
Jay Kelly é o novo projeto escrito e dirigido pelo talentoso Noah Baumbach, que já mostrou que gosta da temática familiar em seus longas metragens anteriores, como A Lula e a Baleia e A História de um Casamento. Neste novo trabalho, que era uma aposta da Netflix para o Oscar 2026 – mas que perdeu força ao longo do tempo -, insere ainda um toque de reflexão para Hollywood, além de homenagear o astro George Clooney.
Tudo bem que o corte final, com mais de duas horas de duração, é exagerado – a cena do protagonista, conversando com Ben Alcock, vivido por Patrick Wilson, não precisaria estar lá -, mas a delicadeza da mensagem, principalmente em seu terço final, melhoram essa experiência. Na somatória geral, o personagem que dá nome ao filme acaba tentando compreender quem, de fato, ele é, já que passou décadas vivendo outras pessoas.
Desta forma, precisa reatar laços com a família – as filhas estão emocionalmente longe por culpa dele -, tem em seu agente (Adam Sandler, muito bem) o único amigo e tenta ser um herói fora das telas para impressionar aqueles que estão ao seu redor. Mas isso é o que faz sua vida valer a pena? Não há respostas determinantes por aqui.
Jay Kelly não aponta o dedo para o cinemão norte-americano, mas explicita detalhes que, para o público, podem parecer irrelevante.
Jay Kelly e seus astros
A montagem é belíssima, com as idas e vindas no tempo sendo inseridas de maneira inventiva. E não para por aí! Há brigas entre amigos por conta de um papel que foi ‘roubado’, um tom cômico que hora diverte e em outro momento incomoda e uma glamourização do amor pelo cinema. Só que há um desequilíbrio, pois há personagens que saem da trama de forma abrupta ou têm menos tempo em tela do que deveriam.
Além dos já citados Sandler e Wilson, o elenco estelar conta com as participações de Laura Dern, Billy Crudup, Riley Keough, Grace Edwards, Greta Gerwig, Isla Fisher e Emily Mortimer (essa última também é uma das roteiristas). Ao fim, o protagonista olha para a tela e diz algo como: “quero fazer isso de novo”… e nós aceitamos com os braços abertos mais uma obra estrelada por Clooney, mesmo que seja tão oscilante quanto Jay Kelly.
Onde assistir Jay Kelly?
Sinopse de Jay Kelly
Um astro do cinema e seu empresário enfrentam uma jornada transformadora que os leva a questionar suas escolhas de vida, relações familiares e o impacto que causaram no mundo.
Nota: ★★★
Título Original: Jay Kelly
Ano Lançamento: 2025 (Estados Unidos)
Dir.: Noah Baumbach
Elenco: George Clooney, Adam Sandler, Laura Dern, Billy Crudup, Riley Keough, Grace Edwards, Stacy Keach, Jim Broadbent, Patrick Wilson, Eve Hewson, Greta Gerwig, Alba Rohrwacher, Josh Hamilton, Lenny Henry, Emily Mortimer, Sadie Sandler, Isla Fisher
Curiosidades de Jay Kelly
- O projeto originalmente seria estrelado por Brad Pitt e Adam Sandler, mas Pitt deixou o filme pouco antes do início da produção.
- Após a saída de Brad Pitt, George Clooney foi escalado rapidamente para assumir o papel principal e aceitou o convite apenas um dia depois de ler o roteiro.
- Clooney brincou que seu maior desafio foi se adaptar ao estilo de Noah Baumbach, conhecido por gravar muitas tomadas da mesma cena.
- Esse método de filmagem contrasta com o estilo habitual de Clooney, que prefere menos repetições.
- Diferente de seu personagem, Clooney tem uma relação próxima e afetuosa com o pai, o jornalista Nick Clooney.
- Na cena final do filme, vários clipes projetados vêm da filmografia real de George Clooney, entre eles, estão: Syriana (2005), Amor Sem Escalas (2009), Queime Depois de Ler (2008), Além da Linha Vermelha (1998) e O Pacificador (1997).
- O personagem de Jim Broadbent foi inspirado no diretor Peter Bogdanovich, mentor e figura paterna de Noah Baumbach.
- O uso de um lenço no pescoço (neckerchief) é uma referência direta ao estilo marcante de Bogdanovich.
- Jay Kelly marca a primeira vez que Emily Mortimer assina o roteiro de um longa-metragem.
- Noah Baumbach conheceu melhor Emily Mortimer durante as filmagens de Ruído Branco (2022).
- Na cena de abertura, Jay faz um teste de som dizendo “Tuesday, Thursday, Wednesday” com sotaque italiano e a fala é uma referência direta a O Poderoso Chefão (1972).
- O elenco do filme conta com quatro vencedores do Oscar: George Clooney, Laura Dern, Jim Broadbent e Linus Sandgren.
- Essa é a sexta colaboração entre Noah Baumbach e Greta Gerwig.
- O nome da guia italiana, Alba, é o mesmo nome real da atriz que a interpreta, Alba Rohrwacher.





