Entrevistas
Entrevista com Júlia Câmara, roteirista do suspense Ocupantes

Se já é difícil um roteirista nacional conseguir se fixar em nosso mercado, imagine sair daqui para ganhar a vida nos Estados Unidos. Nesta entrevista com Júlia Câmara, roteirista do suspense Ocupantes (que será distribuído por aqui pela A2 Filmes) ela nos contou sobre este longo caminho que percorreu e seu novos projetos que estão por vir.
Numa destas perguntas, ela nos contou que sempre esteve envolvida no meio artístico e já passou por diversas experiências no ramo: “Fui freelancer durante anos como tradutora de legendagem para cinema e televisão. Escrevi e dirigi curtas premiados, incluindo “House Cleaning”, Melhor Curta Comédia no Festival Internacional de Cinema Independente de Nova York de 2012, e “Quero te Encontrar”, Melhor Curta no Broad Humor Film Festival de 2015. Escrevi o roteiro do longa “Área Q” (estrelado por Isaiah Washington e Murilo Rosa) e o road movie “Angie” (estrelado por Andy Garcia, Juliette Lewis, Camilla Belle, Cristiane Torloni e Carol Castro)“.
Abaixo segue a entrevista com Júlia Câmara na íntegra!
Cinema e Pipoca: Como surgiu a ideia para o roteiro? E ele foi escrito em quanto tempo?
Júlia Câmara: Eu tinha muita vontade de escrever um roteiro no gênero de found footage. Então comecei a bolar a história ao contrário. Dois personagens em um local. Aí tive que pensar na razão das câmeras e em quem eram os personagens. A princípio imaginei só um casal que, aparentemente, tinha um casamento feliz, mas que as câmeras revelariam não ser o caso. Quanto mais eu desenvolvia a história, mas achava que a plateia odiaria este casal que faz coisas terríveis um com o outro. Então achei que seria interessante se fossem dois casais idênticos, porém com diferenças chaves de escolhas de vida e de dinâmica entre eles.
Escrevi oitenta por cento da primeira versão do roteiro em um voo de Los Angeles para São Paulo. E depois levei mais ou menos um mês para reescreve-lo e poli-lo. Ainda fiz mais umas duas versões antes do roteiro chegar as mãos do produtor Howard Nash.
CP: O cenário para roteiristas de filmes independentes no Brasil e nos Estados Unidos é muito diferente?
JC: Fazer cinema é difícil em qualquer lugar do mundo, acredito eu. A grande diferença entre o Brasil e EUA é o tamanho do mercado. Apesar do mercado brasileiro de filmes e séries de televisão estar crescendo, a quantidade nos EUA nunca esteve maior. Ao mesmo tempo que existem mais produtoras nos EUA do que no Brasil, também existem mais roteiristas correndo atrás das mesmas oportunidades.
CP: Você já escreveu o road movie Angie, o suspense Área Q com diversas locações e agora este Ocupantes é centralizado em pouquíssimas locações e poucos atores. O desafio neste último caso é maior?
JC: O desafio é maior sim. Até por questões visuais. Num filme com locações e personagens diferentes, você tem a chance de escapar um pouco para uma externa aqui e ali. No caso de Ocupantes, isso não existe. A plateia só vê o interior da casa, mesmo os personagens tendo uma vida fora dela. Tinha medo da coisa ficar meio cansativa, visualmente. Mas acho que o Russ fez um grande trabalho ao criar ambientes visualmente diferentes dentro da casa, e ao dirigir os atores criando uma dinâmica interessante.
CP: O roteiro tem como pilar fundamental as dimensões paralelas. Quais os filmes com esta temática que você gosta? E teve algum que foi usado como inspiração?
JC: Muita da minha inspiração veio de Star Trek, Além da Imaginação, Contos da Cripta e A Quinta Dimensão. Alguns filmes que assisti e foram uma boa referência são Te Amarei para Sempre, Time Lapse, A Outra Terra, Efeito Borboleta. E o Ocupantes já foi muito comparado com De Caso com o Acaso.
CP: Como foi sua interação com o diretor Russ Emanuel durante as filmagens? Você esteve presente?
JC: Eu trabalhei bastante com o Russ e com o nosso produtor, Howard Nash, na fase de desenvolvimento do roteiro. Deu para perceber logo no começo que tínhamos uma visão muito parecida de como a história deveria ser contada. Eu acabei a última versão do roteiro no dia 18 de abril de 2014. No dia 27 de abril a minha filha nasceu. Então, enquanto a equipe trabalhava na pré-produção, eu estava completamente dedicada à minha pequena.
Em setembro as filmagens começaram, e eu estava ainda em licença maternidade. Mas fiz questão de ir visitar o set algumas vezes. Para mim, estar no set é sempre uma chance de poder aprender um pouco mais. Principalmente se não estou no set como diretora. Foi muito bom ver o processo do Russ de dirigir atores, lidar com a equipe e construir um ambiente de trabalho muito profissional e eficaz.
Russ e eu tivemos a chance de realmente nos conhecermos, já que levamos o filme para várias convenções como a San Diego Comicon, Rose City Comicon e Phoenix Comicon. O Ocupantes também passou em vários festivais de cinema nos EUA, então nós embarcamos juntos na turnê mundial Ocupantes, indo para várias cidades diferentes e participando de palestras e entrevistas.
CP: O filme faturou diversos prêmios ao redor do mundo e concorre no Rock Horror in Rio Film Festival. Vocês esperavam toda esta repercussão?
JC: Acho que todo roteirista quando começa a escrever um roteiro novo, ao mesmo tempo começa a escrever seu discurso para quando vencer o Oscar por aquele filme. Brincadeiras a parte, comecei simplesmente querendo fazer um filme interessante e de orçamento pequeno. O Russ me disse que desde o começo ele sentia que este filme tinha grande potencial. Mesmo depois de tanto tempo no circuito de festivais, o fato de continuarmos recebendo prêmios e convites para outros eventos me deixa super feliz e bem surpresa.
CP: Existem planos para que Ocupantes entre em circuito comercial?
JC: Existem sim. Ainda não tenho datas específicas mas assim que tiver eu aviso.
CP: Pensa em um Ocupantes 2?
JC: O roteiro está quase pronto. Na verdade, mandei a primeira versão para o Russ e o Howard estes dias. Acabei de escrever o roteiro no voo vindo para o Brasil. Algo muito simbólico para este filme.
CP: Tem outros projetos para o futuro? Poderia nos contar um pouco a respeito deles?
JC: Estou em pós-produção com dois filmes; um curta rodado em São Paulo e em português, e um longa rodado em Los Angeles em inglês e português. “Intangível” é um curta baseado em um roteiro para um longa-metragem. O filme é sobre o espírito de uma mulher solitária que se apaixona por um vizinho que recentemente se tornou cego. O elenco inclui Renata Hallada e Gustavo Braunstein. Depois do curta finalizado, a ideia é de rodar o longa aqui no Brasil.
“In Transit” é um longa-metragem sobre duas pessoas que se conhecem no aeroporto de Los Angeles enquanto esperam por seus voos. O elenco do filme inclui Branca Ferrazo, Oliver Rayon, Al Danuzio. A previsão de lançamento do filme é Setembro/Outubro deste ano.
E aí, o que achou da entrevista com Júlia Câmara? Já viu algum filme escrito ou dirigido por ela? Comente conosco!
Editor CP
ENTREVISTA E TOP CP – 7 FILMES RECENTES TIRADOS DE LIVROS INFANTIS
Hoje, dia 02 de abril, comemoramos o Dia Mundial do Livro Infantil. O gosto pela leitora começa desde cedo e vale a pena os pais incentivarem sempre seus filhos e lerem juntos as mais variadas obras. Além da lista de filmes, que dá nome à postagem, segue uma entrevista com Christian David, autor de livros juvenis como ‘A Menina que Sonhava com os Pés’
– ONDE VIVEM OS MONSTROS (2009)

Baseado no livro de Maurice Sendak, ‘Onde Vivem os Monstros’ é um filme que deve ser redescoberto o quanto antes. Há muito simbolismo para pontuar o rito de passagem da criança para a adolescência, sem contar a forma delicada com que o roteiro nos mostra a solidão e ao mesmo tempo, os subterfúgios criados pela mente da criança. Pequeno grande filme.
Entrevistas
Entrevista com Rosane Svartman sobre a série Vicky e a Musa, que estreia hoje (19), no Globoplay

A partir de hoje (19), os assinantes do Globoplay poderão acompanhar as aventuras e descobertas dos jovens e adolescentes de Vicky e a Musa, com a estreia da primeira parte da temporada. Por isso, essa entrevista com Rosane Svartman (criadora e escritora do programa) é mais do que bem vinda!
Com direção artística de Marcus Figueiredo, a série mostra a importância da arte na vida das pessoas. “Todo mundo tem um filme que marcou a sua vida, uma música que lembra alguém especial, um livro que nunca esqueceu. Esta é uma série não só sobre quem faz arte, mas sobre como nós somos permeáveis a ela e à cultura como um todo, e como isso faz com que a gente se entenda nesse mundo e entenda melhor o outro. A arte nos faz humanos”, conceitua Rosane.
No primeiro musical criado e produzido pelos Estúdios Globo, se destacam os dilemas da adolescência – uma época em que “tudo parece o fim do mundo e, na verdade, é apenas o começo”, nas palavras da autora, e o amadurecimento dos jovens adultos, já que a trama passeia também por suas escolhas profissionais que se sobrepõem aos sonhos, pela entrada no mercado de trabalho, pelos relacionamentos que se transformam ao longo do tempo, entre outras questões.
Antes da entrevista com Rosane Svartman, vamos conferir a sinopse e o elenco da série!
Sinopse de Vicky e a Musa
O fio condutor dessa história sobre o poder transformador da arte é Vicky (Cecília Chancez), uma jovem estudante cheia de sonhos, que sempre foi apaixonada por música e dança e tenta entender seu lugar no mundo com a chegada da adolescência.
Ela e Luara (Tabatha Almeida) sempre foram grandes parceiras, mas a relação das duas está abalada desde que Luara resolveu deixar a amiga de lado, sem qualquer motivo aparente, e passou a ignorá-la após a morte da mãe durante a pandemia de Covid-19.
Cansada dessa vida solitária e reagindo às provocações de Luara, Vicky desabafa na praça do bairro e, enquanto suas palavras carregadas de sentimento são ditas no timbre mais forte de sua voz, uma brisa intensa levanta a poeira no local e chama a atenção de todos.
O significado disso nem ela mesma sabe, mas seu pedido de socorro está prestes a ser atendido por Euterpe (Bel Lima), a musa da música segundo a mitologia Grega e uma das figuras que mais chama sua atenção nas aulas lecionadas por Isa (Malu Rodrigues), irmã de Luara.
Com inúmeros artistas que se tornaram ícones da música graças aos seus encantos, a filha de Zeus chega à Terra trazendo apenas um propósito: inspirar Vicky para, através dela, arrebatar outras pessoas e, consequentemente, todo o bairro de Canto Belo.
Junto de sua chegada, uma aura de magia toma conta do local, sinalizando que algo muito poderoso está prestes a acontecer: conforme Euterpe caminha pelas ruas, ela inspira as pessoas com sua purpurina mágica, que cantam com ela a música “O Sol”, de Vitor Kley, no primeiro de muitos clipes que embalam a trama.
Assim, a deusa, que chega um pouco perdida porque não pisa no planeta Terra há muito tempo, se encanta pela vizinhança. Sem que ninguém saiba que ela é uma divindade, Euterpe tem papel fundamental na transformação de Canto Belo, já que enxerga nos indivíduos algo que eles mesmos não veem. Apesar da disposição e de estar munida de sua purpurina mágica do entusiasmo, a musa da música logo percebe que a tarefa não vai ser nada fácil.
Para sua surpresa, e ao mesmo tempo, decepção, seu irmão Dionísio (Túlio Starling), deus do teatro, também volta à Terra. Com um jeito excêntrico e ao mesmo tempo atrapalhado, ele tem certa dificuldade de interagir com os humanos. Eles não compreendem suas piadas milenares e seu humor incomum. Dionísio vai provocar muita confusão e, algumas vezes resolver empecilhos, com seu dom de se transformar em outras pessoas.
É no teatro abandonado da região que os irmãos decidem se refugiar. E é, então, nesse lugar ‘sagrado’ que cada jovem envolvido no processo transformador de Canto Belo vai se reconectar com a sua essência ao longo dos episódios. Um efeito cascata terá início com a chegada dos deuses, por meio da arte, e vai propor aos personagens uma jornada de reencontro consigo mesmos e de reconexão em suas relações sociais.
O elenco da série
O elenco da série, cuja segunda temporada tem previsão de estreia em dezembro, tem nomes conhecidos do público nas redes sociais, teatro, cinema e da TV. Além de Cecilia Chancez, Tabatha Almeida, Bel Lima e Túlio Starling, o musical conta ainda com Nicolas Prattes, João Guilherme, Cris Vianna, Dan Ferreira, Jean Paulo Campos, Malu Rodrigues, Hilton Cobra, Pedro Guilherme Rodrigues, Leticia Isnard, Manu Estevão, entre outros. Os episódios finais da primeira temporada chegam ao Globoplay no dia 26 de julho.
Então, sem mais delongas, vamos para a entrevista com Rosane Svartman.
Entrevista com Rosane Svartman
Como descreve a série ‘Vicky e a Musa’ e os elementos que funcionam como fio condutor da história?
- Rosane: ‘Vicky e a Musa’ é uma série que valoriza a arte e a cultura, e mostra como isso pode transformar pessoas e como pessoas transformam territórios. Não é uma história apenas sobre quem faz arte, mas sobre como nós somos permeáveis à arte e cultura, e como isso faz com que a gente se entenda nesse mundo e entenda o outro. Arte é também empatia. Em ‘Vicky e a Musa’, o território também é protagonista, além das pessoas que vivem ali. Ao longo da trama, Canto Belo se transforma, assim como suas personagens. Mas Vicky (Cecilia Chancez) tem extrema importância nesse processo, ela é o fio condutor. É a personagem que sente falta de alguma coisa naquele lugar que nem sabe direito o que é e, sem querer, chama a musa da música. E é a partir da chegada de Euterpe (Bel Lima) que as pessoas e o território são transformados através da arte.
De que forma o gênero musical influencia na escrita da obra?
- Rosane: Influencia muito, porque as músicas precisam ajudar a contar a história e a retratar aquele momento de cada personagem. Acredito que o cancioneiro brasileiro é muito rico e viaja o mundo. Temos artistas incríveis, uma diversidade muito bacana e nós da equipe de roteiro e pesquisa tentamos trazer isso para a série, com músicas de várias épocas e gêneros, mas que precisavam caber na narrativa.
O Teatro Parnasus é um dos principais cenários da série. Qual é a importância desse lugar para a trama?
- Rosane: O teatro começa abandonado até que os jovens o ocupam com a inspiração dos deuses da arte, e, à medida que vão se transformando e transformando o teatro, eles entendem que a arte vai além daquelas paredes e cadeiras.
E a última questão da entrevista com Rosane Svartman é: o que o público pode esperar de ‘Vicky e a Musa?
- Rosane: Espero que o público se inspire. Acho que ‘Vicky e a Musa’ faz a gente pensar sobre o nosso cotidiano, sobre a nossa realidade e como a arte está presente em nossas vidas. Espero que seja uma série lembrada também por alegrar a vida das pessoas.
E então, o que achou dessa Entrevista com Rosane Svartman sobre a série Vicky e a Musa?
Entrevistas
Entrevista com Ivo Lopes Araújo, diretor de fotografia do longa “Casa Vazia”

O Cinema e Pipoca recebeu um material exclusivo, com uma entrevista com Ivo Lopes Araújo, um dos mais aclamados diretores de fotografia da atualidade no país. O cearense ajustou o foco e enquadrou as cenas de recentes sucessos do cinema brasileiro, como Girimunho, Tatuagem e Greta. Também integrou a equipe do internacionalmente premiado Bacurau.
O mais novo trabalho do fotógrafo é o longa-metragem Casa Vazia, que chega aos cinemas neste fim de semana em São Paulo, Campinas, Porto Alegre, Natal, Palmas e no Rio de Janeiro. Por esse filme, Ivo conquistou um Troféu Redentor, no Festival de Cinema do Rio de Janeiro em 2021, e um Kikito, no Festival de Gramado no ano passado.
Rodada em Santana do Livramento (Rio Grande do Sul) e Rivera (Uruguai), a produção aborda o empobrecimento da população em áreas agrícolas marcadas pelo avanço da tecnologia e das desigualdades sociais.
Dirigido por Giovani Borba e definido como um neo-western pela revista Variety, o filme explora uma linguagem híbrida entre ficção e documental e tem como protagonista um não-ator, Hugo Noguera, que é um ex-peão de estância.
Confira a entrevista com Ivo Lopes Araújo, sobre o longa Casa Vazia
Casa Vazia foi sua estreia em um filme rodado no pampa gaúcho. Como foi essa experiência?
Ivo: Foi a primeira vez que eu filmei nos pampas gaúchos. Foi incrível porque tem uma luz muito suave. Então durava horas do dia aquela luz suave. Tudo fica muito colorido. Os contrastes ficam certinhos, é uma paisagem incrível mesmo. Mas acho que a paisagem é usada a serviço do filme. E aí tem um trabalho que eu acho que é coletivo. Pra mim, foi um privilégio estar filmando nesse lugar, nessa época, e pra contar essa história. Tudo estava casando muito bem.
Como foi transpor para a tela a imensidão dos campos e essa sensação de vazio que permeia toda a trama?
Ivo: É impressionante como a natureza é forte na imagem. Ela traz tantas sensações. Acho que é nosso inconsciente, nossa memória ancestral que faz com que a gente se relacione com aquilo num lugar muito poderoso. É impressionante como, dependendo da história que se cria, da trama, você pode ter uma sensação de plenitude com a natureza, de solidão. Então, ela amplifica o gesto humano e o que a dramaturgia tá contando. No caso desse personagem silencioso e desse vazio que o filme cria, a natureza é usada para expandir isso, levar para um lugar maior. E funciona muito bem. O que poderia ser uma paisagem bucólica, se torna uma paisagem quase opressora pela sensação de solidão e de vazio que o personagem tá vivendo. É bem interessante o uso da natureza para tornar esse sentimento maior.
Você conquistou um Troféu Redentor e um Kikito com Casa Vazia. Em diversas cenas, a fotografia parece ser a única personagem que dialoga com o protagonista. Essa foi a sua intenção?
Ivo: É bem importante entender que o trabalho de composição da imagem do filme e a forma como ela ajuda na dramaturgia não é um trabalho só do fotógrafo. É um trabalho do diretor de arte, a escolha das locações, o figurino que o ator tá usando numa uma paisagem verde, o próprio ator, a entrega dele, o diretor que tá arquitetando tudo isso. Fico muito lisonjeado com os prêmios de fotografia. Mas é muito importante expandir e entender como essa paisagem natural e essas imagens se tornam poderosas.
É o trabalho de uma equipe toda, a equipe de fotografia, que tá ali junto iluminando, pensando os movimentos, trabalhando o foco, fazendo a imagem se constituir fisicamente mesmo. Não só os elementos de conceito, mas a mão na massa. A câmera estar no lugar certo, os movimentos de câmara, os travellings. Tem um trabalho de botar a mão na massa e materializar a imagem. E que o fotógrafo também não faz sozinho.
E quais são os seus próximos projetos?
Ivo: Tem um filme que foi rodado ano passado na África entre Mauritânia e Guiné Bissau, dirigido por um realizador português, Pedro Pinho. Amanhã será outro dia é um filme enorme, nunca tinha participado de uma produção tão grande. Foram vinte semanas de filmagem, um roteiro muito grande e uma história muito interessante.
Eu tô bem curioso e ansioso pra ver esse filme pronto e na tela. Tô agora em fase de finalização e colorização do filme dirigido pela Clarissa Campolina e pelo Sérgio Borges, que se chama Fera na Selva. Também foi um grande prazer trabalhar de novo com esses realizadores.
E então, o que achou dessa entrevista com Ivo Lopes Araújo? Comente com a gente em nossas redes sociais!
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