Emilia Perez | Vale a pena assistir?
Fui conferir Emilia Perez por dois motivos: primeiramente porque participarei de uma live sobre o Oscar com o pessoal do Papo Aleatório no próximo domingo (02) – e o projeto tem 13 indicações – e, além disso, pela curiosidade. Este segundo ponto tem a ver com a profusão de críticas negativas que se somou desde antes de seu lançamento nos cinemas nacionais.
Dirigido pelo francês Jacques Audiard (O Profeta) que, em entrevistas, revelou não ter se aprofundado na cultura mexicana para moldar sua obra, que é baseada romance de Boris Razon. Existem títulos, como Gladiador ou Coração Valente, por exemplo, que não são fidedignos ao lidarem com história e cultura, venceram o Oscar de Melhor Filme e faturaram alto nas bilheterias e não há problema nisso. O que Audiard não entende, portanto, é que suas mais de duas horas de projeção precisam ter sentido narrativo.
Ao mesmo tempo, para piorar as coisas, ele praticamente não utilizou, nem no elenco e nem na produção, mexicanos, pois veja: Karla Sofía Gascón é espanhola, Zoe Saldana (Os Vingadores – Ultimato) e Selena Gomez, americanas e Edgar Ramirez, venezuelano. Apenas Adriana Paz é, de fato, mexicana.
Porém, vamos supor que todas essas derrapadas ficassem para trás. Seria histórico essa primeira indicação de Melhor Atriz para uma mulher trans. O problema? Os comentários preconceituosos de Gascón. Dali em diante, toda campanha da Netflix, que corre atrás do prêmio principal do Oscar há anos, derreteu.
Emilia Perez e suas canções que não funcionam
Emilia Perez recebeu indicações a Melhor Trilha Sonora e Melhor Canção por duas músicas, sendo elas: “El Mal” e “Mi Camino”. Realmente são as ‘menos piores’. Em contrapartida, como não se envergonhar com aquele trecho onde cantam sobre ‘vaginoplastia’ em um tom que, a meu ver, chegou próximo do deboche.
Pense em uma novela ruim, tipo aquelas da Record. Temos um exemplar fílmico que custou 25 milhões de euros – a cena da protagonistas recebendo os filhos e a ex-esposa na nova casa é vergonhosa. O terceiro ato recupera um pouco do fôlego, mas até chegar nisso, me perguntava: ninguém julgou as atitudes do passado dela? Ela tornou-se uma benfeitora – e foi santificada – e isso a exime de toda culpa? E o dinheiro de Emilia Perez, que é milionária, não será investigado? Quando os créditos sobem, minha vontade foi de assistir a vários episódios de Maria do Bairro, para tentar esquecer dessa baboseira desrespeitosa.
Onde assistir Emilia Perez?
O filme está em cartaz nos cinemas de todo país.
Sinopse de Emilia Perez
Rita trabalha em um escritório de advocacia mais interessado em lavar dinheiro do que em servir a lei. Para sobreviver, ela ajuda um chefe do cartel a sair do negócio para que ela possa finalmente se tornar a mulher que sempre sonhou ser.
Nota Cinema e Séries: ★½
Título Original: Emilia Pérez
Ano Lançamento: 2024 (França | Bélgica)
Dir: Jacques Audiard
Elenco: Zoe Saldaña, Karla Sofía Gascón, Selena Gomez, Adriana Paz, Mark Ivanir, Édgar Ramírez, James Gerard, Agathe Bokja, Lucas Varoclier
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Curiosidades de Emilia Perez
- Quando o filme ganhou o prêmio de Melhor Filme – Musical ou Comédia no Globo de Ouro de 2025, o diretor de Rivais, Luca Guadagnino, saiu da sala.
- O diretor Jacques Audiard cancelou uma participação na sessão de perguntas e respostas para Emilia Perez na Cineteca Nacional do México, horas antes do evento, devido à reação negativa sobre a representação dos mexicanos e da crise do tráfico de drogas no filme. Adriana Paz, a única mexicana do elenco, foi a única pessoa presente no evento após a exibição.
- Apontaram que há erros gramaticais, como o uso de “Cárcel” em vez de “Penitenciaria” em uma cena que mostrava uma prisão.
- A Academia recebeu críticas pelas 13 indicações ao Oscar de Emilia Perez, por conta, dentre outras coisas, do uso de inteligência artificial para melhorar a voz da atriz principal e a representação ofensiva de pessoas trans no filme.
- A Gay & Lesbian Alliance Against Defamation (GLAAD) chamou o filme de “uma representação profundamente retrógrada de uma mulher trans“, dizendo que ele recicla estereótipos e clichês trans de um passado recente.
- A comunidade latina pontuou seu descontentamento pela forma estereotipada com que o México e seu povo foram retratados, desde a romantização do cartel de drogas, até o desrespeito às suas vítimas.
- Em uma entrevista à CNN México em 15 de janeiro de 2025, Audiard se desculpou com o México por não ter se aprofundado na cultura do país e por não tratar a crise das pessoas desaparecidas de forma adequada no filme.
- Este é o primeiro filme em que a atriz espanhola Karla Sofía Gascón, que é uma mulher trans na vida real, atuou após anunciar sua transição em 2018. Antes disso, ela teve uma longa carreira como ator, participando de várias telenovelas.
- Jacques Audiard afirmou que não estudou o México ao escrever o filme, alegando que já sabia um pouco sobre o país e isso foi o suficiente para ele. Quando ele foi ao México procurar locações para as filmagens, não encontrou o México que imaginava, e por isso decidiu filmar em um estúdio em Paris, onde seria mais barato.
- A diretora mexicana trans Camila Aurora González fez o curta-metragem Johanne Sacreblu (2025) como uma resposta ao longa. O filme, totalmente filmado no México e sem franceses no elenco ou na equipe, é um musical ambientado na França, retratando vários estereótipos sobre os franceses.
- O designer de som de Emilia Pérez, Cyril Holtz, disse em uma entrevista que o filme usou tecnologias para tornar a voz de Karla Sofía Gascón mais grave nas cenas em que ela canta antes de sua transição, já que a atriz não conseguia atingir o tom de uma voz masculina. A ferramenta de clonagem de voz misturou a voz de Gascón com a da cantora francesa Camille, que escreveu as músicas do filme, para as cenas em que ela canta como Emilia.
- Selena Gomez cresceu falando espanhol, mas perdeu a fluência ao longo do tempo. Ela afirmou que passou seis meses reaprendendo o idioma, mas admitiu que não ficou satisfeita com o resultado final.
- Pelo desempenho no filme, o elenco feminino recebeu o prêmio de Melhor Atriz no Festival de Cinema de Cannes 2024, com Adriana Paz se tornando a primeira atriz mexicana a ganhar o prêmio, e Karla Sofía Gascón a primeira atriz trans a ganhar um prêmio de atuação em Cannes.
- A estrategista de marketing e campanha para o Oscar foi feito por Lisa Taback, que trabalhou nas campanhas de O Paciente Inglês (1996), A Vida é Bela (1997), Shakespeare Apaixonado (1998), Chicago (2002), O Discurso do Rei (2010) e O Artista (2012).
- O filme foi banido no Oriente Médio e Norte da África devido aos elementos e temas LGBTQ+. No entanto, o distribuidor Front Row Filmed Entertainment, em colaboração com os produtores, decidiu lançar uma versão sem classificação e sem cortes de Emilia Perez em todas as plataformas globais.
- Apesar das críticas, foi bem recebido em algumas partes da crítica internacional, sendo considerado um exemplo de ousadia ao tentar retratar temas complexos de identidade e cultura.