ENQUADRAMENTOS DE CÂMERA NO CINEMA

O bom enquadramento é uma das melhores formas de se contar uma história, pois com ele podemos conseguir mais suspense ou maior dramaticidade dentro do roteiro. Então, vamos a todos os tipos de enquadramento que podemos ter no cinema.

– PLANO GERAL (PG)
Há o enquadramento de todo ambiente onde está o objeto da cena.

plano geral

– PLANO AMERICANO (PAm)
Leva este nome porque foi criado, adivinhem… Pelo americanos. Isso ocorreu nos anos 40 e talvez por isso era muito usado em westerns. Enquadra o personagem do joelho até a cabeça.

PLANO AMERICANO PAm
– PLANO ABERTO (PA)
Enquadra todo o objeto da cena.

PLANO ABERTO
– PLANO MÉDIO (PM)
É o enquadramento do personagem da cintura para cima ou então, meio objeto.

PLANO MÉDIO
– PRIMEIRO PLANO (PP)
Enquadra, mais ou menos, o peito e a cabeça do personagem.

PRIMEIRO PLANO
– CLOSE
É quando a câmera focaliza a parte mais significativa da cena, como por exemplo, o rosto de alguém assustado ou chorando.

CLOSE
– CLOSE UP
Enquadra uma parte significativa do objeto, como por exemplo, o olho de uma pessoa chorando e as lágrimas escorrendo dele.

CLOSE UP
– PLANO DETALHE
É o enquadramento de apenas uma determinada parte de alguém ou de algum objeto.

PLANO DETALHE

Primeiro vingador do Cinema e Séries (antigo Cinema e Pipoca) e do Pipocast, sou formado em Jornalismo e também em Locução. Aprendi a ser ‘nerdzinho’ bem moleque, quando não perdia um episódio de Cavaleiros do Zodíaco na TV Manchete ou os clássicos oitentistas na Sessão da Tarde. Além disso, moldei meu caráter não só com os ensinamentos dos pais, mas também com os astros e estrelas da Sétima Arte que me fizeram sonhar, imaginar e crescer. Também sou Redator Freelancer.

Você não pode copiar o conteúdo desta página

GeraLinks - Agregador de links Trends Tops - Trending topics À toa na net