2º Festicini continua com inscrições abertas

Troféu FESTICINI Foto Edson Silva
Foto: Divulgação

Certamente você já ouviu falar sobre cinema independente. Talvez até por outros termos, como cinema underground, alternativo ou marginal. E você irá ouvir falar ainda mais desse segmento do cinema, pois acontecerá na cidade de Sumaré o FESTICINI –2° Festival Internacional de Cinema Independente. Com apoio da Prefeitura, o evento será realizado entre os dias 16 e 30 de setembro e continua com as inscrições gratuitas abertas no site www.festicini.com.br, onde o cineasta interessado pode acessar também o regulamento completo.

Cinema independente é um tipo de produção da sétima arte, resultando em um filme que é produzido com pouca ou nenhuma interferência de um grande estúdio de cinema. Normalmente são feitos com orçamentos consideravelmente mais baixos que aqueles do circuito comercial. Em geral, a comercialização de filmes independentes é caracterizada por lançamentos em poucas salas de cinema e, muitas vezes, exibidos em festivais antes do lançamento. Por sua independência na criação e concepção, eles são conhecidos por ser, em grande parte, produções mais artísticas e, muitas vezes, com caráter social e político mais evidente.

Segundo o produtor cultural Wilson Roque Basso, que, ao lado de Carlos Braga, organiza o evento, o festival tem essa função de promover o cinema fora do grande circuito e estimular a produção regional.
“Com o FESTICINI, além de confraternizarmos o cinema independente mundial, esperamos também incentivar a produção regional. Filmes fora dos grandes circuitos podem ser interessantes e viáveis, pois sua principal característica é a criatividade, boas ideias e liberdade de criação. Além disso, claro, será uma oportunidade para que o grande público da região tenha um contato maior com esse segmento do cinema”, disse.

Após o fim das inscrições, uma banca de jurados especializados na área irá selecionar os filmes que concorrerão nas 18 categorias do festival. Esses filmes serão exibidos para toda a população gratuitamente.

Primeiro vingador do Cinema e Séries (antigo Cinema e Pipoca) e do Pipocast, sou formado em Jornalismo e também em Locução. Aprendi a ser ‘nerdzinho’ bem moleque, quando não perdia um episódio de Cavaleiros do Zodíaco na TV Manchete ou os clássicos oitentistas na Sessão da Tarde. Além disso, moldei meu caráter não só com os ensinamentos dos pais, mas também com os astros e estrelas da Sétima Arte que me fizeram sonhar, imaginar e crescer. Também sou Redator Freelancer.

Você não pode copiar o conteúdo desta página

GeraLinks - Agregador de linksTrends Tops - Trending topicsÀ toa na net