ENROLADOS
Críticas

ENROLADOS

adorocinema.com5

 

Desde que assistimos nossa primeira animação dos Estúdios Disney, percebemos que existem regras básicas por lá. Portanto, as protagonistas sempre são afinadíssimas e preparadas para soltar a voz, assim como os personagens secundários que são meio bobos e criados para levar alívio cômico quando o roteiro vai de encontro ao drama. Foi assim em ‘A Bela e a Fera, ‘Branca de Neve e os 7 Anões’ e nesta tentativa de atualizar o clássico de Rapunzel.

Na primeira fala já há certo incômodo ao percebermos que a dublagem nacional para o príncipe em questão é de Luciano Huck. Se até a Dreamworks acabou esgotando suas piadinhas sobre os contos de fadas ‘politicamente incorretos’ em ‘Shrek’, essa iniciativa do estúdio de Mickey e Cia sai pela culatra, mesmo com uma ou outra sacada bacana (como o fato de Rapunzel ser uma adolescente em conflito consigo mesma ou a bela mudança de como a garota teria sido raptada pelo terrível madrasta).

Os diretores Byron Howard e Nathan Greno exageram nas músicas, cansam o espectador e provam que a Disney sem a Pixar fica devendo por esse tipo de ‘padronização’ que nunca é bom. Se nem Rapunzel, nem o príncipe tem força suficiente para ganhar a nossa empatia, nos contentamos com o camaleão e o cavalo e suas peripécias.

Quando era bebê, Rapunzel, a princesa de um palácio, foi raptada e trancafiada numa torre muito alta. Sua raptora descobriu que, ao cantar uma canção e tocar nos longos cabelos da jovem, ela rejuvenesce. Ao completar 18 anos, um ladrão fugitivo sobe na torre e a convence a descer de lá e conhecer o mundo. Ao descobrir a traição, a madrasta corre para recuperar seu valioso tesouro.

No fim, a lição de moral dada por Rapunz , na vilã e o clichê de salvar o amado com as lágrimas que caem em seu rosto me fazem, novamente, sentir saudade de criações tão maravilhosas como ‘Wall-E’, Sr. Fredericksen e até mesmo Relâmpago McQueen. ‘Enrolados’, como filme infantil pode até agradar, mas como uma nova visão para as princesas, fica bem abaixo do esperado.

Título Original: Tangled
Ano Lançamento: 2010 (EUA)
Dir: Byron Howard e Nathan Greno
Vozes: Mandy Moore, Matthew Gray Gubler, David Schwimmer, Zachary Levi, Grey DeLisle, Carolyn Lawrence, Peter Sallis

ORÇAMENTO: 150 Milhões de Dólares


PERGUNTA PARA O INTERNAUTA:

 

*O que você achou de ENROLADOS ?
*O que você acha das atuais animações da Disney, sem a Pixar?

Deixe um comentário

Você não pode copiar o conteúdo desta página

GeraLinks - Agregador de linksTrends Tops - Trending topicsÀ toa na net