A Filmicca, uma de nossas grandes parceiras, enviou para nós, do Cinema e Séries, a lista dos 10 filmes mais assistidos no streaming em 2023. E para mostrar a variedade do catálogo, tivemos curtas, médias e longas metragens, além de projetos com astros renomados de Hollywood e alguns de países fora do circuito convencional.
Ficou curioso e quer saber mais? Então vem com a gente!
Filmicca: 10 filmes mais assistidos no streaming em 2023
10º- Jeanne Dielman, 23, quai du Commerce, 1080 Bruxelles
O 10º lugar vai para um drama francês de mais de três horas de duração chamado Jeanne Dielman, 23, quai du Commerce, 1080 Bruxelles. Lançado em 1975, é uma obra prime estrelada por Jeanne Dielman e dirigido por Chantal Akerman.
O filme abrange o universal, seja com um exigente estudo de personagem ou como uma das representações mais hipnóticas e completas do espaço e tempo no cinema. Surpreendente e atraente, esta obra essencial continua sendo analisada e debatida por diversas gerações de cinéfilos.
9º- A Casa é Escura
Documentário iraniano – falado em persa – de pouco mais de 20 minutos e lançado em 1963. É o único projeto da também poetisa iraniana Forough Farrokhzad e olha para uma colônia de leprosos cujos habitantes vivem, amam, aprendem, brincam em uma comunidade independente isolada do resto do mundo.
8º- Lobo e Cão
Uma coprodução entre Portugal e França, Lobo e Cão é de 2022 e tem um elenco muito talentoso, encabeçado por Ana Cabral, Ruben Pimenta, Cristiana Branquinho e Marlene Cordeiro. Cuidadoso e interessante, a diretora Claudia Varejão expõe uma ode encantadora à comunidade LGBTQIA+ da ilha de São Miguel.
A obra recebeu o prêmio de Melhor Filme da mostra Jornada dos Autores, do Festival de Veneza, em um júri presidido por Céline Sciamma. São pouco mais de 100 minutos que valem a pena serem apreciados.
7º- Alam – A Bandeira
Mostrado para aqueles que insistem em ir contra a cultura e o cinema, Alam – A Bandeira é um estudo inteligente do intenso despertar político que os jovens palestinos são forçados a enfrentar. Primeiro longa-metragem do diretor Firas Khoury, já impacta e, por isso mesmo, foi exibido no Festival de Toronto.
São quase duas horas de um poder impressionante nos diálogos e em cada uma das tomadas.
6º- Você Nunca Esteve Realmente Aqui
Este é um suspense de 2017 que sempre permeia a curiosidade dos cinéfilos. A começar por ter Joaquin Phoenix (Napoleão) como protagonista e, claro, pela história, que fala sobre um veterano de guerra traumatizado, que ganha a vida resgatando jovens desaparecidas. Quando um trabalho fica fora de controle, uma conspiração é descoberta, levando-o para uma viagem que pode ser para a sua morte ou para seu despertar.
Um dos filmes contemporâneos do gênero mais importantes e que vale a pena ser descoberto.
5º- A Bruxa do Amor
Nosso 5º lugar na lista dos filmes mais assistidos no streaming em 2023 é o terror/comédia A Bruxa do Amor. Ou seja, para quem achou que a Filmicca não tinha esse tipo de projeto em seu catálogo, pode repensar essas ideias. Aqui, encontrará um estilo visual que tem tudo a ver com os thrillers dos anos 60.
Ao mesmo tempo, a diretora Anna Biller explora a fantasia feminina e as repercussões do narcisismo patológico. E Biller fez tudo nesse projeto, pois esteve por trás da produção, edição, trilha, direção de arte e figurinos deste cult feminista.
4º- Veneno para as Fadas
Veneno para as Fadas é uma produção mexicana, de 1986. Este terror foi a última direção de Carlos Enrique Taboada, grande mestre do gênero por lá. Um conto gótico através do ponto de vista de uma criança, o filme cria uma atmosfera de suspense envolvente sem realmente mostrar nada definitivamente sobrenatural, transformando a imaginação de uma criança em um lugar de terror profano.
O elenco conta com Ana Patricia Rojo, Elsa María Gutiérrez, Leonor Llausás, Carmen Stein, María Santander e Lilia Aragón.
3º- A Sala de Correspondência
Neste média-metragem com pouco mais de 30 minutos, Oscar Isaac (Operação Fronteira e Duna) é o protagonista Richard, um agente penitenciário solitário e bem-intencionado, que é encarregado de ler e censurar as cartas recebidas pelos detentos. Mas ele logo se envolve nos assuntos pessoais de um dos detentos. Drama interessante, dirigido por Elvira Lind.
2º- Terra de Deus
Terra de Deus é o representante da Islândia para o Oscar 2024 e, só por isso, já merece uma olhada. A história, que se passa no final do século 19, um jovem padre dinamarquês viaja para uma região remota da Islândia para construir uma igreja e fotografar a população local. Porém, quanto mais ele se aprofunda nesta paisagem implacável, mais se desvia de seu propósito, de sua missão e da moralidade.
A obra, com pouco mais de 120 minutos de duração, capta, através de uma fotografia brilhante, a luta interna entre a religião e a nossa própria natureza brutal.
1º- Imaculada
Imaculada é um projeto holandês que lida com as mudanças do corpo feminino, os estigmas sociais e as dificuldades de famílias pobres em pequenas coisas do dia a dia. Ruby tem 15 anos e, certo dia, menstrua, mas sua mãe que passa por problemas financeiros, não colocou isso em sua lista de compras.
Desta forma, este título transformou-se no campeão dos filmes mais assistidos no streaming em 2023 na Filmicca.
Contato: contato@cinemaeseries.com.br
Cinema e Séries
Youtube: youtube.com/cinemaepipoca
Facebook: facebook.com/sitecinemaeseries
Instagram: @sitecinemaeseries