Hoje falaremos sobre os filmes de James Wan, este jovem diretor, roteirista e produtor que nasceu na Malásia e ganhou fama mundial com Jogos Mortais. Tem 42 anos e se transformou num midas de Hollywood e tudo que toca vira ouro (lê-se grandes bilheterias), com projetos como a franquia Invocação do Mal ou mesmo Velozes e Furiosos 7, que rendeu mais de 1 bilhão de dólares pelo mundo . Veja seus projetos atrás das câmeras.
Filmes de James Wan
Saw 0.5 (2003) – Diretor e Roteirista
Antes do longa de Jogos Mortais estourar e JigSaw ser conhecido mundialmente, este curta-metragem de aproximadamente 9 minutos abriu as portas para Wan. Tem todos os elementos que nos cansamos de ver na franquia, aquela fotografia escura e suja e o boneco com o velocípede.
Jogos Mortais (2004) – Diretor e Roteirista
Um ano depois e orçado em apenas 1,2 milhões de dólares, Jogos Mortais surge nos cinemas e fatura mais de 100 milhões. Com uma edição que não deixa o espectador acalmar os nervos, além de cenas que não economizar no sangue, se transformou numa franquia de 8 filmes. Danny Glover, Tobin Bell, Monica Potter e Cary Elwes eram os rostos mais conhecidos do elenco.
Sentença de Morte (2007) – Diretor
Sentença de Morte não passou nem perto dos cinemas nacionais e foi lançado diretamente para home-vídeo. É um filme que tem a violência costumeira encontrada nas obras de James Wan, mas uma história de vingança vista um sem número de vezes. Kevin Bacon e John Goodman estrelam o longa.
Gritos Mortais (2007) – Diretor e Roteirista
Talvez o maior equívoco da carreira do diretor seja Gritos Mortais, que é um terror tão medíocre que tira risadas dos espectadores. Ao tentar inserir um novo boneco para a cultura pop, assim como em Jogos Mortais, erra a mão completamente. Teve seu companheiro de longa data Leigh Whannell como produtor.
Doggie Heaven (2008) – Diretor e Roteirista
Wan e Whannell voltam a desenvolver um curta metragem, mas desta vez provam que são excelentes no politicamente incorreto também. São 9 minutos de uma história absurda, engraçada e com uma fotografia super interessante. O dinamismo e a inventividade são a alma do negócio por aqui!
Saw: Rebirth (2005) – Roteirista
O curta animado de pouco mais de 6 minutos mostra o nascimento do personagem conhecido como JigSaw e seus primeiros passos para seu plano. Os desenhos do brasileiro Renato Guedes e o roteiro de Chris Oprisko são um excelente gancho entre o primeiro e o segundo capítulo da saga.
Jogos Mortais 2, 3 e 4 – Roteirista (só de JM 3) e Produtor
As sequências de mortes de JigSaw ganharam ainda mais violência e Wan foi se afastando aos poucos da franquia para dar vasão a outros de seus projetos. Os episódios 2 e 3 foram redondinhos e apesar de alguns furos ainda mantém uma coerência na linha narrativa, já o quarto filme é chato e com personagens nada carismáticos – só Tobin Bell que se salva.
- Sobrenatural (2010) – Diretor
Novamente utilizando baixíssimo orçamento (desta vez foi de 1,5 milhões de dólares) e contando com um elenco afiadíssimo, Wan consegue criar uma nova franquia marcante de terror com Sobrenatural. O roteiro fala sobre um casal que luta para não perder o filho, que está em coma, para demônios que querem aprisioná-lo. Patrick Stewart protagoniza este bom filme.
Invocação do Mal (2013) – Diretor
Grande sucesso no ano de seu lançamento, fez um burburinho e teve até quem o cogitasse para o Oscar – o que não aconteceu. Fechou as contas com mais de 520 milhões de dólares e conta a história de Ed e Lorraine Warren, demonologistas que lutam contra uma entidade do mal que atormenta uma família. É baseado no caso da família pela família Perron, ocorrido em 1970.
Sobrenatural – Capítulo 2 (2013) – Diretor e Roteirista
Feito a toque de caixa, Sobrenatural – Capítulo 2 não precisava ter saído do papel, ainda que conte com boas cenas de suspense e com a ótima química do casal vivido por Patrick Stewart e Rose Byrne, mas é mais do mesmo. Mas para quem é fã do diretor vale a conferida.
Velozes e Furiosos 7 (2015) – Diretor
Velozes e Furiosos 7 teve atrasos por conta da trágica morte de Paul Walker (e a homenagem feita a ele é de cortar o coração), e conta com Vin Diesel, Dwayne Johnson, Michelle Williams e os vilões Jason Statham e Tony Jaa. A ação é desenfreada e divertida, com carros voando de um prédio a outro e coreografias de luta de encher os olhos. Fez mais de 1 bilhão nos cinemas e mostrou que Wan é muito mais do que apenas um diretor de um gênero só.
A Casa dos Mortos (2015) – Produtor
Dirigido pelo desconhecido Will Canon, A Casa dos Mortos é extremamente genérico e vale, única e exclusivamente, para quem é super fã de James Wan. Pelo menos conta com nomes conhecidos no elenco como Maria Bello e Frank Grillo no elenco.
Sobrenatural: A Origem (2015) – Produtor
Leigh Whannell é o comandante por aqui, mas a franquia não tem mais força nem motivos para existir. Porém, o orçamento de 10 milhões foi facilmente pago, fechando o caixa em mais de 120 milhões de dólares, ou seja, viriam novos episódios em breve!