Pular para o conteúdo
home » Top CP » 10 Grandes Filmes do Cinema Mudo para você conferir

10 Grandes Filmes do Cinema Mudo para você conferir

Listamos 10 Grandes Filmes do Cinema Mudo para você conferir. Lembrando que há inúmeros clássicos como Viagem à Lua, O Grande Roubo do Trem, bem como O Gabinete do Dr. Caligari, que faz parte do Expressionismo Alemão.

Portanto, vem com a gente para conhecer e saber mais sobre eles.

10 Grandes Filmes do Cinema Mudo

VIAGEM À LUA (1902)

10 Grandes Filmes do Cinema Mudo

George Méliès usou a sabedoria do ilusionismo e criou uma das primeiras ficções científicas de todos os tempos no cinema, com direito a alienígenas e monstros. Portanto, ainda hoje é um filme que deve ser visto e revisto por todos os cinéfilos que se prezem, contando com uma direção de arte e cenários que, para época, eram deslumbrantes.

O GRANDE ROUBO DO TREM (1903)

10 Grandes Filmes do Cinema Mudo

O Grande Roubo do Trem é um dos precursores do gênero mais aclamado em Hollywood, ou seja, os faroestes. Edwin S. Porter cria tensão em pouco mais de dez minutos e, ao mesmo tempo, ousa em colocar a câmera em cima do trem. Sem dúvida um visionário da sua época.

O GABINETE DO DR. CALIGARI (1920)

10 Grandes Filmes do Cinema Mudo

Um dos principais expoentes do movimento alemão conhecido como Expressionismo, O Gabinete do Dr. Caligari leva o espectador a um universo bizarro e lotado de personagens excêntricos – para não dizer medonhos. Dirigido por Robert Wiene, tem nas locações surreais seu maior trunfo.

O ENCOURAÇADO POTEMKIN (1925)

10 Grandes Filmes do Cinema Mudo para você conferir

Efeitos especiais e montagem soberba e visionária para a época, O Encouraçado Potemkin fala sobre marinheiros de um navio de guerra russo que se rebelam contra oficiais por conta dos maus-tratos. Portanto, é um épico grandioso que ainda hoje consegue ter muita relevância dentro da Sétima Arte.

NOSFERATU (1922)

100 grandes filmes de terror

O primeiro vampiro a causar medo nos espectadores, Nosferatu é um personagem bizarríssimo que conta com uma maquiagem carregada. F. W. Murnau utiliza as sombras com maestria e mesmo com a falta de expressão do protagonista, cria uma obra prima.

ASAS (1927)

10 Grandes Filmes do Cinema Mudo

Ok, hoje em dia o roteiro pode ser bastante clichê e para quem não conhece, segue a sinopse: conta a história de dois jovens – um deles rico – que se apaixonam pela mesma mulher e resolvem se alistar para combater na 1ª Guerra Mundial. Foi o primeiro vencedor do Oscar e será que Michael Bay pegou de inspiração para o fraco Pearl Harbor?

METROPOLIS (1927)

10 Grandes Filmes do Cinema Mudo

Um filme de 1927 que continua atualíssimo, este é Metropolis, que aborda temas como economia, decadência da sociedade e etc. Dirigido por Fritz Lang e com uma das personagens mais inesquecíveis de todos os tempos, a andróide Mariah, ajudou a compor a ideia de filmes como Matrix e Blade Runner.

LUZES DA CIDADE (1931)

10 Grandes Filmes do Cinema Mudo

A obra mais bela e delicada de Charles Chaplin. Aqui, o diretor e astro consegue trazer as peripécias visuais de Carlitos, juntamente com um drama comovente. O amor aparece em cada frame e a química entre o personagem e a garota cega, vivida por Virginia Cherrill, é magnífica.

TEMPOS MODERNOS (1936)

10 Grandes Filmes do Cinema Mudo

Talvez Tempos Modernos seja mais atual hoje do que na época de seu lançamento e seu roteiro lista não só o acúmulo de funções nas empresas, como também um desligamento social dos seres humanos por conta disso. Há um sem-número de cenas antológicas e momentos brilhantes.

O ARTISTA (2011)

10 Grandes Filmes do Cinema Mudo

Por fim, o grande vencedor do Oscar de Melhor Filme em 2012, O Artista é uma enorme homenagem a época de ouro do cinema. O diretor Michel Hazanavicius e os atores Jean Dujardin e Berenice Bejo se entregam ao máximo. Roteiro brilhante e lindo que merece ser visto e revisto por todos.

Então, qual destes 10 grandes filmes do cinema mudo você já assistiu? E qual destes você prefere?

Você não pode copiar o conteúdo desta página