ENROLADOS

adorocinema.com5

 

Desde que assistimos nossa primeira animação dos Estúdios Disney, percebemos que existem regras básicas por lá. Portanto, as protagonistas sempre são afinadíssimas e preparadas para soltar a voz, assim como os personagens secundários que são meio bobos e criados para levar alívio cômico quando o roteiro vai de encontro ao drama. Foi assim em ‘A Bela e a Fera, ‘Branca de Neve e os 7 Anões’ e nesta tentativa de atualizar o clássico de Rapunzel.

Na primeira fala já há certo incômodo ao percebermos que a dublagem nacional para o príncipe em questão é de Luciano Huck. Se até a Dreamworks acabou esgotando suas piadinhas sobre os contos de fadas ‘politicamente incorretos’ em ‘Shrek’, essa iniciativa do estúdio de Mickey e Cia sai pela culatra, mesmo com uma ou outra sacada bacana (como o fato de Rapunzel ser uma adolescente em conflito consigo mesma ou a bela mudança de como a garota teria sido raptada pelo terrível madrasta).

Os diretores Byron Howard e Nathan Greno exageram nas músicas, cansam o espectador e provam que a Disney sem a Pixar fica devendo por esse tipo de ‘padronização’ que nunca é bom. Se nem Rapunzel, nem o príncipe tem força suficiente para ganhar a nossa empatia, nos contentamos com o camaleão e o cavalo e suas peripécias.

Quando era bebê, Rapunzel, a princesa de um palácio, foi raptada e trancafiada numa torre muito alta. Sua raptora descobriu que, ao cantar uma canção e tocar nos longos cabelos da jovem, ela rejuvenesce. Ao completar 18 anos, um ladrão fugitivo sobe na torre e a convence a descer de lá e conhecer o mundo. Ao descobrir a traição, a madrasta corre para recuperar seu valioso tesouro.

No fim, a lição de moral dada por Rapunz , na vilã e o clichê de salvar o amado com as lágrimas que caem em seu rosto me fazem, novamente, sentir saudade de criações tão maravilhosas como ‘Wall-E’, Sr. Fredericksen e até mesmo Relâmpago McQueen. ‘Enrolados’, como filme infantil pode até agradar, mas como uma nova visão para as princesas, fica bem abaixo do esperado.

Título Original: Tangled
Ano Lançamento: 2010 (EUA)
Dir: Byron Howard e Nathan Greno
Vozes: Mandy Moore, Matthew Gray Gubler, David Schwimmer, Zachary Levi, Grey DeLisle, Carolyn Lawrence, Peter Sallis

ORÇAMENTO: 150 Milhões de Dólares


PERGUNTA PARA O INTERNAUTA:

 

*O que você achou de ENROLADOS ?
*O que você acha das atuais animações da Disney, sem a Pixar?

Primeiro vingador do Cinema e Séries (antigo Cinema e Pipoca) e do Pipocast, sou formado em Jornalismo e também em Locução. Aprendi a ser ‘nerdzinho’ bem moleque, quando não perdia um episódio de Cavaleiros do Zodíaco na TV Manchete ou os clássicos oitentistas na Sessão da Tarde. Além disso, moldei meu caráter não só com os ensinamentos dos pais, mas também com os astros e estrelas da Sétima Arte que me fizeram sonhar, imaginar e crescer. Também sou Redator Freelancer.

Você não pode copiar o conteúdo desta página

GeraLinks - Agregador de links Trends Tops - Trending topics À toa na net