O clássico O Poderoso Chefão

O clássico O Poderoso Chefão

Na indústria cinematográfica pode-se fazer uma comparação entre o antes e o depois do clássico O Poderoso Chefão. Al Pacino (Um Dia de Cão) tinha carreira pouco conhecida. Francis Ford Coppola (a época com apenas 33 anos) havia feito o que podia para terminar a produção com orçamento apertado, depois fez as continuações com folga e com total liberdade criativa. Além disso, o apuro técnico em relação aos filmes com temática de gangster era um, depois do sucesso deste título, o tratamento mudou drasticamente.

É um épico perfeito, com Marlon Brando sumindo em seu personagem com voz rouca e bochechas avantajadas e imortalizando ainda mais sua carreira e Al Pacino crescendo gradativamente como Michael. Tudo isso mesclado numa trilha sonora soberba e salpicada por uma violência que, ainda hoje, choca – a cabeça do cavalo, toda ensanguentada em cima da cama é prova disso.

Baseado no livro de Mario Puzzo, conta com um sem número de cenas que entraram para a história da Sétima Arte, dentre elas a festa de casamento, a sequência com a cabeça do cavalo na cama do diretor de cinema, o tiroteio na barraca de frutas e o tiroteio no pedágio, só para citar algumas.

No elenco de apoio há Diane Keaton, bem como James Caan, Robert Duvall e um experiente elenco. Enfim, arrebatou 3 Oscares (Roteiro Adaptado, Ator e Filme) e cravou seu nome como uma das maiores (senão a maior) obras de arte de Hollywood. Obrigatório ter na sua estante.

Sinopse do clássico O Poderoso Chefão:

Don Vito Corleone é o chefe da máfia na Nova York de 1945. Em troca de futuros favores, ele cede ajudas a várias pessoas. Mas com a chegada das drogas na região, outras famílias disputam a fatia deste promissor mercado. Don Corleone se recusa a aceitar a entrada dos narcóticos na cidade e com isso, sua família começa a sofrer atentados, forçando-o a mudar de opinião. Um de seus filhos, que nunca se envolveu com os negócios da família, decide proteger seu pai e todo império que ele construiu.

Título Original: The Godfather
Ano Lançamento: 1972 (Estados Unidos)
Dir: Francis Ford Coppola
Elenco: Marlon Brando, Al Pacino, James Caan, Richard Castellano, Robert Duvall, Sterling Hayden, John Marley, Richard Conte, Diane Keaton

ORÇAMENTO: 6,5 Milhões de Dólares
NOTA: 10

Primeiro vingador do Cinema e Séries (antigo Cinema e Pipoca) e do Pipocast, sou formado em Jornalismo e também em Locução. Aprendi a ser ‘nerdzinho’ bem moleque, quando não perdia um episódio de Cavaleiros do Zodíaco na TV Manchete ou os clássicos oitentistas na Sessão da Tarde. Além disso, moldei meu caráter não só com os ensinamentos dos pais, mas também com os astros e estrelas da Sétima Arte que me fizeram sonhar, imaginar e crescer. Também sou Redator Freelancer.

1 comentário

comments user
Jéssica

Olá!
Adorei seu blog. É algo realmente útil. E criativo também. Um blog com críticas cinematográficas. Muito bom

Você não pode copiar o conteúdo desta página

GeraLinks - Agregador de linksTrends Tops - Trending topicsÀ toa na net