A MOSCA

cinedica.com.br7

 

Filmes como ‘Fome Animal’, ‘A Morte do Demônio’ e até mesmo ‘Encarnação do Demônio’ sempre me atraíram e por isso ‘A Mosca’ foi um programaço para meu fim de tarde. O roteiro tem tudo que o fã do sub-gênero gosta, ou seja, o cientista nerd com sinais de loucura (sua experiência apenas aflora essa característica), muita nojeira, gosmas e salivas ácidas, transformações absurdas e uma violência quase irresponsável do diretor.

Mas em certos pontos o longa envelheceu mal, além das passagens mal resolvidas (o lance do repórter inescrupuloso está defasado e a seqüência de Seth Brundle tendo a ideia da solução para o problema do teletransporte é jogada ao público de forma rápida demais), sem contar John Getz, péssimo na sua interpretação, diferentemente do canastrão e aterrorizante Jeff Goldblum (‘Godzilla’).

Ao contrário do que pode parecer, existe a questão que David Cronenberg (‘Senhores do Crime’) usou metaforicamente a transformação psicológica do indivíduo. pois o cara tinha tudo e vai se afundando cada vez mais em atitudes incertas. Vemos inicialmente a mutação de forma sutil, para depois se tornar gradativa e rápida.

O cientista Seth Brundle cria uma máquina de teletransporte, mas sua experiência só dá certo com objetos inanimados. Num momento de inspiração, monta a fórmula correta e vai testá-la num macaco e dá certo. Na hora em que faz o experimento nele mesmo, uma mosca entra na cabine e seu gene, misturado com a do inseto, culmina numa fusão apavorante.

O desfecho é ultra-trash e a maquiagem asquerosa, assim como o fato dele guardar dentes, orelhas e todas as partes do seu corpo que se desprenderam num armário, criando uma espécie de museu, para lembrá-lo do ser humano que um dia foi. Nesta mescla de gêneros e situações, Cronenberg encontra o timming ideal para ser gore e crítico, tomando um rumo que deixa o espectador com um sorriso maroto ao subirem os créditos.

Título Original: The Fly
Ano Lançamento: 1986 (EUA)
Dir: David Cronenberg
Elenco: Jeff Goldblum, Geena Davis, John Getz, Joy Boushel, Leslie Carlson, George Chuvalo, David Cronenberg

ORÇAMENTO: 15 Milhões de Dólares

Primeiro vingador do Cinema e Séries (antigo Cinema e Pipoca) e do Pipocast, sou formado em Jornalismo e também em Locução. Aprendi a ser ‘nerdzinho’ bem moleque, quando não perdia um episódio de Cavaleiros do Zodíaco na TV Manchete ou os clássicos oitentistas na Sessão da Tarde. Além disso, moldei meu caráter não só com os ensinamentos dos pais, mas também com os astros e estrelas da Sétima Arte que me fizeram sonhar, imaginar e crescer. Também sou Redator Freelancer.

Você não pode copiar o conteúdo desta página

GeraLinks - Agregador de linksTrends Tops - Trending topicsÀ toa na net