A Lula e a Baleia: drama potente com Laura Linney

A Lula e a Baleia

No mundo moderno muitas coisas evoluíram, cresceram e ficaram extremamente fáceis. Já outras parecem ter perdido a essência, pois o amor se tornou algo descartável, pessoas vulneráveis e famílias incoerentes, fracas e frequentemente sujeitas ao rompimento. O roteiro de A Lula e a Baleia se passa em meados dos anos 80, mas é impossível assisti-lo sem compará-lo à inconstante sociedade atual.

Quem, do outro lado do monitor, pode citar conhecidos que se separaram? É neste tema complexo que o diretor Noah Baumbach apoia sua pequena obra independente, ajudado pelos conhecidos e competentes Laura Linney (O Exorcismo de Emily Rose) e Jeff Bridges (Debi e Loide – Dois Idiotas em Apuros‘) e pelos surpreendentes atores mirins Jesse Eisenberg (Roger – O Conquistador) e Owen Kline (Aniversário de Casamento).

Além das brigas e olhares frios, o resumo em A Lula e a Baleia certamente está no diálogo: “Todos os seus amigos têm pais divorciados, não tem?” – dita pela mãe para um dos filhos. “Todos, mas não eu!” – responde ele, com olhar triste o garoto. Nas dificuldades, os adultos procuram por novos amores e as crianças descobrem, desde cedo, as revoltas, tristezas e a frustração do rompimento familiar.

Sinopse de A Lula e a Baleia

A família perfeita está quebrada e desunida. Os pais decidem se divorciarem. Na nova moradia, o marido procura arrumá-la identicamente como era seu “ex-lar”, com medo dos filhos repudiarem mais mudanças. Já ela, insiste em desorganizar tudo, “remodelando” os frágeis alicerces da própria vida.

Prêmios e Indicações de A Lula e a Baleia

  • Indicação ao Oscar: Melhor Roteiro Original;
  • 6 indicações para o Independent Spirit Award: Melhor Longa, Melhor Diretor (Noah Baumbach), Melhor Roteiro (Noah Baumbach), Ator Coadjuvante (Jesse Eisenberg), Best Female Lead (Laura Linney) e MBest Male Lead (Jeff Daniels);
  • 3 indicações ao Globo de Ouro: Melhor Filme – Comédia ou Musical, Melhor Performance de um Ator em Filme – Comédia ou Musical (Jeff Daniels) e Melhor Performance de uma Atriz em Filme – Comédia ou Musical (Laura Linney);
  • Ganhou o prêmio de Melhor Roteiro nos festivais: Los Angeles Film Critics Association; National Board of Review; New York Film Critics Circle e Toronto Film Critics Assossiation;
  • Ao mesmo tempo, neste último, ainda recebeu o de Melhor Atriz (Laura Linney).

NOTA: 7,0
ORÇAMENTO: 1,5 Milhão

Primeiro vingador do Cinema e Séries (antigo Cinema e Pipoca) e do Pipocast, sou formado em Jornalismo e também em Locução. Aprendi a ser ‘nerdzinho’ bem moleque, quando não perdia um episódio de Cavaleiros do Zodíaco na TV Manchete ou os clássicos oitentistas na Sessão da Tarde. Além disso, moldei meu caráter não só com os ensinamentos dos pais, mas também com os astros e estrelas da Sétima Arte que me fizeram sonhar, imaginar e crescer. Também sou Redator Freelancer.

Você não pode copiar o conteúdo desta página

GeraLinks - Agregador de linksTrends Tops - Trending topicsÀ toa na net