ELYSIUM

Elysium

Neil Blookamp gosta de mexer nas feridas expostas em nossa sociedade, pois criou a ótima ficção científica de baixo orçamento ‘Distrito 9’, que era uma claríssima alusão ao Apartheid e agora vem com ‘Elysium’, tentando esboçar a diferença entre as classes e os países desenvolvidos e sub-desenvolvidos.

O elenco globalizado conta com os americanos Matt Damon (‘O Ultimato Bourne‘) e Jodie Foster (‘O Silêncio dos Inocentes’), os brasileiros Wagner Moura (‘Tropa de Elite’) e Alice Braga (‘Cidade de Deus’), o sul-africano Sharlto Copley (que trabalhou com Blookamp em ‘Distrito 9) e o mexicano Diego Luna (‘E Sua Mãe Também’). Mas os problemas começam por aí, já que apenas Copley consegue uma atuação digna de comentários – Wagner Moura, apesar de estar confortável no papel do hacker Spider, traça características estereotipadas ao seu personagem.

Os 30 primeiros minutos nos mostram o potencial que ‘Elysium’ poderia ter, onde a tecnologia acabou por substituir seres humanos, os cuidados com a saúde são deploráveis e o sonho dos imigrantes ilegais tornam-se uma espécie de utopia suicida. Para tentar equilibrar o roteiro e levar os espectadores ocasionais para o cinema, o diretor moldou uma ação desenfreada mas um tanto desconexa – a escolha de colocar apenas explosões no terceiro ato é uma ferramenta rasa demais.

O ano é 2159 e enquanto alguns afortunados vivem numa estação espacial conhecida como Elysium, outros se amontoam na Terra. O governo tenta de todas as maneiras impedir que imigrantes ilegais entrem na estação. Cansado de toda diferença de classes, Max tentará de tudo para chegar em Elysium e levar consigo as pessoas que amam.

Se estivéssemos diante de uma ficção científica trash, seria muito mais fácil de engolirmos determinadas idéias e conceitos, mas para um projeto de 150 milhões de dólares, há excessos e decisões pouco plausíveis. A intenção inicial era válida, mas de boas intenções Hollywood está cheia, faltou apenas os produtores entenderem que nem todo dinheiro do mundo pode comprar a liberdade criativa de um diretor.

Título Original: Elysium
Ano Lançamento: 2013 (Estados Unidos)
Dir: Neill Blomkamp
Elenco: Matt Damon, Jodie Foster, Sharlto Copley, Alice Braga, Diego Luna, Wagner Moura, William Fichtner

ORÇAMENTO: 150 Milhões de Dólares
NOTA: 5,0

Primeiro vingador do Cinema e Séries (antigo Cinema e Pipoca) e do Pipocast, sou formado em Jornalismo e também em Locução. Aprendi a ser ‘nerdzinho’ bem moleque, quando não perdia um episódio de Cavaleiros do Zodíaco na TV Manchete ou os clássicos oitentistas na Sessão da Tarde. Além disso, moldei meu caráter não só com os ensinamentos dos pais, mas também com os astros e estrelas da Sétima Arte que me fizeram sonhar, imaginar e crescer. Também sou Redator Freelancer.

Você não pode copiar o conteúdo desta página

GeraLinks - Agregador de linksTrends Tops - Trending topicsÀ toa na net