A História do Cinema Negro nos EUA | Documentário que precisa ser visto e revisto por todos

A História do Cinema Negro nos EUA

A História do Cinema Negro nos EUA é um documentário dirigido por Elvis Mitchell, historiador e crítico cultural que esmiúça as origens e o impacto causado por profissionais negros da indústria cinematográfica, assim como sub-gêneros como o blaxploitation. Mas não para por aí, já que toca em feridas abertas, provando que eles e elas ainda ganham menos… ainda aparecem menos em premiações… ainda precisam de iniciativas e movimentos sociais para equilibrarem esses números.

O roteiro, que é bem dividido, trata principalmente dos períodos entre 1968 a 1978. Ao mesmo tempo, pontua o sucesso de Sidney Poitier e de outros nomes que, infelizmente, foram esquecidos ao longo do tempo. Há vários minutos contando detalhes sobre a genialidade de John Singleton, mas e Spike Lee, não merecia uma menção?

Então, quando chegamos à contemporaneidade, Samuel L. Jackson, Whoopi Goldberg e Laurence Fishburne olham para trás com respeito, pois eles sabem os que abriram caminhos e mudaram o jogo. Ao dar play no filme, que é um original Netflix, faça o seguinte: pegue um caderno e uma caneta (que distrai menos que o celular) e anote todos os filmes listados nessas mais de duas horas de projeção.

A História do Cinema Negro nos EUA

A História do Cinema Negro nos EUA é uma aula de história

A História do Cinema Negro nos EUA estampa as agruras de profissionais como D. W. Griffith, que dirigiu o extremamente racista O Nascimento de uma Nação (refilmado com o devido cuidado em 2016). Foram outros tempos? Sim… mas alguém se desculpou?

Talvez a Academia tenha tentado, com as premiações para Halle Berry, Cuba Gooding Jr., Denzel Washington e outros. Contudo, passar uma edição sem indicar um negro se quer é permanecer no erro. Por essas e outras que o documentário precisa ser visto e revisto… E há quem diga que a Netflix “só tem filmes ruins”.

Sinopse de A História do Cinema Negro nos EUA

O projeto examina o ofício e o poder do cinema de uma perspectiva muitas vezes negligenciada: a contribuição afro-americana para os filmes lançados nos prestigiados anos 1970. Um mergulho no impacto que esse ponto de vista teve nos longas e na cultura popular. Uma carta de amor, que coloca perguntas que nunca foram feitas, muito menos respondidas.

Vozes cruciais, incluindo o diretor Charles Burnett, Samuel L. Jackson, Whoopi Goldberg, Laurence Fishburne, Zendaya e outros artistas oferecem seu distinto ponto de vista sobre criadores e obras que os deslumbraram e os inspiraram, também dividindo mais informações sobre a história da representação negra desde os primeiros dias do cinema e o impacto cultural de testemunhar a negritude sem culpa.

Onde assistir A História do Cinema Negro nos EUA

Assista ao documentário na Netflix!

Nota Cinema e Pipoca: ★★★★½

Título Original: Is That Black Enough for You?!?
Ano Lançamento: 2022 (Estados Unidos)
Dir: Elvis Mitchell

Primeiro vingador do Cinema e Séries (antigo Cinema e Pipoca) e do Pipocast, sou formado em Jornalismo e também em Locução. Aprendi a ser ‘nerdzinho’ bem moleque, quando não perdia um episódio de Cavaleiros do Zodíaco na TV Manchete ou os clássicos oitentistas na Sessão da Tarde. Além disso, moldei meu caráter não só com os ensinamentos dos pais, mas também com os astros e estrelas da Sétima Arte que me fizeram sonhar, imaginar e crescer. Também sou Redator Freelancer.

Você não pode copiar o conteúdo desta página

GeraLinks - Agregador de linksTrends Tops - Trending topicsÀ toa na net