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AMORES SANTOS | DIRETOR FALA SOBRE O PROJETO

O Cinema e Pipoca entrevistou Dener Giovanini, diretor do polêmico documentário ‘Amores Santos’, que fala sobre a hipocrisia do discurso religioso. Durante seis meses, milhares de líderes religiosos como Arcebispos, Bispos, Padres e Pastores, foram contatados e gravados – via webcam – fazendo sexo virtual com um ator do documentário Amores Santos. Confira nosso bate papo:
Cinema e Pipoca: Fale um pouco sobre sua carreira, até chegar em ‘Amores Santos’.
Dener Giovanini: Sou jornalista e sempre atuei na área ambiental. Dediquei quase trinta anos da minha vida a causa ambiental, fazendo projetos e trabalhando com organizações ambientalistas. Na produção audiovisual comecei como roteirista e atuo nesse setor há cerca de 12 anos. Além de roteiros eu faço direção e também apresento programas para TV. Atualmente estou com uma série na TV Justiça, chamada Tribunal Ambiental. A ideia de fazer o documentário Amores Santos surgiu da minha necessidade de experimentar novas áreas do conhecimento. Eu queria fazer algo diferente na minha carreira de diretor cinematográfico.
CP: Como surgiu a ideia do roteiro? Houve muita discriminação da igreja e de outras pessoas por conta do tema?
DG: Inicialmente eu pensei em fazer um documentário sobre a homofobia. Principalmente sobre as consequências sociais do preconceito e também abordar a amplificação do discurso do ódio nas redes sociais. Para isso eu criei um perfil de um personagem na internet e comecei a falar com religiosos sobre o tema. A expectativa era que, quando o personagem se revelasse gay, eu poderia conhecer a construção do discurso homofóbico. Mas acabou acontecendo o que eu não esperava. Quando o personagem dizia que era gay começaram a surgiu cantadas por parte dos religiosos. Nesse momento nasceu o Amores Santos.
CP: Qual a maior dificuldade para se tirar um projeto como este do papel?
DG: Desde o início eu quis fazer um filme diferente. Um filme produzido inteiramente na internet. O nosso custo foi praticamente zero. Todos os que trabalharam no filme concordaram em fazer o serviço para receber porcentagem nos lucros da comercialização da obra. Foi uma grande aposta de todo mundo. É um risco, pois não sabemos de o filme será um “sucesso de bilheteria”.
CP: Qual o maior intuito do documentário?
DG: O filme trata, antes de tudo, sobre a hipocrisia e, principalmente, sobre as consequências do discurso homofóbico. Queremos mostrar que o discurso de ódio, hoje tão propagado por certas religiões, tem consequências muito graves, como suicídios, desagregação familiar e muito sofrimento, principalmente para uma parcela mais jovem da sociedade. O filme é muito forte. Mostra religiosos pregando uma coisa e fazendo outra. Queremos revelar uma grande farsa e creio que conseguiremos.
CP: O enfoque do projeto sempre foi este o início ou tiveram algumas modificações? E quanto tempo de gravação vocês conseguiram?
DG: Quando o documentário Amores Santos se revelou para nós, foi definitivo. Sabíamos que tínhamos uma grande história em nossas mãos e que tínhamos também uma grande responsabilidade sobre ela e sobre todos os que nela estavam envolvidos. Todo o processo de gravação durou cerca de seis meses.
CP: Como vocês pretendem disponibilizar o filme, já que será impossível exibi-lo em circuito comercial?
DG: Ainda estamos estudando essa questão da distribuição. Como o filme foi inteiramente produzido na internet eu creio que o caminho natural será a sua distribuição via Video On Demand (VOD). Estamos estudando em qual plataforma vamos disponibilizar o filme e também se iremos percorrer o circuito dos Festivais. Já temos alguns convites.
CP: Darico Macedo, o ator do filme, sempre foi a primeira opção?
DG: Darico Macedo foi escolhido também pela internet. Existiam outros possíveis candidatos, mas após algumas conversas e entrevistas ficou muito claro para mim que o papel era dele. Darico tem uma grande capacidade de comunicação e sabe atuar com muito profissionalismo e dedicação. Não foi um filme fácil de fazer. Não é qualquer ator que consegue manter 15, 20 relações sexuais virtuais por dia. Além do fato de ter a capacidade de deixar o interlocutor à vontade para revelar as suas fantasias.
CP: Quais os principais cuidados que estão tomando em relação às pessoas que aparecem nas filmagens?
DG: O nosso intuito é não prejudicar ninguém. Não importam os nomes, os rostos. O que importa é a situação. Se os religiosos querem fazer sexo, tudo bem. Não os condeno por isso. Mas eles não podem e não devem pregar uma coisa e fazerem outra. Não podem condenar a homossexualidade na missa da manhã e usarem calcinha vermelha debaixo da batina a noite.
CP: Tem outros projetos engatilhados para um futuro próximo? Se sim, poderia nos falar um pouco sobre eles?
DG: No momento estou finalizando o documentário Amores Santos e também o documentário Brasil/África – Um Elo Natural, que gravei no continente africano e que aborda as relações socioambientais entre o Brasil e a África. Também tenho alguns outros projetos em captação e espero começar a produção o mais breve possível. Também quero me dedicar a outros projetos parecidos com o Amores Santos. Eu gostei muito de fazer esse filme.
Destaque
8 Filmes que Leonardo DiCaprio merecia o Oscar

Leonardo DiCaprio merecia o Oscar por diversas vezes, tudo porque, ao longo de sua carreira, nos presenteou com personagens inesquecíveis e atuações impecáveis que conquistaram a crítica, o público e, por muitas vezes, foram ignoradas pela Academia. Ele tem uma carreira marcada pela escolha de papéis desafiadores, e a cada novo projeto, ele eleva o nível da interpretação.
Embora finalmente tenha levado para casa o cobiçado prêmio de Melhor Ator com O Regresso (2015), há vários outros momentos espetaculares. E você, concorda com esta lista?
8 Filmes que Leonardo DiCaprio merecia o Oscar
Diário de um Adolescente (1995)
Apesar de ainda ser um jovem ator na época, DiCaprio já demonstrava seu talento em Diário de um Adolescente, um drama psicológico que lida com questões complexas como o vício em drogas e suas consequências devastadoras. O filme, baseado no romance de Jim Carroll, segue o protagonista através de sua difícil jornada pela dependência química e suas degradações físicas e mentais.
DiCaprio não só convence como o adolescente problemático, mas consegue captar a vulnerabilidade e os dilemas internos do personagem de forma brilhante. A performance, intensa e visceral, marca o começo de sua jornada como um dos grandes nomes do cinema, mesmo que a Academia ainda não estivesse pronta para reconhecê-lo.
Titanic (1997)
Com um orçamento colossal e uma direção de James Cameron que se tornaria histórica, Titanic se consagrou como um dos maiores sucessos de todos os tempos, arrecadando 11 Oscares, incluindo Melhor Filme e Melhor Diretor. No entanto, um prêmio ficou de fora: o de Melhor Ator. Mesmo que a performance de DiCaprio como Jack Dawson não seja a mais complexa de sua carreira, é inegável que ele conseguiu criar um dos personagens mais adorados da história do cinema.
Sua química com Kate Winslet, o desfecho épico e a carga emocional que transmite ao público são ingredientes que tornam sua atuação memorável.
Gangues de Nova York (2002)
Em Gangues de Nova York, Martin Scorsese apresenta uma história épica ambientada na Nova York do século XIX, marcada pela violência e pela luta pelo poder nas ruas. DiCaprio contracena com um dos maiores ícones do cinema, Daniel Day-Lewis, que, de fato, roubou a cena com sua interpretação visceral do vilão Bill “The Butcher” Cutting.
Ele consegue equilibrar a vulnerabilidade de seu personagem com a sua sede por justiça e, embora o filme tenha sido reconhecido com várias indicações ao Oscar, DiCaprio não conseguiu ser indicado, o que foi uma grande falha da Academia.
O Aviador (2004)
Em O Aviador, conhecemos Howard Hughes, o excêntrico magnata do cinema e da aviação, cujos problemas mentais e obsessões se tornam o cerne da história. A direção (mais uma vez) de Martin Scorsese e o elenco de peso, que inclui Cate Blanchett e Alec Baldwin, dão o tom ao filme, mas a verdadeira força do projeto reside na interpretação de DiCaprio.
Ele não apenas traz à vida a complexidade de Hughes, mas faz isso de forma brilhante, explorando o sofrimento mental do personagem e sua constante busca pela perfeição. Mesmo assim, o Oscar foi para Jamie Foxx por sua atuação em Ray, deixando DiCaprio mais uma vez de fora.
Diamante de Sangue (2006)
Em Diamante de Sangue, DiCaprio mergulha no violento mundo do comércio de diamantes durante a guerra civil em Serra Leoa. Interpretando Danny Archer, um contrabandista de diamantes, o ator entrega uma performance poderosa que mistura charme, corrupção e redenção. A complexidade do personagem exigia um grande alcance emocional, e DiCaprio faz um trabalho excepcional, lidando com temas delicados como a exploração e os horrores da guerra. Ao lado de Djimon Hounsou e Jennifer Connelly, ele entrega um desempenho de alto nível, mas a Academia mais uma vez ignorou sua performance em favor de outros nomes naquele ano.
Ilha do Medo (2010)
Em Ilha do Medo, DiCaprio tem a tarefa de encarnar Teddy Daniels, um detetive enviado a um hospital psiquiátrico isolado para investigar o desaparecimento de uma paciente. Dirigido por Martin Scorsese, o filme é um thriller psicológico que mistura mistério e terror psicológico, e DiCaprio brilha ao transmitir a crescente paranoia e a dor emocional de seu personagem.
Sua performance é brilhante, especialmente quando o filme revela suas camadas mais profundas. A tensão criada ao longo da trama, combinada com sua entrega visceral, mas a Academia (mais uma vez) preferiu não reconhecer sua atuação, deixando-o mais uma vez de fora da disputa por um Oscar.
Django Livre (2012)
Embora Django Livre tenha sido dominado pela performance magnética de Christoph Waltz, que levou o Oscar de Melhor Ator Coadjuvante, a atuação de DiCaprio também é digna de reconhecimento. Interpretando o vilão Calvin Candie, um proprietário de uma plantação cruel e insano, ele está arrebatador, mostrando a capacidade de criar um personagem detestável, mas fascinante. Candie é um homem que encontra prazer na morte e no sofrimento de outros. Sua cena de jantar, em que se corta com uma taça de cristal, é um exemplo perfeito de sua entrega emocional e física.
O Lobo de Wall Street (2013)
Em O Lobo de Wall Street, também entrega uma das performances mais frenéticas e engraçadas de sua carreira, como o corretor da bolsa de valores Jordan Belfort. O filme de Martin Scorsese é uma montanha-russa de excessos, e DiCaprio consegue equilibrar o caos e a decadência de seu personagem com uma energia irresistível.
Uma das atuações mais energéticas de toda sua carreira, mas a estatueta foi para Matthew McConaughey por sua performance em Clube de Compras Dallas (2013). A performance também cheia de camadas, mostrando a ascensão e queda de um homem completamente obcecado por poder e riqueza.
Apesar de todas essas atuações memoráveis, foi apenas em 2016 que DiCaprio finalmente conquistou o Oscar de Melhor Ator por sua performance em O Regresso (2015), um prêmio merecido após uma carreira de desempenhos impecáveis. No entanto, as atuações acima mostraram que ele merecia o reconhecimento muito antes.
E você, acredita que esses são os filmes que ele merecia o Oscar? Ou tem outras atuações que você consideraria dignas do prêmio? Deixe seu comentário abaixo e compartilhe sua opinião conosco!
Críticas
Crítica: Morte a Pinochet

Morte a Pinochet é uma produção chilena, dirigida por Juan Ignacio Sabatini e que chegou no Brasil com o selo da A2 Filmes. E assim como tantas obras nacionais como Marighella ou Batismo de Sangue, esta expõe toda a luta de uma pequena parcela que não queria, no futuro, que seus entes queridos passassem pelas mesmas atrocidades que elas. E é um diálogo fundamental nos dias de hoje, ainda mais quando notamos um retrocesso na mentalidade de muitos cidadãos.
Nestes pouco mais de 80 minutos, temos uma entrega sem igual de Daniela Ramírez, que interpreta Tamara, bem como de todos do elenco. Além disso, ficamos diante de cenas de arquivo, com a guerra civil explodindo por todos os cantos. Só senti falta de mais imagens reais ao longo da trama, pois complementaria todo o enredo.
Talvez por conta do baixo orçamento, Sabatini tenha preferido takes mais fechados para facilitar a reconstrução de época. Contudo, não há um arrojo tão denso na fotografia e há diferenças gritantes, se comparados com o já citado Marighella, de Wagner Moura.
Outros prós e contras de Morte a Pinochet
Certamente, o espectador notará um grande suspense no ar desde os primeiros minutos, e não dá para ser diferente, até porque, o cerne do roteiro é o planejamento do grupo para eliminar o ditador. Apesar disso, a balança moral é colocada em prova poucas vezes, deixando os personagens com uma dubiedade mais amena (o que, neste caso, pesa contra).
Entenda o seguinte: há diálogos pontuais, como quando a protagonista visita seu pai e entrega algumas cartas para ele ou mesmo na narração em off onde diz que “às vezes, a história tem que ser pintada com balas, não para nós, mas para o futuro de nossos filhos“, que valem cada segundo. Mas porque não fazê-los mais vezes?
Se tiver oportunidade, veja Morte a Pinochet, pois o cinema, além de tudo, também educa e molda caráter.
Onde assistir Morte a Pinochet?
É possível adquirir o filme para aluguel ou compra nos seguintes sites: Microsoft Store, Amazon Video, bem como Apple TV e Google Play Movies.
Sinopse do filme
Em setembro de 1986, um grupo de jovens tinha nas mãos a oportunidade de mudar o destino de um país: acabar com a ditadura de Pinochet matando-o. Enquanto o Chile vivia uma das ditaduras mais cruéis de Augusto Pinochet, poucos ousados consideravam o impossível: matar o tirano. O professor de educação física Ramiro, a psicóloga Tamara, e Sasha, nascida na favela, marcam o ataque armado para uma tarde de domingo em 1986.
Ramiro, ex-professor de educação física que se dedicou à luta armada, esquecendo-se das relações pessoais; Sacha, um jovem humilde das favelas de Santiago, um entusiasta do futebol, sem formação política, e Tamara, uma psicóloga atraente que deixou uma família de classe alta para viver na clandestinidade e se tornou a única mulher com posto de comandante na Frente Patriótica: todos eles têm um objetivo comum – matar Pinochet. Baseado na história real de um ataque fracassado lançado por um braço armado do Partido Comunista Chileno.
Nota Cinema e Pipoca: ★★★½
Título Original: Matar a Pinochet
Ano Lançamento: 2022 (Chile)
Dir: Juan Ignacio Sabatini
Elenco: Daniela Ramírez, Cristián Carvajal, Juan Martín Gravina, Gabriel Cañas, Gastón Salgado, Julieta Zylberberg
Destaque
DAVID FINCHER – FILMOGRAFIA

David Fincher, nasceu em 28 de agosto de 1962 em Denver, é um diretor tanto autoral, quanto “industrializável” e consegue o que pouquíssimos diretores alcançaram na Hollywood atual: poder suficiente para tocar seus projetos particulares e liberdade suficiente para inserir suas idéias em produções como o pesado “O Homem que não Amava as Mulheres”.
Aos 18 anos começou a trabalhar na Industrial Light and Magic de George Lucas, onde teve a oportunidade de trabalhar em ‘O Retorno de Jedi’ (1983) e ‘Indiana Jones e o Templo da Perdição’ (1984). Deixou a empresa para se dedicar ao ramo de comerciais publicitários, além de dirigir clips para bandas como Aerosmith, Madonna e etc.
Logo abaixo sua filmografia, pouco extensa, mas com um valor incrível!
Leia mais sobre a filmografia de David Fincher-
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