AS SESSÕES

as sessoes

O sexo ainda é um tabu para muita gente, sem contar que a religião sempre colocou uma barreira quase intransponível para que seus fieis jamais a ultrapassassem. Sendo assim, abordar tal assunto pode ser perigoso e tendencioso. Por sorte, não é o que acontece nesta maravilhosa obra intitulada ‘As Sessões’.

Quase como uma poesia, o diretor Ben Lewin (‘O Favor, o Relógio e o Peixe muito Grande’) molda este universo e trata a sexualidade com uma sutileza que poucos conseguiriam. Pode não ter um aparato visual tão incrível, mas o roteiro é escorado sem medo no drama, com acertadas doses de humor.


Falando nisso, o humor do protagonista é bastante peculiar, sem contar que John Hawkes (‘Contágio’) se entrega ao papel e some no personagem, que contém uma carga gigantesca de sentimentos e dúvidas. William H. Macy (‘Motoqueiros Selvagens’) e Helen Hunt (‘Náufrago’) têm interpretações contidas e por isso mesmo excelentes.

O protagonista contraiu poliomielite quando criança e por isso perdeu todos os movimentos de seu corpo, com isso fica preso a uma máquina chamada ‘pulmão de aço’. Sentindo-se mal e querendo experimentar uma relação sexual, contrata uma terapeuta – não sem antes pedir conselhos ao padre de sua paróquia – que o estimula num primeiro instante a fazer exercícios de consciência corporal e logo após tenta passar para as relações.

As narrações em off ajudam a dar uma dinâmica maior e é perfeito para fazer o espectador ter uma empatia imediata com Mark desde os momentos iniciais de ‘As Sessões’. Se o mundo da sétima arte fosse justo, concorreria tanto em melhor filme quanto melhor diretor. Pena que raramente a Academia é corajosa o suficiente para tal investida.

Título Original: The Sessions
Ano Lançamento: 2012 (Estados Unidos)
Dir: Ben Lewin
Elenco: John Hawkes, Helen Hunt, William H. Macy, Moon Bloodgood, Annika Marks, W. Earl Brown, Blake Lindsley, Adam Arkin, Ming Lo

ORÇAMENTO: 10 Milhões Dólares
NOTA: 8,5

Primeiro vingador do Cinema e Séries (antigo Cinema e Pipoca) e do Pipocast, sou formado em Jornalismo e também em Locução. Aprendi a ser ‘nerdzinho’ bem moleque, quando não perdia um episódio de Cavaleiros do Zodíaco na TV Manchete ou os clássicos oitentistas na Sessão da Tarde. Além disso, moldei meu caráter não só com os ensinamentos dos pais, mas também com os astros e estrelas da Sétima Arte que me fizeram sonhar, imaginar e crescer. Também sou Redator Freelancer.

Você não pode copiar o conteúdo desta página

GeraLinks - Agregador de linksTrends Tops - Trending topicsÀ toa na net