícias9 meses ago
Onde assistir a trilogia de O Código da Vinci?
-
Top CP11 anos ago
7 Melhores Filmes de Jason Statham
-
Notícias2 anos ago
Onde assistir O Mal Que Nos Habita? | Terror argentino foi aclamado pela crítica
-
Top CP2 anos ago
9 Filmes de terror para 2024 | Lançamentos que farão você ficar com medo
-
Top CP8 anos ago
Filmes de Ouija, dos anos 80 até hoje
You must be logged in to post a comment Login