Certamente você já ouviu falar sobre cinema independente. Talvez até por outros termos, como cinema underground, alternativo ou marginal. E você irá ouvir falar ainda mais desse segmento do cinema, pois acontecerá na cidade de Sumaré o FESTICINI –2° Festival Internacional de Cinema Independente. Com apoio da Prefeitura, o evento será realizado entre os dias 16 e 30 de setembro e continua com as inscrições gratuitas abertas no site www.festicini.com.br, onde o cineasta interessado pode acessar também o regulamento completo.
Cinema independente é um tipo de produção da sétima arte, resultando em um filme que é produzido com pouca ou nenhuma interferência de um grande estúdio de cinema. Normalmente são feitos com orçamentos consideravelmente mais baixos que aqueles do circuito comercial. Em geral, a comercialização de filmes independentes é caracterizada por lançamentos em poucas salas de cinema e, muitas vezes, exibidos em festivais antes do lançamento. Por sua independência na criação e concepção, eles são conhecidos por ser, em grande parte, produções mais artísticas e, muitas vezes, com caráter social e político mais evidente.
Segundo o produtor cultural Wilson Roque Basso, que, ao lado de Carlos Braga, organiza o evento, o festival tem essa função de promover o cinema fora do grande circuito e estimular a produção regional.
“Com o FESTICINI, além de confraternizarmos o cinema independente mundial, esperamos também incentivar a produção regional. Filmes fora dos grandes circuitos podem ser interessantes e viáveis, pois sua principal característica é a criatividade, boas ideias e liberdade de criação. Além disso, claro, será uma oportunidade para que o grande público da região tenha um contato maior com esse segmento do cinema”, disse.
Após o fim das inscrições, uma banca de jurados especializados na área irá selecionar os filmes que concorrerão nas 18 categorias do festival. Esses filmes serão exibidos para toda a população gratuitamente.