Há filmes que mesmo com o passar de décadas continuam no inconsciente coletivo de boa parte dos cinéfilos. É assim com ‘Curtindo a Vida Adoidado’, ‘Os Goonies’, ‘Os Caça Fantasmas’. Com ‘De Volta para o Futuro’ não poderia ser diferente, até porque é uma ficção científica espetacular e que dialoga com todos os públicos facilmente.
Iniciaremos comentando sobre a trilha sonora, que traz todo clima despojado e fascinante dos anos 50 – com músicas como The Power of Love, Back in Time, Earth Angel, Johnny B. Goode -, outro acerto fabuloso foi a escolha de Michael J. Fox (‘Os Espíritos’), cravando a imagem do jovem rebelde e aventureiro da época e Christopher Lloyd (‘A Família Adams’) como o professor amalucado, e instantaneamente, os protagonistas criam uma empatia gigantesca.
Capitaneado por um roteiro redondíssimo escrito por Bob Gale e pelo próprio diretor, cheio de particularidades e com humor afiado, Robert Zemeckis ganhou o aval de ninguém menos que Steven Spielberg – que assina como produtor -, e rendeu uma das trilogias mais gloriosas do cinema mundial em todos os tempos.
Marty McFly está desiludido com a vida que leva, apesar de ter uma boa família e uma bela namorada. Tudo muda quando o Dr. Emmett Brown mostra para ele sua nova invenção, uma máquina do tempo que está dentro de um carro DeLorean. Mas Doc Brown é alvejado por terroristas e McFly, para escapar, utiliza a máquina, indo parar em 1955.
As idéias são geniais – a pessoa não pode interferir no passado de ninguém, pois irá alterar completamente o futuro -, os efeitos especiais funcionam ainda hoje e nada envelheceu. A perspectiva de que todo jovem ‘quer sumir do mapa em algumas ocasiões’, cola perfeitamente aqui e faz deste um programaço perfeito.
Título Original: Back To The Future
Ano Lançamento: 1985 (EUA)
Dir.: Robert Zemeckis
Elenco: Michael J. Fox, Christopher Lloyd, Lea Thompson, Crispin Glover, Thomas F. Wilson, Claudia Wells, Marc McClure, Billy Zane
ORÇAMENTO: 19 Milhões de Dólares
4 Comments