A História do Cinema Negro nos EUA | Documentário que precisa ser visto e revisto por todos
Críticas

A História do Cinema Negro nos EUA | Documentário que precisa ser visto e revisto por todos

A História do Cinema Negro nos EUA

A História do Cinema Negro nos EUA é um documentário dirigido por Elvis Mitchell, historiador e crítico cultural que esmiúça as origens e o impacto causado por profissionais negros da indústria cinematográfica, assim como sub-gêneros como o blaxploitation. Mas não para por aí, já que toca em feridas abertas, provando que eles e elas ainda ganham menos… ainda aparecem menos em premiações… ainda precisam de iniciativas e movimentos sociais para equilibrarem esses números.

O roteiro, que é bem dividido, trata principalmente dos períodos entre 1968 a 1978. Ao mesmo tempo, pontua o sucesso de Sidney Poitier e de outros nomes que, infelizmente, foram esquecidos ao longo do tempo. Há vários minutos contando detalhes sobre a genialidade de John Singleton, mas e Spike Lee, não merecia uma menção?

Então, quando chegamos à contemporaneidade, Samuel L. Jackson, Whoopi Goldberg e Laurence Fishburne olham para trás com respeito, pois eles sabem os que abriram caminhos e mudaram o jogo. Ao dar play no filme, que é um original Netflix, faça o seguinte: pegue um caderno e uma caneta (que distrai menos que o celular) e anote todos os filmes listados nessas mais de duas horas de projeção.

A História do Cinema Negro nos EUA

A História do Cinema Negro nos EUA é uma aula de história

A História do Cinema Negro nos EUA estampa as agruras de profissionais como D. W. Griffith, que dirigiu o extremamente racista O Nascimento de uma Nação (refilmado com o devido cuidado em 2016). Foram outros tempos? Sim… mas alguém se desculpou?

Talvez a Academia tenha tentado, com as premiações para Halle Berry, Cuba Gooding Jr., Denzel Washington e outros. Contudo, passar uma edição sem indicar um negro se quer é permanecer no erro. Por essas e outras que o documentário precisa ser visto e revisto… E há quem diga que a Netflix “só tem filmes ruins”.

Sinopse de A História do Cinema Negro nos EUA

O projeto examina o ofício e o poder do cinema de uma perspectiva muitas vezes negligenciada: a contribuição afro-americana para os filmes lançados nos prestigiados anos 1970. Um mergulho no impacto que esse ponto de vista teve nos longas e na cultura popular. Uma carta de amor, que coloca perguntas que nunca foram feitas, muito menos respondidas.

Vozes cruciais, incluindo o diretor Charles Burnett, Samuel L. Jackson, Whoopi Goldberg, Laurence Fishburne, Zendaya e outros artistas oferecem seu distinto ponto de vista sobre criadores e obras que os deslumbraram e os inspiraram, também dividindo mais informações sobre a história da representação negra desde os primeiros dias do cinema e o impacto cultural de testemunhar a negritude sem culpa.

Onde assistir A História do Cinema Negro nos EUA

Assista ao documentário na Netflix!

Nota Cinema e Pipoca: ★★★★½

Título Original: Is That Black Enough for You?!?
Ano Lançamento: 2022 (Estados Unidos)
Dir: Elvis Mitchell

Deixe um comentário

Você não pode copiar o conteúdo desta página