Desde que a franquia The Purge foi iniciada, com Uma Noite de Crime (o melhor de todos os episódios), nota-se que o criador James DeMonaco teve uma ideia sensacional, mas que não soube tirar proveito dela. Seus roteiros jamais priorizam a crítica social e apenas jogam ao espectador uma violência que já estamos cansados de conferir com maior inspiração em Jogos Mortais, por exemplo. Mais eis que chegamos em A Primeira Noite de Crime…
E mesmo trocando o diretor – Gerard McMurray foi o escolhido da vez -, nada funciona e pior, notamos fortes indícios de que James DeMonaco deu diversos pitacos por aqui. Para completar esta bobeira, os closes forçados e irritantes surgem nas cenas iniciais e nos perseguem até o final, assim como os péssimos atores, com destaque para Melonie Diaz e a talentosa, porém subaproveitada Marisa Tomei e os diálogos vazios e moralistas.
E se você fosse um traficante, será que se surpreenderia e ficaria chocado ao ver, pelo celular, um cara matando outro a facadas? Acho que não né… mas para um filme que insere na trama um vilão com uma risada maligna, este é o menor dos problemas.
No último ato, a virada é preguiçosa e a ação deste desfecho me fez pensar em Comando para Matar, com direito a armas gigantescas, um cara lutando contra um exército, coreografias forçadas e sangue falso espirrando para todo lado. E você acha que A Primeira Noite de Crime foi o último exemplar da franquia? Não meu amigo… agora criaram uma série para a TV e não se surpreenda se outro projeto chegar para os cinemas.
Sinopse de A Primeira Noite de Crime
Leo Barnes, interpretado pelo fraco Frank Grillo, é braço direito senadora Charlie Ronan. Ela quer acabar com o dia do expurgo, e com isso ganha diversos inimigos dentro do senado norte-americano. Quando os assassinatos são liberados, homens invadem sua casa e a dupla deverá fugir antes que seja tarde demais.
Título Original: The First Purge
Ano Lançamento: 2018 (Estados Unidos)
Dir: Gerard McMurray
Elenco: Y’Lan Noel, Lex Scott Davis, Joivan Wade, Luna Lauren Velez, Marisa Tomei
ORÇAMENTO: 13 Milhões de Dólares
NOTA: 2,0