O MUNDO IMAGINÁRIO DO DR. PARNASSUS

sinedoquecultural.files.wordpress.com5

 

Apesar de ‘O Mundo Imaginário do Dr. Parnassus’ não ser a oitava maravilha do mundo, temos que concordar que, ao meno,s Terry Gillian montou um roteiro que julgava ser tremendamente original e tentou se desvencilhar das costumeiras amarras das indústrias cinematográficas. Mas se antigamente o diretor acertava a mão, como nos cultuados ‘Os 12 Macacos’ e ‘Brazil – O Filme’, há tempos está devendo.

É também louvável a participação e vontade dos astros Johnny Depp (‘Piratas do Caribe’) – numa aparição relâmpago –, Jude Law (‘Closer – Perto Demais’) – contido – e Colin Farrell (‘Miami Vice’) – o menos afetado de todos – em terminarem as filmagens para homenagear o falecido Heath Ledger (‘Batman – O Cavaleiro das Trevas’). Mas o destaque fica por conta de Tony Waits (‘O Livro de Eli’) e a personificação do diabo, que é totalmente caricato, desde suas roupas até seus trejeitos.

Obviamente toda parte interpretativa, principalmente no primeiro ato, é teatral e bastante corporal – o Tony de Ledger é o que mais tem estas qualidades –, toda ambientação é suja e decadente e a bela fotografia se funde a história direitinho. Mas ao entrarmos na mente do Dr. Parnassus, percebemos uma das maiores falhas do longa: os efeitos especiais, que são ruins e pouco imaginativos.

Parnassus faz uma aposta com o diabo para ganhar a imortalidade e, em troca, diz que irá entregar sua filha quando completar 16 anos. Apesar de achar que jamais teria uma herdeira, o velho se apaixona e Valentina nasce e agora o Senhor das Trevas vem para finalizar o combinado. Outra aposta é feita e desta vez Parnassus necessita entregar 5 almas ao Diabo, antes do aniversário da menina, em três dias.

O humor do antigo integrante do ‘Monty Phyton’ se foi e ficaram seus frenéticos cacoetes e exageros, tentado ganhar o espectador na base de cores berrantes e montagem de gosto duvidoso. Gillian tentou ousar tanto que acabou fazendo uma obra doida demais e inteligente de menos, sem um terço da genialidade que era mostrada nos trailers. Uma pena.

Título Original: The Imaginarium of Doctor Parnassus
Ano Lançamento: 2009 (Canadá / França / Reino Unido)
Dir.: Terry Gilliam
Elenco: Johnny Depp, Heath Ledger, Christopher Plummer, Jude Law, Colin Farrell, Lily Cole, Tom Waits

ORÇAMENTO: 45 Milhões de Dólares

Primeiro vingador do Cinema e Séries (antigo Cinema e Pipoca) e do Pipocast, sou formado em Jornalismo e também em Locução. Aprendi a ser ‘nerdzinho’ bem moleque, quando não perdia um episódio de Cavaleiros do Zodíaco na TV Manchete ou os clássicos oitentistas na Sessão da Tarde. Além disso, moldei meu caráter não só com os ensinamentos dos pais, mas também com os astros e estrelas da Sétima Arte que me fizeram sonhar, imaginar e crescer. Também sou Redator Freelancer.

Você não pode copiar o conteúdo desta página

GeraLinks - Agregador de linksTrends Tops - Trending topicsÀ toa na net