Os filmes de terror para 2025 chegam com tudo e poderão assustar tanto aqueles que gostam de algo mais trash, quanto os que preferem sustos e tensão enervante. O Cinema e Séries pesquisou e traz cada um deles, com uma breve descrição da sinopse, elenco, diretor e muito mais. A começar por Nosferatu, que estreia hoje (02) nos cinemas de todo Brasil e é uma refilmagem do clássico do expressionismo alemão da década de 1920.
Leigh Whannell volta a dirigir uma reimaginação dos monstros da Universal após O Homem Invisível, com Lobisomem e a franquia Jogos Mortais, após o sucesso do episódio anterior, chega em sua décima primeira sequência. Ficou curioso e quer saber mais? Então siga conosco.
Obs.: lembrando que as datas de lançamento poderão mudar sem aviso prévio.
Filmes de terror para 2025
Nosferatu (02 de janeiro)
O clássico do terror Nosferatu ganha uma nova vida nas telonas com a direção de Robert Eggers (A Bruxa e O Farol). Essa é uma versão moderna da história, com uma duração de 132 minutos, mantendo a essência de sua inspiração de 1922, com tons intimistas e psicológicos.
O elenco tem Emma Corrin, Aaron Taylor-Johnson e Willem Dafoe. A história segue uma jovem mulher que se vê aterrorizada por um vampiro obcecado por ela, criando uma atmosfera de crescente tensão. A obsessão do monstro por sua vítima se torna cada vez mais intensa, deixando um rastro de horror por onde passa, enquanto ela tenta compreender o que está acontecendo e lutar por sua sobrevivência. Eggers, conhecido por sua habilidade em criar filmes imersivos, promete entregar uma experiência visualmente impressionante, carregada de simbolismos e nuances psicológicas.
Com uma classificação indicativa de 16 anos, Eggers coloca as mãos num projeto com orçamento mais robusto, levando o espectador a um passeio por uma história de amor que, longe de ser romântica, revela-se uma verdadeira condenação. Filmaço que está nos cinemas!
Lobisomem (16 de janeiro)
A estreia de Lobisomem, programada para o dia 16 de janeiro de 2025, promete seguir a ideia iniciada por O Homem Invisível, dando uma cara nova aos monstros da Universal. Tanto que o escolhido para a direção é Leigh Whannell (o mesmo do projeto citado acima). A trama gira em torno de Blake, um homem que, após herdar a remota casa de infância em Oregon, se vê no centro de uma história de horror e mistério.
Então, espera-se uma mistura de muita tensão e violência que se estabelece quando Blake, após um ataque por uma criatura invisível, começa a passar por mudanças misteriosas, e sua esposa, Charlotte, precisa lidar com o dilema de enfrentá-lo ou fugir. No elenco: Christopher Abbott, Julia Garner e Matilda Firth.
Espera-se que o roteiro vá de uma simples história de criaturas sobrenaturais, explorando o terror psicológico e os conflitos familiares em um cenário de isolamento.
O Homem do Saco (16 de janeiro)
O Homem do Saco é um thriller psicológico dirigido por Colm McCarthy (The Girl with All the Gifts). A produção, distribuída pela Paris Filmes, traz uma história baseada em uma lenda urbana que muitos pais já usaram para assustar seus filhos.
A trama se concentra no impacto emocional e psicológico que o passado de Patrick tem sobre seu presente, com a figura do Homem do Saco voltando para destruir sua vida e a de sua esposa (interpretada por Antonia Thomas) e seu filho. Interpretado por Sam Claflin, o protagonista traz à tona as cicatrizes de uma experiência de infância que ainda o assombra, enquanto tenta proteger sua família de um mal que parecia ter sido deixado para trás.
O Macaco (20 de fevereiro)
Os fãs de Stephen King poderão testemunhar mais uma adaptação de suas obras no cinema, com o lançamento de O Macaco, filme de terror dirigido por Oz Perkins (Longlegs). Distribuído pela Paris Filmes, a trama gira em torno de dois irmãos, Hal (interpretado por Theo James) e Bill, que descobrem um antigo macaco de brinquedo no sótão da casa de seu falecido pai. O que parece ser uma simples lembrança da infância rapidamente se transforma em um pesadelo, dando início a uma série de mortes inexplicáveis e terríveis.
À medida que as mortes começam a se acumular, a dupla se vê obrigada a confrontar o poder sombrio que o brinquedo carrega. Com o tempo, eles tentam afastar-se do passado, descartando o macaco e seguindo caminhos diferentes em suas vidas. No entanto, os horrores não cessam, e o brinquedo parece ter um vínculo inquebrável com a morte, forçando os irmãos a confrontar não apenas o objeto, mas os traumas de sua própria infância.
Elijah Wood e Tatiana Maslany, também darão as caras por aqui e tende a ser uma adaptação fiel do trabalho de King, carregada de tensão e reviravoltas inesperadas.
Vicious (27 de fevereiro)
A Paramount Pictures está prestes a lançar seu mais novo filme de terror, Vicious, dirigido por Bryan Bertino (Demoníaca). O roteiro gira em torno de uma jovem que recebe um presente enigmático de uma visita, mas logo descobre que o presente esconde algo sombrio e perigoso. Ao se ver imersa no conteúdo de uma caixa que parecia inofensiva, ela entra em um jogo mortal onde sua própria vida está em risco.
O elenco tem Dakota Fanning, que traz sua habilidade dramática para este thriller psicológico, Kathryn Hunter e Mary McCormack. Ainda não há fotos ou qualquer outra informação adicional.
Presença (27 de março)
Outro dos 20 filmes de terror para 2025 é Presença, um thriller sobrenatural dirigido por Steven Soderbergh (11 Homens e um Segredo). Distribuído pela Diamond Films, fala sobre a jovem Chloe (interpretada por Callina Lang), que logo se torna o alvo de uma presença sinistra, aparentemente invisível, que passa a assombrar a casa e seus moradores.
À medida que os eventos inexplicáveis se intensificam, a família começa a perceber que há algo ou alguém os observando de maneira constante. Com ela no centro das ocorrências, seu caminho toma rumos ainda mais sombrios e inquietantes, levantando questões sobre o que é real e o que é resultado da paranoia crescente.
Com um elenco de peso, incluindo Lucy Liu, Julia Fox e Chris Sullivan, este título segue como uma mistura de terror psicológico e sobrenatural.
Não Entre (03 de abril)
Não Entre, dirigido pelo paraguaio Hugo Cardozo, terá distribuição da PlayArte, com a dupla Lucas Caballero e Pablo Martínez no elenco. O roteiro explora a obsessão de dois jovens por notoriedade na internet, levando-os a ultrapassar os limites da ética e da segurança pessoal. Ao invadir um lugar desconhecido e ameaçador, eles acabam se deparando com forças e entidades que fogem à compreensão humana. A tensão crescente entre os dois amigos e o medo constante de algo maior os observando em suas tentativas de escapar criam um ambiente sufocante e cheio de surpresas, que promete deixar o público na ponta da cadeira até o último minuto.
Com uma duração de 90 minutos, o longa fez certo barulho no cenário internacional e é uma ótima oportunidade para quem busca um terror mais visceral e psicológico, fora do escopo de Hollywood.
O Ritual (17 de abril)
O Ritual chega nos cinemas e promete levar o público a uma jornada intensa de suspense e tensão psicológica. Distribuído pela Paris Filmes, o longa acompanha dois padres, interpretados por Dan Stevens e Al Pacino, que são chamados para realizar um exorcismo em uma jovem possuída por uma força sobrenatural.
A premissa, no entanto, se complica quando um dos padres começa a questionar sua própria fé, enquanto o outro é assombrado por um passado sombrio. Juntos, eles terão que colocar suas diferenças de lado para enfrentar uma ameaça que vai além do que eles poderiam imaginar.
Com a presença de Ashley Greene no elenco, vamos ver se sai um pouco do comum e vai além dos típicos filmes de exorcismo.
Until Down (24 de abril)
Os fãs de terror e jogos de videogame terão uma grande expectativa nos cinemas com o lançamento de Until Dawn, dirigido por David F. Sandberg (Quando as luzes se Apagam). Distribuído pela Sony, o longa segue um grupo de amigos adolescentes que decide passar um fim de semana isolados em uma estação de esqui, em uma cabana na Blackwood Mountain, no Canadá. O que parecia ser uma simples escapada se transforma em um pesadelo, pois o local guarda segredos sombrios relacionados ao desaparecimento misterioso de duas irmãs gêmeas, que haviam sumido um ano antes, e que faziam parte do grupo de amigos.
Ella Rubin e Michael Cimino lideram o elenco como os personagens principais, com Peter Stormare adicionando uma camada extra de mistério à história, entregando uma performance envolvente que mantém os espectadores à beira do assento. Será que este projeto seguirá o caminho de Silent Hill ou de Uncharted?
Premonição – Bloodlines (15 de maio)
Premonição – Bloodlines será produzido por Jon Watts, diretor da trilogia Spider-Man do MCU, e escrito por Lori Evans Taylor e Guy Busick. A dupla de diretores Zach Lipovsky e Adam B. Stein (Freaks e Kim Possible), assumem o comando do projeto. O elenco tem Brec Bassinger, Teo Briones e Kaitlyn Santa Juana, além disso, haverá do recém falecido Tony Todd, que revive seu papel icônico como o agente funerário William Bludworth, presença constante nos primeiros filmes da série.
A trama segue Stefani, uma jovem de 18 anos prestes a ir para a faculdade. Ela começa a ter pesadelos recorrentes sobre um acidente fatal envolvendo uma torre na década de 1960, mas logo descobre que esses sonhos são, na verdade, premonições relacionadas à morte de sua avó, Esther. Descobre, então, que sua avó conseguiu frustrar a morte, mas que ela e a família estão sendo caçados por este ser assustador.
Premonição – Bloodlines traz um toque de mistério e ação ao expandir e reavivar a saga, trazer os fãs de volta e capturar a atenção da nova geração de espectadores.
Dust Bunny (29 de maio)
O diretor Bryan Fuller (das séries Hannibal e Pushing Daisies), faz sua estreia na direção de filmes com o suspense psicológico Dust Bunny. Com distribuição da Diamond, mistura elementos de terror e mistério e traz como protagonista Mads Mikkelsen e a veterana Sigourney Weaver.
A história do longa segue uma menina de 8 anos, que após perder sua família, começa a acreditar que um monstro sob sua cama foi o responsável por devorá-los. Desesperada, ela pede a ajuda de um vizinho para enfrentar a criatura, iniciando uma jornada de terror e tensão.
O longa pode gerar uma nova franquia, dependendo do sucesso nas bilheterias. E aí, será que valerá a pena?
Extermínio – A Evolução (19 de junho)
Extermínio – A Evolução é a sequência do aclamado Extermínio (2002), novamente com direção de Danny Boyle. Passando 28 anos após os eventos do primeiro capítulo, a história se concentra em um jovem protagonista que atravessa um país destruído em busca de um médico capaz de salvar sua mãe, que foi infectada pelo vírus. Em um mundo em ruínas, onde a sobrevivência tornou-se um desafio diário, ele enfrenta não apenas os infectados, mas também os conflitos humanos gerados pelo colapso da sociedade.
Com um elenco de peso, incluindo Aaron Taylor-Johnson, Jodie Comer e Ralph Fiennes, Extermínio – A Evolução explora temas como sacrifício, esperança e o custo da sobrevivência, enquanto o protagonista enfrenta inimigos tanto humanos quanto não-humanos.
Danny Boyle retorna à direção e, como vemos no trailer, tenta criar uma narrativa intensa e visceral. O filme é aguardado como uma das grandes estreias de terror de 2025 e certamente oferecerá uma nova perspectiva sobre o legado do vírus Rage e seus efeitos devastadores.
M3GAN 2.0 (26 de junho)
Entre os 20 filmes de terror para 2025, temos M3GAN 2.0. Ao que tudo indica, o roteiro será de Akela Cooper e a direção de Gerard Johnstone, ambos que já estavam no original. O elenco segue também com Allison Williams e Violet McGraw, lembrando que suas personagens sobreviveram.
A sequência de M3GAN chega com a promessa de elevar ainda mais os níveis de tensão e emoção do primeiro filme, que já foi um grande sucesso de bilheteira e crítica.
Eu sei o que vocês fizeram no verão Passado (18 de julho)
A Sony anunciou o lançamento de um novo capítulo para a franquia de terror Eu Sei o Que Vocês Fizeram no Verão Passado. Dirigido por Jennifer Kaytin Robinson (da série Love Life), os detalhes do enredo seguem mantidos em segredo, a expectativa é de que a nova produção traga uma versão moderna e inovadora do suspense que fez sucesso no final dos anos 1990.
Uma das maiores surpresas é o provável retorno das estrelas Freddie Prinze Jr. e Jennifer Love Hewitt, que estavam no primeiro e segundo capítulos. Outro que volta é o produtor Com Neal Moritz.
Segredos do Deserto (14 de agosto)
Ambientado no Egito Romano, uma família busca se esconder e sobreviver a horrores naturais e divinos. A história acompanha um menino conhecido apenas como “O Menino”, que começa a questionar a autoridade do guardião chamado “O Carpinteiro”, e passa a rebelar-se utilizando poderes misteriosos.
Nicolas Cage, FKA Twigs e Noah Jupe estão no elenco. Lembrando que o roteiro é inspirado no evangelho apócrifo, escrito originalmente em grego, e promete oferecer uma experiência cinematográfica que explora o lado mais obscuro e místico das histórias religiosas.
Invocação do Mal – Últimos Rituais (04 de setembro)
Invocação do Mal – Últimos Rituais terá, novamente, Patrick Wilson e Vera Farmiga, como Ed e Lorraine Warren e promete ser uma despedida para os personagens que marcaram a franquia. O roteiro ficará novamente a cargo de David Leslie Johnson-McGoldrick (do mediano Invocação do Mal 3), enquanto a direção será do pupilo de James Wan, Michael Chaves (A Maldição da Chorona e A Freira 2).
Há a promessa de amarrarem as pontas soltas da história dos Warren e oferecer um fechamento para os fãs da saga. Desde já, posso apostar que será uma das bilheterias mais robustas do gênero em 2025.
Him (18 de setembro)
Him é um thriller psicológico que mistura elementos de um clássico filme de futebol com o aterrorizante gênero do terror. Dirigido por Justin Tipping e produzido por Jordan Peele, segue a história de um jovem atleta promissor que recebe uma oportunidade única de treinar com uma lenda do futebol, interpretada por Marlon Wayans, que está se aposentando. No entanto, o que parecia ser uma chance de ouro se transforma em um pesadelo quando o jovem começa a perceber que há algo muito mais sinistro por trás da proposta.
Com a presença de Julia Fox e Tim Heidecker no elenco, promete performances intensas e enredos inquietantes, explorando os limites do medo e da competição. A interação entre o jovem jogador e o veterano da equipe desencadeia uma série de eventos que alteram para sempre o destino de ambos.
Quais destes filmes de terror para 2025 que você assistirá?