Carreira, sucessos, fracassos e o principal filme de Eddie Murphy
Cinema

Carreira, sucessos, fracassos e o principal filme de Eddie Murphy

filme de eddie murphy

Qual o principal filme de Eddie Murphy? Qual a história do ator? Isso e muito mais é o que veremos a partir de agora.

Portanto, a princípio, vale ressaltar que ele é um dos comediantes mais conhecidos de Hollywood, nascido em Nova York, em 1961. Iniciou sua carreira no Saturday Night Live, em 1980. Desde então, Murphy atuou em vários filmes de sucesso, incluindo 48 Horas, Um Tira da Pesada, Dr. Dolittle, Shrek e muitos outros.

O início da carreira de Eddie Murphy

Como mencionado antes, Murphy se juntou ao elenco de Saturday Night Live em 1980, aos 19 anos. Além disso, não demorou para entrar no hall dos membros mais populares do elenco. Dois anos depois estrelou seu primeiro filme, 48 Horas.

Era Reggie Hammond, um criminoso liberado da prisão por 48 horas para ajudar um policial, interpretado por Nick Nolte. O filme foi um sucesso comercial e ajudou a lançar a carreira de Murphy no cinema.

um tira da pesada

Um Tira da Pesada, o principal filme de Eddie Murphy e outras comédias de sucesso

Em 1983 podemos vê-lo em Trocando as Bolas, com Dan Aykroyd e, 1984, o principal filme de Eddie Murphy é lançado com o nome Um Tira da Pesada, onde era o inesquecível detetive Axel Foley. Alçado como estrela máxima do cinema, reprisou o papel em duas sequências, lançadas em 1987 e 1994. Há rumores de que poderá voltar para uma quarta aventura, mas não temos mais detalhes sobre isso.

Durante a década de 1980, esteve em outras comédias, como:

  • O Rapto do Menino Dourado (1986);
  • Um Príncipe em Nova York (1988);
  • Os Donos da Noite (1989).

Muitos desses produzidos por sua própria empresa, a Eddie Murphy Productions.

A década de 1990 e o sucesso de “Dr. Dolittle”

Na década de 1990, Eddie Murphy continuou como um nome de ponta nas telonas. Tanto que moldou uma ida ao gênero ação com 48 Horas – Parte II e o esquecível O Negociador. Mas seguiu sua sina de sucessos, como O Professor Aloprado (1996) e Dr. Dolittle (1998), um veterinário que descobre que pode falar com os animais.

Contra um orçamento de pouco mais de 70 milhões, arrecadou 294 milhões, Dolittle gerou outras 4 sequências. Contudo, algumas não tiveram a presença de Murphy e nem tiveram lançamento nos cinemas.

meu nome e dolemite

Shrek e sucesso como dublador

Em 2001, Eddie Murphy emprestou sua voz para o personagem Burro em Shrek. Viu o filme ser sucesso crítico e comercial e reprisando o papel em três sequências. Antes, já havia feito Mushu, em Mulan (1998)

Filme de Eddie Murphy a partir dos anos 2000: muitos fracassos, poucos sucessos

Quando os anos 2000 chegaram, as coisas pioraram para Murphy. Se Showtime, Sou Espião (ambos de 2022) são esquecíveis, o que dizer de Pluto Nash? A princípio, teve orçamento de 100 milhões e arrecadou apenas 7 milhões. Mas não para por aí… foi um fracasso retumbante de público e crítica.

Coloque na lista a comédia de mal gosto Norbit (que faturou várias Framboesas de Ouro), bem como O Grande Dave e As Mil Palavras.

Enquanto somava fracassos, tinha lapsos de bons momentos. Primeiramente com Dreamgirls (2006), onde concorreu ao Globo de Ouro e Meu Nome é Dolemite (2019), produzido pela Netflix. O filme conta a história do comediante e ator Rudy Ray Moore, que se tornou famoso na década de 1970 por interpretar o personagem que dá nome ao filme. Murphy recebeu elogios por sua atuação.

Tentou a sorte até com Um Príncipe em Nova York 2, que mostra antigo Príncipe Akeem, agora rei de Zamunda, que retorna a Nova York para encontrar seu filho perdido e herdeiro do trono. Produzido pela Amazon Prime Video, não tem a menor graça.

As polêmicas de Eddie Murphy

  • Uma das maiores polêmicas do ator ocorreu em 1997, quando foi preso por dar carona a uma prostituta. Primeiramente falaram que haviam cometido atos indecentes, mas a acusação foi retirada. Contudo, um ano depois a mulher caiu do apartamento onde morava e teorias conspiratórias apontam que ele contratou alguém para ‘fazer o serviço’ e eliminá-la;
  • Logo depois de se separar de Nicole Mitchell, Eddie Murphy se relacionou com a ex-Spice Girls, Mel B. Durante o relacionamento, a cantora engravidou e Eddie solicitou um teste de paternidade. Embora tenha sido comprovado judicialmente que ele era o pai, a relação entre eles permaneceu tumultuada. Em 2018, ele disse que não tinha interesse em conhecer a própria filha;
  • Murphy já foi criticado por reforçar estereótipos raciais e sexuais em Norbit, por exemplo.

O aguardado filme de Eddie Murphy para os próximos anos

Não há como negar que o filme mais aguardado de Eddie Murphy é Um Tira da Pesada 4. O IMDB mostra que está em fase de pós-produção e terá Kevin Bacon e Joseph Gordon-Levitt no elenco.

Outros títulos são:

  • Triplets: comédia de ação com Shwarzenegger, Danny DeVito e Tracy Morgan;
  • Candy Cane Lane: comédia com Nick Offerman, o Bill de The Last of Us.

Deixe um comentário

Você não pode copiar o conteúdo desta página