Quais são os melhores Filmes sobre Igualdade Racial? Foi com esta pergunta em mente que resolvi criar esta lista e, portanto, vale ressaltar que muitas delas redefiniram sub-gêneros! Quer saber quais são? Então, vem com a gente!
Filmes sobre Igualdade Racial
A Cor Púrpura (1985)
Com uma excelente atuação de Whoopi Goldberg – talvez a melhor de sua carreira –,
A Cor Púrpura mostra a vida de uma mulher que foi obrigada a se casar com um homem que não amava e ainda a violentava. Ao mesmo tempo, seu único refugio eram as cartas que escrevia para a irmã. Foi indicado a 10 Oscares, mas não levou nenhum.
Conduzindo Miss Daisy (1989)
Tudo bem que
Nascido em 4 de Julho merecia muito mais o Oscar de Melhor Filme. Mas
Conduzindo Miss Daisy, estrelado por Jessica Tandy e Morgan Freeman, fala sobre a história da senhora judia que passa por cima de seus preconceitos e cria uma amizade duradoura com seu motorista particular e é de cortar o coração.
Malcolm X (1992)
O filme traz a história deste grande homem, que teve seus pais assassinados pelo Klu Klux Klan, se converteu ao islamismo e, além disso, lutou a favor da igualdade racial. Foi a terceira indicação ao Oscar e ao Globo de Ouro para Denzel Washington, sem contar que a direção de Spike Lee é primorosa.
Amistad (1997)
Um grupo de escravos se rebela contra seus donos em um navio espanhol e tenta retornar para seu país. Mas eles vão para os Estados Unidos, são julgados e presos. Começa uma disputa e uma discussão sobre a legalidade de posse daqueles homens e mulheres. Steven Spielberg balanceia bem o roteiro e entrega um filme denso e complexo.
Homens de Honra (2000)
Jovem negro entra na Marinha norte-americana e terá que vencer todas as barreiras para tornar-se mergulhador.
Homens de Honra resvala no dramalhão, mas a química entre Cuba Gooding Jr. e Robert de Niro faz o roteiro crescer. Não estranhe se uma ou outra lágrima escorrer de seu rosto enquanto estiver assistindo.
A Negação do Brasil (2001)
O documentário retrata a história das telenovelas no Brasil e a forma com que os negros tiveram papeis menores e estereotipados ao longo dos anos. Além disso, traz depoimentos de atores como Zezé Motta e Milton Gonçalves. Na época da estreia, o diretor Joel Zito Araújo lançou também o livro
A Negação do Brasil – O Negro na Telenovela Brasileira.
Os maiores valores de
Quanto Vale ou é Por Quilo? estão em seu elenco e na primorosa direção de atores. O roteiro traça duas narrativas de épocas distintas. Mas elas, obviamente, acabarão se encontrando, já que em todas há o povo marginalizado e aqueles que só pensam no próprio benefício. Filmaço que vale ser visto e revisto!
Na tentativa de criar um super-herói nacional, o diretor João Daniel Tikhomiroff erra a mão. O roteiro se passa anos após a abolição da escravatura, mas mesmo assim, os negros lutam para serem respeitados. Um destes é Manoel, que após ser treinado por Mestre Alípio, muda seu nome para Besouro e sai atrás de vingança e justiça. Poderia ter sido muito melhor desenvolvido, uma pena.
Histórias Cruzadas (2011)
Filme que fala sobre a segregação racial nos Estados Unidos da década de 60 e, além disso, a forma com que as empregadas negras eram tratadas pelas chefes de família. Levou o Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante, mas o roteiro acaba escorregando no formato novelão de se contar a história.
Obra prima de Quentin Tarantino, fala sobre um negro que é comprado e liberto por um homem branco. Então, os dois saem a caça dos donos de escravos para matá-los e levar boas quantias em dinheiro como recompensa (ainda há um outro propósito). O filme tem momentos grandiosos e diálogos que só Tarantino seria capaz de escrever!
Excelente drama dirigido e protagonizado por Denzel Washington. Mas não para por aí! O roteiro, tirado de uma peça teatral, conta com uma poderosa Viola Davis e fala sobre a vida de um ex-jogador de basebol que sonhava em ser a estrela do esporte e que, agora, vive frustrado por viver como coletor de lixo.
Estamos na década de 1950 e a há severas dificuldades para um negro ter voz e vez na sociedade americana. Além disso, o filho quer seguir de Troy recebe uma proposta de um olheiro para seguir carreira naquele esporte que o pai praticava. A família entrará em crise por essas e outras escolhas.
Infiltrado na Klan (2018)
Spike Lee se debruça em uma história real e traz um elenco de peso nesta crítica social ferrenha. Infiltrado na Klan vale para os dias de hoje, para notarmos que determinadas ações do passado jamais devem ser repetidas. O Oscar de Melhor Roteiro Adaptado foi dele com total justiça.
John David Washington e Adam Driver tem química e um sarcasmo únicos para um episódio tão marcante e sério.
Quais destes Filmes sobre Igualdade Racial é o melhor, na sua opinião? Comente com a gente!
Publicar comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.