Hoje, dia 26 de outubro, Feliz Ano Velho, de Roberto Gervitz, será exibido na Mostra Internacional de Cinema em São Paulo, totalmente remasterizado, para comemorar os 30 anos de seu lançamento. A sessão contará com a presença dos atores Marcos Breda, Malu Mader, Eva Wilma, Marco Nanini e Odilon Wagner, além do diretor e do produtor Cláudio Kahns
Inspirado no livro homônimo de Marcelo Rubens Paiva, o filme conta a história de Mário que ao mergulhar em um lago, choca-se numa pedra e fica tetraplégico. A paralisia o coloca diante de sua imobilidade existencial. O medo de seguir o transporta para o seu passado adolescente dos anos 70 – auge da ditadura militar. Abandonado pelo próprio corpo, recompõe os cacos do que viveu e se despede da adolescência.
Feliz Ano Velho, de Roberto Gervitz, foi premiado no Festival de Gramado de 1988 com os Kikitos de Melhor Filme pelo Júri Popular, Melhor Fotografia, Melhor Figurino, Melhor Roteiro e Melhor Som. Para completar as comemorações, o filme também entra em cartaz no Cinesesc do dia 08 a 14 de novembro.
No dia 29 de outubro, na Cinemateca, haverá uma sessão seguida de debate sobre a remasterização do filme com mediação de Tide Borges e participação do diretor Roberto Gervitz, João Theodoro (Casablanca), José Luiz Sasso (JLS Facilidades Sonoras) e Patricia de Filippe (Restauro digital de imagem 02 Pós).
Ficha Técnica de Feliz Ano Velho, de Roberto Gervitz
Produção: Cláudio Kahns/ Tatu Filmes
Gênero: Drama
Tempo de duração: 111 minutos
Ano: 1988
Roteiro: Roberto Gervitz, baseado no livro de Marcelo Rubens Paiva
Fotografia: César Charlone
Elenco: Marcos Breda, Malu Mader, Alfredo Damiano, Betty Gofman, Eva Wilma, Isabel Ribeiro, Marco Nanini
Prêmios: Sete Kikitos no Festival de Gramado, incluindo o de Melhor Filme pelo Júri Popular