A Grande Inundação é um projeto sul-coreano que chegou há poucos dias na Netflix e fui assisti-lo sem saber absolutamente nada. O grande astro do filme é Park Hae-soo, que esteve em grandes projetos como Round 6 e Parasita, só para citar alguns. Contudo, o protagonismo fica por conta de Kim Da-mi, desconhecida por aqui, mas que já esteve no seriado Nosso Eterno Verão e em Soulmate.
E sabe aqueles projetos que parecem ser dois filmes em um só? Por exemplo, Um Drink no Inferno, que começa como um suspense onde assaltantes fazem uma família refém e depois muda para um terror com vampiros ou mesmo Pecadores, que chega como um drama racial e depois, esse contexto é mesclado com violência e muito sangue. A Grande Inundação é exatamente assim, pois começa como um suspense de sobrevivência e, logo depois da virada, se torna um scifi de viagem no tempo.
Se os títulos anteriores conseguiam equilibrar bem essas diferenciações narrativas com humor e com críticas sociais, respectivamente, senti que o projeto oriental é pretencioso demais. Ou seja, caso focassem apenas nas inundações (que tem bons efeitos especiais) e no drama da mãe querendo proteger o filho daquele caos, seria mais honesto.
A montagem tira ainda mais o brilho de A Grande Inundação
Quando a grande onde chega, o espectador se segura no sofá, pois o grau de apreensão é gigantesco. Porém, a montagem faz com que as quase duas horas de duração se tornem, por vezes, mais confusa do que deveria. Os roteiristas Moisés Velasco e Byung-woo Kim (este último também é o diretor) apresentam planos belíssimos, que só melhoram com o passar do tempo, mas as repetições vão nos cansando.
A Grande Inundação diverte – mas prepare-se, pois a criança é um tanto irritante – até certo ponto. Se permanecessem em águas tranquilas e sem querer ‘reinventar a roda’, sairíamos com aquela tensão inerente aos projetos de sobrevivência, ainda mais ao envolver mãe e filho e todos os dilemas sociais e morais dessa relação. Mas quiseram fazer com que o mar revolto inundasse tudo e revirasse aquilo que estava funcionando.
Obs.: não dá para falar mais, pois não quero correr o risco de dar nenhum spoiler.
Onde assistir A Grande Inundação?
Sinopse de A Grande Inundação
Uma grande inundação desastrosa varre o planeta. No que pode ser o último dia na Terra, começa uma luta desesperada para salvar uma criança de um apartamento inundado.
Nota: ★★½
Título Original: Daehongsu
Ano Lançamento: 2025 (Coréia do Sul)
Dir.: Kim Byung-woo
Elenco: Kim Da-mi, Park Hae-soo, Kwon Eun-seong, Kang Bin, Jeon Yu-na, Eun Su, Jeon Hye-jin, Park Byung-eun, Lee Hak-joo
Curiosidades de A Grande Inundação
- O diretor Kim Byung Woo disse: “A água é chamada de ‘demônio’ em desastres, mas também é a fonte da vida. Pensei também que, se as emoções humanas fossem expressas visualmente, poderiam assumir a forma de uma onda gigantesca e avassaladora.“
- No início de junho de 2022, a empresa Fantasy Light iniciou negociações com a Netflix sobre o filme. Em agosto, a Netflix confirmou a produção.
