Entrevistas
Festival Brasileiro de Nanometragens!

Festival Brasileiro de Nanometragens, o que é isso? Talvez esta pergunta tenha passado em sua mente assim que leu o título deste post correto? Bem, nanometragens são filmes e vídeos com, no máximo, 45 segundos de duração e o evento ocorrerá no dia 02 de fevereiro de 2019, no Centerplex Atibaia.
Este formato foi idealizado por Igor Spacek e Vitor Carvalho, diretores da Incubadora de Artistas. “Queríamos realizar um festival para estimular a participação de novos realizadores. Por isso limitamos que os filmes não tenham mais de 45 segundos”, conta Spacek.
Com a participação de projetos de quase todo o país, esta 6ª edição recebeu uma grande quantidade de inscrições e por volta de 80 títulos foram selecionados para concorrerem a três prêmios de R$ 1 mil.
Notando o crescimento do Festival, os idealizadores já estudam a possibilidade de ampliarem as exibições para outras cidades e Spacek complementa dizendo que “estamos muito satisfeitos com uma quantidade de inscrições que recebemos no Brasil. Isso mostra que as pessoas têm se interessado nesse formato”. Além disso, todo o trabalho já rendeu alguns frutos, pois o “Festival de Cinema de Contos, na França, festival parceiro do nosso, postou uma categoria nanometragem em seu regulamento, inspirado no nosso Festival. E nós exibimos todos os anos os filmes vencedores de lá, assim como exibimos lá os filmes vencedores aqui“.
Agora é só deixar anotado na agenda e não perder o Festival Brasileiro de Nanometragens!

Confira a lista de filmes selecionados:
– Adriana Calabro / Filme: Red shoes – São Paulo – SP
– Adriano Gomez / Filmes: Ouroboros e Fear – São Paulo – SP
– Al. Petroni / Filme: Balé da morte – São Paulo – SP
– Albert Mazuz e Luciano Mello / Filme: A rotina – São Paulo – SP
– Alex Hornest / Filme: Uretra – São Paulo – SP
– Alex Vissoto / Filme: Tenho sede – Ribeirão Preto – SP
– Alexandre Estevanato / Filme: Foi a última vez – São José do Rio Preto – SP
– Amilcar Neto / Filme: 45 minutos – São Paulo – SP
– Anderson Lima / Filmes: O que é preconceito racismo, Era outra vez e O que é meritocracia – Ribeirão Preto – SP
– Angelo Mobile e Esther Daughter / Filme: O teatro da vida real – Atibaia – SP
– Ariela Bueno / Filme: Res Pirar – Bragança Paulista – SP
– Armando Lima Bobuiá Filmes / Filme: O que é que vive numa linguagem – Araras – SP
– Beatriz Cabello, Luiza Nascimento e Carol Nascimento / Filme: Confissões de uma criança – Atibaia – SP
– Beatriz Lee / Filme: Fall/fly ing – São Paulo – SP
– Berro / Filme: O que eu tenho dentro da cabeça – Rio de Janeiro – RJ
– Breno Santos / Filme: O outro. Eu – Belo Horizonte – MG
– Bruno Torato / Filme: Brasil – Campinas – SP
– Coletivo Pantera Produções / Filme: Um dia quem sabe – São Paulo – SP
– Coletivo Super 7 Filmes, Beto Huhoff e Victor Gimenez / Filme: Avaré – Foz do Iguaçu – PR
– Cristiano Fukuyama e Luiz Nascimento / Filme: Esquece isso – São Paulo – SP
– Dalila Pires / Filme: Ro.ti.na – Belo Horizonte – MG
– Deivid Ds / Filme: Nazca – São Bernardo do Campo – SP
– Erick Inojosa, Douglas Martins , Pedro Falcão, Jacira Leão e Cassio Henrique / Filme: Domination Corporation – Recife – PE
– Erickson Marinho / Filme: Ral lapso tempo – Recife – PE
– Filipe Rafaeli / Filmes: O discurso do presidente e A guerra das congadas – Atibaia – SP
– Ian Iordann / Filme: Beira, beira céu, beira mar – Atibaia – SP
– Imortais, Eduardo Henrique Munhoz Gonçalves / Filme: Xadrez de reis – Dragoneza – Atibaia – SP
– Ingrid Bergman / Filme: Linha finda – Atibaia – SP
– Isabela Rezende / Filme: Viagem – Itanhaém – SP
– Jackson Abacatu e Isabella Bretz / Filme: Centelha de Jornada – Belo Horizonte – MG
– Jéssica Stuque / Filme: Fora do lugar – São Paulo – SP
– João Pereira / Filme: O mar – Ceilândia – DF
– Juliana Guerra / Filme: Só – Rio de Janeiro – R J
– Katia Ratnieks / Filme: A cor do amor – São Paulo – SP
– Larissa Lisboa / Filme: Outro Mar – Maceió – AL
– Lin b. / Filme: Você ve – São Paulo – SP
– Luciano Wesley / Filme: Robben vs Dengue – Rio de Janeiro – RJ
– Luis Moura / Filme: Pedra Grande – Atibaia – SP
– Luiz Lins Jr, Adolfo Menelu, Felipe Nikito e Henrique Santos / Filme: Geeks negro – Atibaia-SP
– Luiza Rinaldi Petruci / Filme: Caos – Atibaia – SP
– Marcelo Kohek / Filme: Diassim – São Paulo – SP
– Marcos Lamoreux / Filme: A ideia de desaparecer do planeta – Rio de Janeiro – RJ
– Minhoca Films / Filme: Confesso – São Paulo – SP
– Moisés Pantolfi / Filme: Interrogação – Guarulhos – SP
– Mônica Veiga / Filme: Rastros de Reis – Belo Horizonte – MG
– Novafilmesbr / Filme: Match – Aparecida de Goiânia – GO
– Nu Abe, Coletivo Chakumbolo / Filme: Boi – São Paulo – SP
– Oliver Souza / Filme: A mulher, o livro e o cigarro – Guarujá – SP
– Pedro Amaral, Keithy Oliveira e Caio Motta / Filme: Dia dos namorados – Santa Maria – RS
– Pedro Ismar Souto / Filme: Autópsia Glitch – Belo Horizonte – MG
– Pedro J. Duarte / Filmes: Pipa e a formiga e O malabarista – São Paulo – SP
– Pedro Souza / Filme: Sem sinal – Samabaia do Sul – DF
– Rafael B. Dourado / Filme: A magia de Stonehenge – Santo André – SP
– Rafael Jardim / Filmes: Enzo e Maior terror da atualidade – Rio de Janeiro – RJ
– Rage Art / Filme: Tempo – Extrema – MG
– Raphael Mateo e Vinicius Silveira / Filme: Desconexo – São Paulo – SP
– Riniel Carvalho / Filme: Reticências – Nova Serrana – MG
– Sanabria / Filme: Max – Assis – SP
– Silvio Oliveira / Filme: Aurora com Teresa – Crato – CE
– The Unknown, Lauriston Andrade e Filipe Buglia / Filme: Café para dois – São Paulo – SP
– Thomaz Magalhães / Filme: O dono da lua – Goiânia – GO
– Victor Nascimento / Filme: Ela mereceu – São Paulo – SP
– Vitor Cardoso Pimenta / Filme: Desperta, dor – São Paulo – SP
– Well Mendes / Filme: Quando eu voltar – Belo Horizonte – MG
- Confira outras entrevistas no Cinema e Pipoca!
Editor CP
ENTREVISTA E TOP CP – 7 FILMES RECENTES TIRADOS DE LIVROS INFANTIS
Hoje, dia 02 de abril, comemoramos o Dia Mundial do Livro Infantil. O gosto pela leitora começa desde cedo e vale a pena os pais incentivarem sempre seus filhos e lerem juntos as mais variadas obras. Além da lista de filmes, que dá nome à postagem, segue uma entrevista com Christian David, autor de livros juvenis como ‘A Menina que Sonhava com os Pés’
– ONDE VIVEM OS MONSTROS (2009)

Baseado no livro de Maurice Sendak, ‘Onde Vivem os Monstros’ é um filme que deve ser redescoberto o quanto antes. Há muito simbolismo para pontuar o rito de passagem da criança para a adolescência, sem contar a forma delicada com que o roteiro nos mostra a solidão e ao mesmo tempo, os subterfúgios criados pela mente da criança. Pequeno grande filme.
Entrevistas
Entrevista com Rosane Svartman sobre a série Vicky e a Musa, que estreia hoje (19), no Globoplay

A partir de hoje (19), os assinantes do Globoplay poderão acompanhar as aventuras e descobertas dos jovens e adolescentes de Vicky e a Musa, com a estreia da primeira parte da temporada. Por isso, essa entrevista com Rosane Svartman (criadora e escritora do programa) é mais do que bem vinda!
Com direção artística de Marcus Figueiredo, a série mostra a importância da arte na vida das pessoas. “Todo mundo tem um filme que marcou a sua vida, uma música que lembra alguém especial, um livro que nunca esqueceu. Esta é uma série não só sobre quem faz arte, mas sobre como nós somos permeáveis a ela e à cultura como um todo, e como isso faz com que a gente se entenda nesse mundo e entenda melhor o outro. A arte nos faz humanos”, conceitua Rosane.
No primeiro musical criado e produzido pelos Estúdios Globo, se destacam os dilemas da adolescência – uma época em que “tudo parece o fim do mundo e, na verdade, é apenas o começo”, nas palavras da autora, e o amadurecimento dos jovens adultos, já que a trama passeia também por suas escolhas profissionais que se sobrepõem aos sonhos, pela entrada no mercado de trabalho, pelos relacionamentos que se transformam ao longo do tempo, entre outras questões.
Antes da entrevista com Rosane Svartman, vamos conferir a sinopse e o elenco da série!
Sinopse de Vicky e a Musa
O fio condutor dessa história sobre o poder transformador da arte é Vicky (Cecília Chancez), uma jovem estudante cheia de sonhos, que sempre foi apaixonada por música e dança e tenta entender seu lugar no mundo com a chegada da adolescência.
Ela e Luara (Tabatha Almeida) sempre foram grandes parceiras, mas a relação das duas está abalada desde que Luara resolveu deixar a amiga de lado, sem qualquer motivo aparente, e passou a ignorá-la após a morte da mãe durante a pandemia de Covid-19.
Cansada dessa vida solitária e reagindo às provocações de Luara, Vicky desabafa na praça do bairro e, enquanto suas palavras carregadas de sentimento são ditas no timbre mais forte de sua voz, uma brisa intensa levanta a poeira no local e chama a atenção de todos.
O significado disso nem ela mesma sabe, mas seu pedido de socorro está prestes a ser atendido por Euterpe (Bel Lima), a musa da música segundo a mitologia Grega e uma das figuras que mais chama sua atenção nas aulas lecionadas por Isa (Malu Rodrigues), irmã de Luara.
Com inúmeros artistas que se tornaram ícones da música graças aos seus encantos, a filha de Zeus chega à Terra trazendo apenas um propósito: inspirar Vicky para, através dela, arrebatar outras pessoas e, consequentemente, todo o bairro de Canto Belo.
Junto de sua chegada, uma aura de magia toma conta do local, sinalizando que algo muito poderoso está prestes a acontecer: conforme Euterpe caminha pelas ruas, ela inspira as pessoas com sua purpurina mágica, que cantam com ela a música “O Sol”, de Vitor Kley, no primeiro de muitos clipes que embalam a trama.
Assim, a deusa, que chega um pouco perdida porque não pisa no planeta Terra há muito tempo, se encanta pela vizinhança. Sem que ninguém saiba que ela é uma divindade, Euterpe tem papel fundamental na transformação de Canto Belo, já que enxerga nos indivíduos algo que eles mesmos não veem. Apesar da disposição e de estar munida de sua purpurina mágica do entusiasmo, a musa da música logo percebe que a tarefa não vai ser nada fácil.
Para sua surpresa, e ao mesmo tempo, decepção, seu irmão Dionísio (Túlio Starling), deus do teatro, também volta à Terra. Com um jeito excêntrico e ao mesmo tempo atrapalhado, ele tem certa dificuldade de interagir com os humanos. Eles não compreendem suas piadas milenares e seu humor incomum. Dionísio vai provocar muita confusão e, algumas vezes resolver empecilhos, com seu dom de se transformar em outras pessoas.
É no teatro abandonado da região que os irmãos decidem se refugiar. E é, então, nesse lugar ‘sagrado’ que cada jovem envolvido no processo transformador de Canto Belo vai se reconectar com a sua essência ao longo dos episódios. Um efeito cascata terá início com a chegada dos deuses, por meio da arte, e vai propor aos personagens uma jornada de reencontro consigo mesmos e de reconexão em suas relações sociais.
O elenco da série
O elenco da série, cuja segunda temporada tem previsão de estreia em dezembro, tem nomes conhecidos do público nas redes sociais, teatro, cinema e da TV. Além de Cecilia Chancez, Tabatha Almeida, Bel Lima e Túlio Starling, o musical conta ainda com Nicolas Prattes, João Guilherme, Cris Vianna, Dan Ferreira, Jean Paulo Campos, Malu Rodrigues, Hilton Cobra, Pedro Guilherme Rodrigues, Leticia Isnard, Manu Estevão, entre outros. Os episódios finais da primeira temporada chegam ao Globoplay no dia 26 de julho.
Então, sem mais delongas, vamos para a entrevista com Rosane Svartman.
Entrevista com Rosane Svartman
Como descreve a série ‘Vicky e a Musa’ e os elementos que funcionam como fio condutor da história?
- Rosane: ‘Vicky e a Musa’ é uma série que valoriza a arte e a cultura, e mostra como isso pode transformar pessoas e como pessoas transformam territórios. Não é uma história apenas sobre quem faz arte, mas sobre como nós somos permeáveis à arte e cultura, e como isso faz com que a gente se entenda nesse mundo e entenda o outro. Arte é também empatia. Em ‘Vicky e a Musa’, o território também é protagonista, além das pessoas que vivem ali. Ao longo da trama, Canto Belo se transforma, assim como suas personagens. Mas Vicky (Cecilia Chancez) tem extrema importância nesse processo, ela é o fio condutor. É a personagem que sente falta de alguma coisa naquele lugar que nem sabe direito o que é e, sem querer, chama a musa da música. E é a partir da chegada de Euterpe (Bel Lima) que as pessoas e o território são transformados através da arte.
De que forma o gênero musical influencia na escrita da obra?
- Rosane: Influencia muito, porque as músicas precisam ajudar a contar a história e a retratar aquele momento de cada personagem. Acredito que o cancioneiro brasileiro é muito rico e viaja o mundo. Temos artistas incríveis, uma diversidade muito bacana e nós da equipe de roteiro e pesquisa tentamos trazer isso para a série, com músicas de várias épocas e gêneros, mas que precisavam caber na narrativa.
O Teatro Parnasus é um dos principais cenários da série. Qual é a importância desse lugar para a trama?
- Rosane: O teatro começa abandonado até que os jovens o ocupam com a inspiração dos deuses da arte, e, à medida que vão se transformando e transformando o teatro, eles entendem que a arte vai além daquelas paredes e cadeiras.
E a última questão da entrevista com Rosane Svartman é: o que o público pode esperar de ‘Vicky e a Musa?
- Rosane: Espero que o público se inspire. Acho que ‘Vicky e a Musa’ faz a gente pensar sobre o nosso cotidiano, sobre a nossa realidade e como a arte está presente em nossas vidas. Espero que seja uma série lembrada também por alegrar a vida das pessoas.
E então, o que achou dessa Entrevista com Rosane Svartman sobre a série Vicky e a Musa?
Entrevistas
Entrevista com Ivo Lopes Araújo, diretor de fotografia do longa “Casa Vazia”

O Cinema e Pipoca recebeu um material exclusivo, com uma entrevista com Ivo Lopes Araújo, um dos mais aclamados diretores de fotografia da atualidade no país. O cearense ajustou o foco e enquadrou as cenas de recentes sucessos do cinema brasileiro, como Girimunho, Tatuagem e Greta. Também integrou a equipe do internacionalmente premiado Bacurau.
O mais novo trabalho do fotógrafo é o longa-metragem Casa Vazia, que chega aos cinemas neste fim de semana em São Paulo, Campinas, Porto Alegre, Natal, Palmas e no Rio de Janeiro. Por esse filme, Ivo conquistou um Troféu Redentor, no Festival de Cinema do Rio de Janeiro em 2021, e um Kikito, no Festival de Gramado no ano passado.
Rodada em Santana do Livramento (Rio Grande do Sul) e Rivera (Uruguai), a produção aborda o empobrecimento da população em áreas agrícolas marcadas pelo avanço da tecnologia e das desigualdades sociais.
Dirigido por Giovani Borba e definido como um neo-western pela revista Variety, o filme explora uma linguagem híbrida entre ficção e documental e tem como protagonista um não-ator, Hugo Noguera, que é um ex-peão de estância.
Confira a entrevista com Ivo Lopes Araújo, sobre o longa Casa Vazia
Casa Vazia foi sua estreia em um filme rodado no pampa gaúcho. Como foi essa experiência?
Ivo: Foi a primeira vez que eu filmei nos pampas gaúchos. Foi incrível porque tem uma luz muito suave. Então durava horas do dia aquela luz suave. Tudo fica muito colorido. Os contrastes ficam certinhos, é uma paisagem incrível mesmo. Mas acho que a paisagem é usada a serviço do filme. E aí tem um trabalho que eu acho que é coletivo. Pra mim, foi um privilégio estar filmando nesse lugar, nessa época, e pra contar essa história. Tudo estava casando muito bem.
Como foi transpor para a tela a imensidão dos campos e essa sensação de vazio que permeia toda a trama?
Ivo: É impressionante como a natureza é forte na imagem. Ela traz tantas sensações. Acho que é nosso inconsciente, nossa memória ancestral que faz com que a gente se relacione com aquilo num lugar muito poderoso. É impressionante como, dependendo da história que se cria, da trama, você pode ter uma sensação de plenitude com a natureza, de solidão. Então, ela amplifica o gesto humano e o que a dramaturgia tá contando. No caso desse personagem silencioso e desse vazio que o filme cria, a natureza é usada para expandir isso, levar para um lugar maior. E funciona muito bem. O que poderia ser uma paisagem bucólica, se torna uma paisagem quase opressora pela sensação de solidão e de vazio que o personagem tá vivendo. É bem interessante o uso da natureza para tornar esse sentimento maior.
Você conquistou um Troféu Redentor e um Kikito com Casa Vazia. Em diversas cenas, a fotografia parece ser a única personagem que dialoga com o protagonista. Essa foi a sua intenção?
Ivo: É bem importante entender que o trabalho de composição da imagem do filme e a forma como ela ajuda na dramaturgia não é um trabalho só do fotógrafo. É um trabalho do diretor de arte, a escolha das locações, o figurino que o ator tá usando numa uma paisagem verde, o próprio ator, a entrega dele, o diretor que tá arquitetando tudo isso. Fico muito lisonjeado com os prêmios de fotografia. Mas é muito importante expandir e entender como essa paisagem natural e essas imagens se tornam poderosas.
É o trabalho de uma equipe toda, a equipe de fotografia, que tá ali junto iluminando, pensando os movimentos, trabalhando o foco, fazendo a imagem se constituir fisicamente mesmo. Não só os elementos de conceito, mas a mão na massa. A câmera estar no lugar certo, os movimentos de câmara, os travellings. Tem um trabalho de botar a mão na massa e materializar a imagem. E que o fotógrafo também não faz sozinho.
E quais são os seus próximos projetos?
Ivo: Tem um filme que foi rodado ano passado na África entre Mauritânia e Guiné Bissau, dirigido por um realizador português, Pedro Pinho. Amanhã será outro dia é um filme enorme, nunca tinha participado de uma produção tão grande. Foram vinte semanas de filmagem, um roteiro muito grande e uma história muito interessante.
Eu tô bem curioso e ansioso pra ver esse filme pronto e na tela. Tô agora em fase de finalização e colorização do filme dirigido pela Clarissa Campolina e pelo Sérgio Borges, que se chama Fera na Selva. Também foi um grande prazer trabalhar de novo com esses realizadores.
E então, o que achou dessa entrevista com Ivo Lopes Araújo? Comente com a gente em nossas redes sociais!
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