Marty Supreme | Resenha | Vale a pena assistir?

Existe, em Marty Supreme, o encontro de dois talentos de Hollywood. O primeiro deles é o astro Timothée Chalamet que ao longo dos anos foi se provando, seja em blockbusters como na franquia Duna ou em obras menores – no sentido de investimento – como Me Chame pelo seu Nome – que nem acho tão bom assim. O astro não tem problemas em ter um zoom out que, por muitos momentos, explicita as imperfeições de seu rosto e o outro nome é o diretor Josh Safdie, do excelente Joias Brutas.

Esse novo projeto tem duas horas e meia de projeção e Safdie expõe, outra vez, que sabe trabalhar o caos como poucos profissionais na atualidade. Toda a correria e todos os caminhos tortuosos apresentados no longa com Adam Sandler foram amplificados aqui, não só por um tom sarcástico ainda maior, mas também pelas escolhas do protagonista, daqueles que você ama odiar ou odeia amar. Ao mesmo tempo, a cidade é barulhenta, todos falam ao mesmo tempo e outros além de Marty parecem querer ganhar na base do grito e de certas artimanhas.

Marty Mauser vê a mulher grávida e não está nem aí, precisa tomar conta de um cachorro e faz tudo ao contrário, expõe, sem problemas, essa vaidade e irresponsabilidade exagerados com todos à sua volta. Em contrapartida, é mesatenista focado, minimalista e perfeccionista. Mas até onde as outras pessoas irão aturá-lo até que explodam? Até onde ele mesmo chegará até se autodestruir?

Marty Supreme e seu elenco afiado

Toda essa visceralidade, porém, cobra um preço. Há passagens onde o espectador ficará um tanto perdido, pois num momento Marty está em uma residência e, em seguida, já aparece em outra locação, indo para um outro país. Só que o roteiro dribla isso com sequências inimagináveis – como uma em específico, que não posso dar detalhes, mas que você saberá quando assistir.

Se lembrarmos que estamos na década de 1950, ou seja, no pós-guerra, entenderemos o porquê há cenas de masculinidade exacerbada e reputação sendo colocadas à prova. Mesmo assim, atrizes como Odessa A’zion (Until Dawn) e Gwyneth Paltrow (Homem de Ferro) brilham e esbanjam carisma – Paltrow, de fato, me surpreendeu aqui.

Dá a impressão de que Safdie é aquele tipo de pessoa que está com a casa toda bagunçada, mas não pode organizá-la porque, senão, ele dificilmente encontrará algo. Para nós, que estamos apenas de passagem, como meras visitas, não precisamos reclamar de nada, pois Marty Supreme é, até o momento, sua obra prima.

Marty Supreme nos cinemas de Campinas

Onde assistir Marty Supreme?

O filme está em exibição em todos os cinemas do país.

Sinopse de Marty Supreme

Mostra a jornada de Marty Reisman, um traficante que se tornou campeão de tênis de mesa e se tornou o mais velho a vencer uma competição nacional de raquete, aos 67 anos.

Nota: ★★★★½

Título Original: Marty Supreme
Ano Lançamento: 2026 (Estados Unidos | Finlândia)
Dir.: Josh Safdie
Elenco: Timothée Chalamet, Gwyneth Paltrow, Odessa A’zion, Kevin O’Leary, Tyler Okonma, Abel Ferrara, Fran Drescher, Luke Manley, Emory Cohen

Curiosidades de Marty Supreme

Sair da versão mobile