Pular para o conteúdo
home » Notícias » Tudo sobre Transformers: das telinhas para o cinema

Tudo sobre Transformers: das telinhas para o cinema

Tudo sobre Transformers

Aqui, vamos comentar tudo sobre Transformers, ou seja, desde as animações, passando pelos brinquedos, até chegarmos nos filmes. Qual deles será o mais querido da franquia? É o que iremos descobrir logo abaixo!

Tudo sobre Transformers

Criada pela Hasbro em 1984, além de lançar uma variedade de brinquedos, como 12 carros, 3 aviões, 6 mini carros e diversos outros produtos, a empresa encomendou à Marvel uma série de quadrinhos e desenhos animados. Então, as HQs tiveram comercialização até 1993, enquanto os brinquedos, que chegaram ao mercado em 1985. O último lançamento em 2003 sob o título Micron Legend.

Quanto às séries animadas, além da original Transformers, houve outras como Beast Wars, realizada em computação gráfica, bem como Beast Machines e Transformers – Robots in Disguise. E nõo parou por aí, pois tivemos a trilogia Unicron com as séries Armada, Energon e Cybertron, Transformers Animated produzida no Japão, e Transformers – Prime.

Os brinquedos e games da franquia

Os brinquedos sempre foram um produto forte na franquia e além da estréia em 1984, tivemos em 1985 os bonecos lançados aqui no Brasil, em 1992 brinquedos da série Transformers – Generation 2 e em 2003 Micron Legend, para citar alguns.

Tudo sobre Transformers

Por ser uma franquia multi-midiática, os robôs foram parar também nos consoles. O primeiro título foi The Transformers para Sinclair Spectrum e Commodore 64 e Transformers – Convoy no Nazo para Nintendo Famicom, ambos de 1986.

De lá para cá, os gráficos melhoraram e a diversão só aumento com:

  • Beast Wars (1997) para PC e Playstation,
  • Transformers (2004) para Playstation 2,
  • Transformers – The Game (2007) para PS2, PS3,PSP, Xbox 360, Nintendo DS, PC, Wii
  • Transformers: Fall of Cybertron (2012) para PC, Xbox 360, PS3
  • Transformers: Rise of the Dark Spark para PS4, XBox One, Wii U, Nintendo 3DS
  • Transformers Beyond Reality para PS5 e muitos outros.
Tudo sobre Transformers

A franquia ganha os cinemas

Em 2007, o produtor Steven Spielberg e o diretor Michael Bay decidiram transformar a ideia de uma adaptação em live action dos Transformers para o cinema em realidade. Com um roteiro inteligente repleto de boas piadas e cenas de ação incríveis, escrito por Roberto Orci e Alex Kurtzman, e estrelado por Shia LaBeouf e a então desconhecida Megan Fox, ‘Transformers’ arrecadou nada menos que 709 milhões de dólares nas bilheterias. Apenas perdeu o Oscar de Efeitos Especiais devido à política que muitas vezes prevalece em Hollywood.

Tudo sobre Transformers

Após o grande sucesso, em 2009, chegou às telas a continuação denominada Transformers – A Vingança dos Derrotados. Embora tenha sido alvo de críticas negativas devido às falhas de continuidade, ao excesso de explosões que dificultava a identificação dos personagens nas cenas de luta e por ter sido premiado com o Framboesa de Ouro como pior filme do ano, a produção conseguiu arrecadar mais de 830 milhões de dólares nas bilheterias mundiais.

Tudo sobre Transformers

Quando Transformers – O Lado Oculto da Lua chegou, em 2011, eu pessoalmente não tinha muitas expectativas. No entanto, ao final da sessão, estava genuinamente satisfeito, pois a diversão retornou em grande estilo e a integração dos eventos reais com a ficção foi habilmente executada. Então, devido a desentendimentos com o diretor, Megan Fox foi substituída pela modelo Rosie Huntington-Whiteley. O filme encerrou como a sétima maior bilheteria de todos os tempos, ultrapassando 1,1 bilhão de dólares.

Um certo cansaço da franquia

O projeto derradeiro de Michael Bay na franquia foi o fraco Transformers – O Último Cavaleiro (2017). Apesar de ter faturado mais de US$ 600 milhões, ficou abaixo das expectativas e trazia Mark Wahlberg, Isabela Moner e Anthony Hopkins no elenco.

Já no ano seguinte e com Travis Knight na direção, Bumblebee surpreendeu com uma aventura gostosa e sem explosões a cada meio segundo. Hailee Stenfield e John Cena eram os nomes de destaque. Faturou US$ 468 milhões.

E nossa lista é finalizada, até o momento, com Transformers – O Despertar das Feras (2023). Continuação direta do anterior, trás os Beast Wars para tentarem salvar o mundo ao lado de Prime.

Filmes favoritos de Transformers

E então, será que você consegue adivinhar o filme favorito da franquia? Nós, junto com a Justwatch, iremos apresentar a partir de agora!

tudo sobre transformers

Como já era de se imaginar, o primeiro é o queridinho do público. Em seguida, fechando o pódio, temos Bumblebee e O Último Cavaleiro. O mais ‘chatinho’, na opinião do pessoal, é o terceiro episódio (e um dos que mais gosto).

Enfim, força Optimus Prime e Bubblebee, até porque esta guerra contra os Decepticons parece longe de estar no fim.

Você não pode copiar o conteúdo desta página