Listamos 10 Grandes Filmes do Cinema Mudo para você conferir. Lembrando que há inúmeros clássicos como Viagem à Lua, O Grande Roubo do Trem, bem como O Gabinete do Dr. Caligari, que faz parte do Expressionismo Alemão.
Portanto, vem com a gente para conhecer e saber mais sobre eles.
10 Grandes Filmes do Cinema Mudo
VIAGEM À LUA (1902)
George Méliès usou a sabedoria do ilusionismo e criou uma das primeiras ficções científicas de todos os tempos no cinema, com direito a alienígenas e monstros. Portanto, ainda hoje é um filme que deve ser visto e revisto por todos os cinéfilos que se prezem, contando com uma direção de arte e cenários que, para época, eram deslumbrantes.
O GRANDE ROUBO DO TREM (1903)
O Grande Roubo do Trem é um dos precursores do gênero mais aclamado em Hollywood, ou seja, os faroestes. Edwin S. Porter cria tensão em pouco mais de dez minutos e, ao mesmo tempo, ousa em colocar a câmera em cima do trem. Sem dúvida um visionário da sua época.
O GABINETE DO DR. CALIGARI (1920)
Um dos principais expoentes do movimento alemão conhecido como Expressionismo, O Gabinete do Dr. Caligari leva o espectador a um universo bizarro e lotado de personagens excêntricos – para não dizer medonhos. Dirigido por Robert Wiene, tem nas locações surreais seu maior trunfo.
O ENCOURAÇADO POTEMKIN (1925)
Efeitos especiais e montagem soberba e visionária para a época, O Encouraçado Potemkin fala sobre marinheiros de um navio de guerra russo que se rebelam contra oficiais por conta dos maus-tratos. Portanto, é um épico grandioso que ainda hoje consegue ter muita relevância dentro da Sétima Arte.
NOSFERATU (1922)
O primeiro vampiro a causar medo nos espectadores, Nosferatu é um personagem bizarríssimo que conta com uma maquiagem carregada. F. W. Murnau utiliza as sombras com maestria e mesmo com a falta de expressão do protagonista, cria uma obra prima.
ASAS (1927)
Ok, hoje em dia o roteiro pode ser bastante clichê e para quem não conhece, segue a sinopse: conta a história de dois jovens – um deles rico – que se apaixonam pela mesma mulher e resolvem se alistar para combater na 1ª Guerra Mundial. Foi o primeiro vencedor do Oscar e será que Michael Bay pegou de inspiração para o fraco Pearl Harbor?
METROPOLIS (1927)
Um filme de 1927 que continua atualíssimo, este é Metropolis, que aborda temas como economia, decadência da sociedade e etc. Dirigido por Fritz Lang e com uma das personagens mais inesquecíveis de todos os tempos, a andróide Mariah, ajudou a compor a ideia de filmes como Matrix e Blade Runner.
LUZES DA CIDADE (1931)
A obra mais bela e delicada de Charles Chaplin. Aqui, o diretor e astro consegue trazer as peripécias visuais de Carlitos, juntamente com um drama comovente. O amor aparece em cada frame e a química entre o personagem e a garota cega, vivida por Virginia Cherrill, é magnífica.
TEMPOS MODERNOS (1936)
Talvez Tempos Modernos seja mais atual hoje do que na época de seu lançamento e seu roteiro lista não só o acúmulo de funções nas empresas, como também um desligamento social dos seres humanos por conta disso. Há um sem-número de cenas antológicas e momentos brilhantes.
O ARTISTA (2011)
Por fim, o grande vencedor do Oscar de Melhor Filme em 2012, O Artista é uma enorme homenagem a época de ouro do cinema. O diretor Michel Hazanavicius e os atores Jean Dujardin e Berenice Bejo se entregam ao máximo. Roteiro brilhante e lindo que merece ser visto e revisto por todos.
Então, qual destes 10 grandes filmes do cinema mudo você já assistiu? E qual destes você prefere?