
Dinheiro Suspeito, novo filme dirigido por Joe Carnahan (Narc), é uma homenagem aos filmes policiais de décadas atrás, como Serpico e Fogo contra Fogo. Tudo bem que não tem a mesma voracidade que estes citados, porém, é um passatempo interessante, cheio de reviravoltas, ação bem coreografada e a dupla Ben Affleck (Argo) e Matt Damon (Perdido em Marte) como protagonistas.
O roteiro baseia-se numa história real, contada por um amigo de Carnahan que trabalhava em Miami, na divisão de narcóticos. Contudo, os fatos em si são inventados, pois o que o diretor está interessado é neste jogo de gato e rato e nessa tensão e desgastes psicológicos que acompanham a vida desses agentes. E não há necessidade de compreendermos o passado dos personagens, pois a questão aqui é o presente e o futuro, suas ações e reações ao longo de um dilema moral: o que fazer com uma bolada que encontraram em uma residência, após uma denúncia anônima?
Teyana Taylor (Uma Batalha após a Outra), Steven Yeun (Treta), Kyle Chandler (do seriado Edição de Amanhã), Catalina Sandino Moreno (Dominação), Scott Adkins (John Wick 4) e Sasha Calle (The Flash) completam este elenco oscilante. Digo isso pois há personagens com bom tempo em tela e outros que não precisariam existir – Teyana, por exemplo, é tão talentosa que não merecia entrar e sair quase sem diálogos.
Dinheiro Suspeito: diretor volta a fazer um cinema mais visceral
Joe Carnahan ganhou os holofotes com o já citado Narc, que tinha um crueza sem igual, com uma câmera quase documental. Depois disso, o diretor deu umas escorregadas, como em Esquadrão Classe A e A Última Cartada, mas volta com esse tom mais visceral em Dinheiro Suspeito. Tudo é envolto de uma aura de corrupção e tensão e os tiroteios amplificam isso – você sentirá a ira de cada personagem em cada tiro.
Affleck e Damon têm uma química instantânea e os melhores diálogos desses desses 113 minutos de duração. Por fim, o que resume bem esse longa metragem que está na Netflix são as tatuagens nas mãos de Dane Dumars, que diz: “Nós somos os heróis? Somos e sempre seremos”. O caminho é bom, com alguns escorregões, mas o desfecho nos dá uma ‘rasteira’ daquelas que gostamos de tomar. Filmão dos bons!
Onde assistir Dinheiro Suspeito?
Sinopse de Dinheiro Suspeito
Um grupo de policiais de Miami recebe uma denúncia anônima falando de um dinheiro escondido. Chegando ao local, descobrem que o valor é muito maior, o que, ao longo do tempo, os fará questionar quem, de fato está lá para ajudar e quem é o infiltrado.
Nota: ★★★½
Título Original: The Rip
Ano Lançamento: 2026 (Estados Unidos)
Dir.: Joe Carnahan
Elenco: Matt Damon, Bem Affleck, Steven Yeun, Teyana Taylor, Catalina Sandino Moreno, Sasha Calle, Kyle Chandler, Scott Adkins, Nestor Carbonell, Lina Esco
Curiosidades de Dinheiro Suspeito
- Matt Damon decidiu trabalhar novamente com Ben Affleck após assistir com a filha a um documentário sobre os Beatles, refletindo sobre o fim da banda e sentindo vontade de criar algo marcante ao lado do amigo de longa data.
- Damon interpreta o tenente Dane Dumars, inspirado no capitão da polícia de Miami Chris Casiano, que participou da investigação real que deu origem ao filme.
- No longa, Dumars sofre com a morte do filho de 10 anos vítima de câncer, trama baseada na vida real de Casiano, cujo filho Jake William Casiano faleceu de leucemia em 2021.
- Dinheiro Suspeito é dedicado à memória de Jake Casiano.
- Segundo o diretor Joe Carnahan, o nome original do filme ‘The Rip’ é uma gíria usada por policiais de Miami para se referir à apreensão de dinheiro, drogas ou armas de criminosos.
- A tatuagem na mão de Dane Dumars faz referência ao livro A Estrada, de Cormac McCarthy, especialmente à pergunta “Nós somos os caras bons?”.
- Chris Casiano, a inspiração do personagem de Damon, aparece no filme como o detetive Al Pardo.
- A Netflix pagou um bônus único para cerca de 1.200 profissionais envolvidos no filme, caso ele atingisse metas de audiência — algo incomum para o streaming.
- Dinheiro Suspeito marca o primeiro longa de Matt Damon e Ben Affleck produzido para a Netflix.
- É a primeira colaboração entre Ben Affleck e o diretor Joe Carnahan desde A Última Cartada (2006).
- Este é o 13º filme em que Matt Damon e Ben Affleck aparecem juntos, considerando participações e filmes completos.
- Assim como em O Contador, Affleck interpreta um personagem com uma relação intensa e complexa com o irmão.
- Matt Damon e Scott Adkins já haviam contracenado juntos em O Ultimato Bourne (2007).
- O filme conta com dois vencedores do Oscar (Matt Damon e Ben Affleck) e dois indicados à estatueta: Steven Yeun e Catalina Sandino Moreno.





