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Crítica: A Garota no Trem

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a garota no trem topo

Adaptado do livro A Garota no Trem, escrito por Paula Hawkins, e com direito adquiridos pela Universal Pictures, o título chegou às salas de cinema com grandes expectativas. Dirigido por Tate Taylor, é possível fazer comparações com outras obras do gênero, como Garota Exemplar.

Ambos os projetos utilizam protagonistas femininas que desafiam as normas patriarcais e enfrentam pressões sociais significativas. No entanto, A Garota no Trem apresenta uma série de nuances que merecem uma análise profunda, especialmente no que diz respeito à sua estrutura narrativa, atuações e aspectos técnicos.

Estrutura e direção

Taylor, conhecido por seu trabalho em Histórias Cruzadas, utiliza o recurso de narrações em off para mergulhar no universo interior das personagens, especialmente da protagonista Rachel Watson, interpretada por Emily Blunt (Um Lugar Silencioso). No entanto, isso acaba por inflar o projeto, criando um ritmo mais lento. Com uma duração que se aproxima das duas horas, vai se arrastando devido ao excesso de explicações internas que poderiam ter sido mais sutis ou integradas de maneira mais eficiente na narrativa.

Ou seja, os três atos se desequilibram da seguinte forma: enquanto o primeiro ato é sobrecarregado por informações e introspecções, o segundo ato segue uma linha narrativa que tenta desenvolver o mistério central, mas também sofre com uma falta de dinamismo. É somente no terceiro ato que melhora na fluidez e no suspense, criando uma atmosfera de tensão que se torna bastante envolvente.

Elenco de A Garota no Trem

As atuações são, sem dúvida, um dos pontos fortes aqui. Emily Blunt, como Rachel Watson, entrega uma performance profundamente emocional e convincente. Ela captura com precisão a complexidade de sua personagem, uma mulher lutando com o alcoolismo, enquanto tenta se encontrar em meio a um caos pessoal e emocional. Rebecca Ferguson e Haley Bennett, que interpretam Megan Hipwell e Anna Watson, respectivamente, conseguem solidez, complementando a narrativa com profundidade e nuance.

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Por outro lado, Justin Theroux e Luke Evans, que desempenham papéis significativos na trama, não conseguem alcançar o mesmo nível de intensidade e impacto. Theroux, que interpreta o ex-marido de Rachel, Tom, e Evans, que faz o papel de Damien, o amante de Megan, são nada envolventes em comparação com o trio feminino principal. Essa discrepância nas atuações pode ser vista como uma tentativa de refletir a crítica ao machismo e às expectativas sociais, mas na prática, essa diferença prejudica o equilíbrio da trama.

Temas e mensagem

O filme aborda temas complexos, como a imperfeição do “sonho americano” e o voyeurismo humano. Ele explora a ideia de que casais e vidas aparentemente perfeitas frequentemente escondem falhas e problemas.

A Garota no Trem tenta esmiuçar esses conceitos com uma crítica ao patriarcado e à superficialidade das aparências. A narrativa se concentra em como as mulheres na história enfrentam e desafiam as expectativas sociais impostas a elas. Contudo, a execução desses temas poderia ter sido mais eficaz se houvesse uma maior uniformidade nas atuações e uma narrativa mais coesa entre os diferentes atos.

Aspectos Técnicos

A fotografia, que retrata a paisagem urbana e as cenas de maneira sombria e evocativa, contribui para o tom geral de mistério e tensão. A trilha sonora também desempenha um papel que ajuda a intensificar as emoções e ajuda a construir a atmosfera necessária para o drama.

A estética visual e sonora compensa alguns dos desafios enfrentados na estrutura narrativa e nas atuações, como já citamos, oferecendo uma experiência cinematográfica que, embora imperfeita, é eficaz em criar uma sensação de imersão e intensidade.

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A experiência de A Garota no Trem

O projeto, apesar dos problemas de ritmo e do desequilíbrio entre os atos, consegue criar uma atmosfera de tensão e suspense que captura o interesse do espectador, especialmente no terceiro ato. As atuações de Emily Blunt, Rebecca Ferguson e Haley Bennett são destacáveis e adicionam profundidade à narrativa, enquanto os aspectos técnicos, como a fotografia e a trilha sonora, contribuem para uma experiência cinematográfica mais rica.

Assim como a vida, que é cheia de altos e baixos, este roteiro oferece uma montanha-russa emocional. Se você conseguir superar o início arrastado, encontrará um desfecho que, embora um tanto melodramático, proporciona uma resposta interessante para a trama.

a garota no trem
A Garota no Trem

Onde assistir A Garota no Trem?

Para assistir ao filme acesse o Netflix, bem como o Prime Video, Starz e Lionsgate. Mas pode alugá-lo ou comprá-lo vá para o Microsoft, o Apple TV, Claro Vídeo ou Amazon Video.

Sinopse do filme

Rachel, inconsolável devido ao seu divórcio recente, passa a viajar todos os dias num trem, a caminho do emprego. Por lá, ela tece fantasias sobre um casal aparentemente perfeito e que vive numa casa próxima de uma das estações. Um dia, algo estranho ocorre e a perturba. Agora precisará se envolver num mistério que pode custar-lhe a vida.

Nota Cinema e Séries: ★★★½

Título Original: The Girl on the Train
Ano Lançamento: 2016 (Estados Unidos | Índia)
Dir: Tate Taylor
Elenco: Emily Blunt, Rebecca Ferguson, Haley Bennett, Justin Theroux, Luke Evans, Édgar Ramírez, Lisa Kudrow

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Filme Os Garotos Perdidos | Resenha | Vale a pena assistir?

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os garotos perdidos

Antes de vampiros brilharem no sol e recitarem poesia sofrida, eles usavam mullets, jaquetas de couro, andavam de moto e, acima de tudo, metiam medo. O filme Os Garotos Perdidos, dirigido por Joel Schumacher, carrega o DNA completo dos anos 80, com rebeldia juvenil, visual estilizado e trilha sonora de respeito.

Lançado em 1987, o longa não tenta ser um tratado profundo sobre o vampirismo. Pelo contrário: ele abraça o exagero, o gore, a irreverência e o estilo MTV com orgulho. O ritmo pode começar mais lento, mas é só os sugadores serem apresentados que este banquete divertidíssimo se escancara.

Kiefer Sutherland, com sua presença magnética e olhar gélido, rouba a cena como o líder vampiro David, ao contrário de Jason Patric e suas caras e bocas um tanto irritantes. E se você cresceu assistindo Os Goonies ou Conta Comigo, vai adorar rever Corey Feldman como um caçador de vampiros precoce e fanático por quadrinhos, no papel que talvez seja o auge de sua carreira antes dos escândalos pessoais.

Efeitos práticos no filme Os Garotos Perdidos

Aqui não há nada de CGI exagerado: os efeitos são práticos, muitas vezes improvisados — o que dá uma honestidade visual que falta em muitos blockbusters modernos. E para um projeto exibido na Sessão da Tarde, o sangue escorre com gosto, como diria Getro.

Na superfície é apenas um suspense oitentista, nas entrelinhas, temos um retrato da juventude da época — rebelde, inconsequente, corajosa. É uma crítica velada à influência de más companhias, ao medo de crescer e à tentação de viver para sempre (mesmo que como um morto-vivo com sede de sangue).

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Mesmo datado em certos aspectos, o filme envelheceu com total dignidade. Pode não agradar quem espera o terror de shopping center atual, com aquela hiperatividade desesperada, mas é o produto de um tempo, com uma pitada de sangue. Outras duas sequências foram feitas, mas nenhuma com a diversão desta aqui.

filme Os Garotos Perdidos
filme Os Garotos Perdidos

Onde assistir filme Os Garotos Perdidos

O filme está disponível na Apple TV para aluguel e compra.

Sinopse do filme Os Garotos Perdidos

A história acompanha Michael e Sam, dois irmãos que se mudam com a mãe para Santa Carla, uma cidade litorânea na Califórnia infestada de… vampiros. A trama parece simples, quase trivial, mas é justamente essa estrutura básica que permite o filme explorar melhor seus personagens e construir um universo carismático e misterioso.

Nota: ★★★★

Título Original: The Lost Boys
Ano Lançamento: 1987 (Estados Unidos)
Dir: Joel Schumacher
Elenco: Corey Haim, Kiefer Sutherland, Jason Patric, Corey Feldman, Jami Gertz, Alex Winter, Jamison Newlander, Brooke McCarter

Curiosidades do filme Os Garotos Perdidos

1- Santa Cruz já foi chamada de “A Capital Mundial dos Assassinatos”, pois, nos anos 1970, houveram 28 assassinatos cometidos por três serial killers diferentes em apenas 30 meses. A cidade serviu de inspiração para a fictícia “Santa Carla”, onde se passa no filme Os Garotos Perdidos.

2- A loja de quadrinhos Atlantis Fantasyworld existe de verdade, e seu proprietário, Joe Ferrara II, ainda possui a edição original do quadrinho fictício Vampires Everywhere, lido por Sam no filme — assinada por todo o elenco.

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3- Primeira vez que Corey Haim e Corey Feldman atuaram juntos.

4- O sangue usado nas cenas do filme tinha glitter, para dar um efeito mais brilhante e sobrenatural. Corey Haim disse que ele era “mais viscoso que o sangue falso normal”.

5- A cada verão, o filme Os Garotos Perdidos é exibido gratuitamente no Santa Cruz Beach Boardwalk, onde foi filmado.

6- O saxofonista musculoso da praia, Tim Cappello, fez parte da banda de Tina Turner nos anos 80 e também apareceu no clipe de “One of the Living”, da trilha sonora de Mad Max: Além da Cúpula do Trovão.

7- A banda Echo & The Bunnymen regravou “People Are Strange” especialmente para o filme, substituindo a versão original dos The Doors.

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8- A personagem Lucy foi nomeada em referência a Lucy Westenra, do clássico Drácula, de Bram Stoker.

9- A locadora de Max no filme tem uma cópia do filme Os Goonies, de 1985 — uma referência ao ator Corey Feldman, que participou dos dois longas.

10- Corey Feldman quase foi demitido do filme, após aparecer drogado no set. Schumacher o dispensou, mas o recontratou no dia seguinte depois de um pedido de desculpas e promessa de profissionalismo.

11- O filme foi rodado em apenas 21 dias, de 2 a 23 de junho de 1986.

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O Rei do Show | Resenha | Vale a pena assistir?

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o rei do show topo

Demorei muito para assistir a O Rei do Show, um musical estrelado por Hugh Jackman (Logan) e dirigido por Michael Gracey (Better Man – A História de Robbie Williams). O projeto é baseado na história real de P. T. Barnum, showman e empresário do ramo do entretenimento que, além disso, fundou o circo Ringling Bros. e Barnum & Bailey Circus.

Além do eterno Wolverine, o elenco tem pesos pesados, como Zac Efron, Zendaya, Michelle Williams e Rebecca Ferguson. O acerto principal, e que enche os olhos do público, está nos figurinos, em algumas músicas e na criação, por exemplo, dos picadeiros e da parte interna do teatro. Ao sairmos e olharmos para a cidade, tudo parece artificial e o refino técnico dos prédios, das montanhas e do trem, que passa, vez ou outra, não condiz com o restante.

Aliás, falando em efeitos especiais, não posso deixar de citar as interações de Charles Stratton (personagem de Sam Humphrey) com os animais. Num projeto de mais de US$ 80 milhões de dólares, seria possível gerar algo mais decente – Godzilla – Minus One, por exemplo, fez tudo aquilo com orçamento muito menor.

O Rei do Show poderia ser um filme de maior duração

Na maioria das vezes eu cito que um projeto deveria ter uma duração menor. Contudo, desta vez, creio que seja o contrário. Com apenas 105 minutos, o roteiro de Jenny Bicks (Rio 2) e Bill Condon (Chicago) é apressado e não dá tempo para o espectador se importar com ninguém. Nos primeiros 30 minutos já sabemos tudo sobre a família do protagonista, ele convence todas as pessoas a participarem do seu show, adquire o prédio, monta os banners para colocar na cidade e pronto!

É como se, na vida dele, tudo fosse simples e sem dificuldades. Quer mais? Em 90% do filme, P. T. Barnum é gente boa. Contudo, há uma virada e ele se transforma em um ‘babaca’. Todos os funcionários ficam chateados, ele se separa da esposa, mas em 5 minutos, como é de costume aqui, o final feliz acontece e todos cantam dentro do picadeiro. Resultado? Na subida dos créditos você já esqueceu boa parte do que acabou de ver.

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O Rei do Show
O Rei do Show

Onde assistir O Rei do Show

O filme está disponível na Disney+.

Sinopse de O Rei do Show

Celebra o nacimento do mundo do entretenimento e mostra a vida do visionário que fez dum espectáculo uma sensação mundial.

Nota: ★★½

Título Original: The Greatest Showman
Ano Lançamento: 1992 (Estados Unidos)
Dir: Michael Gracey
Elenco: Hugh Jackman, Michelle Williams, Zac Efron, Rebecca Ferguson, Zendaya, Austyn Johnson, Cameron Seely, Keala Settle, Sam Humphrey

Curiosidades de O Rei do Show

1- A personagem Jenny Lind, interpretada por Rebecca Ferguson, tem a voz cantada dublada por Loren Allred. Ferguson canta bem, mas como Lind era “a melhor cantora do mundo”, ela achou justo deixar a voz para uma profissional.

2- Hugh Jackman leu mais de 30 livros sobre P.T. Barnum para interpretá-lo.

3- Hugh Jackman queria fazer esse musical desde 2009! Foram 9 anos até ver o sonho virar realidade.

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4- O filme só foi aprovado pela Fox depois que os compositores escreveram This Is Me durante um voo de 2 horas antes da reunião. A música foi indicada ao Oscar.

5- A personagem Anne Wheeler, vivida por Zendaya, foi inspirada em Miss La La, uma artista afro-alemã do circo no século 19.

6- Vários dos figurinos usados nas cenas de circo vieram diretamente dos acervos originais do Ringling Bros. e Barnum & Bailey Circus.

7- Hugh Jackman fez um workshop com os executivos da Fox logo após uma cirurgia de câncer de pele no nariz. O médico proibiu de cantar, mas ele não resistiu e mandou ver em From Now On. Resultado: o nariz começou a sangrar no meio da performance.

8- Mesmo sem cantar oficialmente em O Rei do Show, Ferguson teve que apresentar a música ao vivo para centenas de figurantes e equipe. Foi só com o apoio de Hugh Jackman que ela conseguiu se soltar.

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9- As gêmeas asiáticas são inspiradas em Chang e Eng Bunker, irmãos siameses reais nascidos na Tailândia.

10- Zac Efron disse que o beijo com Zendaya em O Rei do Show foi o melhor da carreira. Mas em outra entrevista, ele brincou dizendo que o preferido foi com Dwayne Johnson em Baywatch.

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Uma Noite Alucinante 3 | Resenha | Vale a pena assistir?

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uma noite alucinante 3

Lançado em 1992, Uma Noite Alucinante 3 é o tipo de filme que desafia classificações tradicionais e abraça o absurdo como nenhum outro. Dirigido por Sam Raimi, o longa marca o fim da trilogia Evil Dead, mas não o fim da jornada do icônico personagem Ash Williams, interpretado com carisma e exagero pelo inesquecível Bruce Campbell. Mais do que isso, é uma explosão de criatividade, terror, batalhas medievais e comédia pastelão.

Enquanto os dois primeiros filmes da franquia – The Evil Dead (1981) e Uma Noite Alucinante II (1987) – investem na tensão e no gore com doses variáveis de humor, este terceiro episódio dá um salto: abandona a cabana isolada e a floresta maldita para jogar seu protagonista no século XIV. A mudança de cenário, portanto, traz consigo o nonsense, o pastelão e até mesmo o épico heroico em tom de paródia – o que é um peso, hora positivo, hora negativo, pra essa balança.

Bruce Campbell em Uma Noite Alucinante 3

Bruce Campbell está completamente solto, interpretando Ash como uma mistura de anti-herói arrogante, galã canastrão e improvável salvador da humanidade. O roteiro, também assinado por Sam Raimi ao lado de seu irmão Ivan Raimi, não economiza nas referências e citações.

Há ecos claros de obras como As Viagens de Gulliver, especialmente na sequência em que Ash enfrenta versões miniaturas de si mesmo, e até uma curiosa citação à frase clássica de O Dia em que a Terra Parou.

A graça está justamente na quebra de expectativa: a trama poderia, nas mãos de outro diretor, seguir por caminhos mais tradicionais, mas Raimi prefere o inesperado. Se Ash é enviado ao passado, é lógico que ele será visto como um forasteiro messiânico, que trará armas e sabedoria dos tempos modernos para derrotar o mal ancestral. Mas como tudo em Evil Dead, isso acontece de forma caótica e hilária, com o herói tropeçando nos próprios erros enquanto, milagrosamente, salva o dia.

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Stop motion como caminho para os efeitos práticos

Do ponto de vista técnico, Uma Noite Alucinante 3 é um deleite para os olhos dos fãs do cinema artesanal. As sequências com stop-motion evocam o espírito dos filmes de Ray Harryhausen e adicionam um charme retrô inegável. A maquiagem é outro ponto alto: os mortos-vivos são grotescos e caricatos. A batalha final, por exemplo, é grandiosa dentro da proposta e mostra todo o potencial estético da produção: caveiras em marcha, feitiços, explosões e um herói bufando arrogância em meio ao caos.

A violência continua presente, mas é quase cartunesta – mescla efeitos sonoros de desenhos animados. Uma Noite Alucinante 3 foge demais do espírito original, mas é corajoso a seu modo. O final agridoce de Ash, inclusive, é uma espécie de homenagem a desfechos clássicos da ficção científica, como em Planeta dos Macacos, onde o herói não sai exatamente vitorioso, mesmo após salvar o dia.

Influência da franquia Evil Dead

A influência de Uma Noite Alucinante 3 pode ser percebida em outros trabalhos de Sam Raimi ao longo dos anos. Filmes como Darkman (1990), Homem-Aranha 2 (2004), Arraste-me para o Inferno (2009) e até Doutor Estranho no Multiverso da Loucura (2022) carregam a mesma assinatura de exagero, humor ácido e horror estilizado. Raimi nunca abandonou essa estética híbrida e é fascinante ver como esse estilo amadureceu, sem perder sua essência excêntrica.

Outro legado importante foi manter viva a figura de Ash Williams como um ícone do cinema de gênero. Mesmo com o hiato nas telonas, o personagem retornou na série Ash vs. Evil Dead (2015–2018) e a franquia teve uma abordagem mais séria e sombria nos remakes Evil Dead de 2013 ou A Morte do Demônio – A Ascensão de 2023.

Entre esqueletos falantes, livros malditos e espingardas de cano serrado, Evil Dead se despede dos anos 80 com um grito de guerra, um tapa na cara do bom senso e um lugar eterno no coração dos fãs.

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Uma Noite Alucinante 3
Uma Noite Alucinante 3

Onde assistir Uma Noite Alucinante 3

O filme está disponível na Apple TV para aluguel e compra.

Sinopse de Uma Noite Alucinante 3

Ash é acidentalmente transportado para o ano 1300. Naquele local, precisará ajudar um grupo de pessoas a lutar contra um exército de mortos e recuperar o Necronomicon para poder voltar para casa. Mas será que conseguirá?

Nota: ★★½

Título Original: Army of Darkness
Ano Lançamento: 1992 (Estados Unidos)
Dir: Sam Raimi
Elenco: Bruce Campbell, Marcus Gilbert, Ian Ambercrombie, Richard Grove, Bridget Fonda, Patricia Tallman, Michael Earl Reid

Curiosidades sobre Uma Noite Alucinante 3

1- A fumaça da motosserra de Ash era, na verdade, fumaça de tabaco que a equipe usava, bombeada por um tubo que passava pela calça e pela camisa de Bruce Campbell até o interior da motosserra.

2- No primeiro esboço do roteiro, Ash perdia um olho e só ia parar no período medieval na segunda metade do filme.

3- Na cena em que Ash é apedrejado, a produção usou batatas reais para obter uma reação mais autêntica de Bruce Campbell.

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4- Como o filme foi gravado com várias câmeras simultaneamente, o microfone boom precisou ser afastado. Por isso, Bruce Campbell usava um microfone oculto no gancho da motosserra que atravessava seu peito, com o transmissor escondido no coldre da espingarda.

5- Dentro do carro de Ash, há uma edição da revista Fangoria — uma homenagem de Sam Raimi à publicação que apoiou o primeiro Evil Dead quando ele estreou nos cinemas.

6- Raimi queria chamar Uma Noite Alucinante 3 de The Medieval Dead, mas a Universal recusou. A versão britânica, no entanto, foi lançada como Army of Darkness: The Medieval Dead.

7- Acredite se quiser, o filme foi lançado no Japão com o nome inusitado de Captain Supermarket, uma referência ao local de trabalho de Ash, o S-Mart.

8- A famosa frase “Gimme some sugar, baby” foi inventada por Raimi na hora.

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9- Durante uma cena de luta, uma presilha da capa de Ash cortou o rosto de Bruce Campbell. O corte era tão pequeno em meio à maquiagem pesada que o médico teve dificuldade em encontrar o ferimento.

10- Durante a cena em que o carro cai do céu, a grua de 25 toneladas tombou de um penhasco por falha mecânica. Por sorte, o operador se salvou a tempo. Uma grua maior foi usada dias depois para repetir a filmagem.

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