10 MELHORES FILMES SOBRE BOXE

‘Ajuste de Contas’ chega aos cinemas nacionais. Trazendo ninguém menos que Stallone e De Niro para dentro do ringue. Então, nada mais justo do que prestarmos uma homenagem a este esporte tão intenso. E que já serviu de inspiração para tantos filmes excelentes. Segue aqui os 10 melhores filmes sobre boxe!

REQUIÉM PARA UM LUTADOR (1962)

10 melhores filmes sobre boxe
Ao contrário do mundo glamouroso visto em diversas obras, o diretor Ralph Nelson preferiu mostrar as agruras que permeiam o boxe – assim como qualquer outro esporte. Anthony Quinn é o dono do filme e mescla drama, desespero e pitadas de esperança muitíssimo bem. Pena que não é tão reconhecido quanto deveria.

ROCKY – UM LUTADOR (1976)

10 melhores filmes sobre boxe
Escrito (em menos de uma semana) e estrelado por um desconhecido Sylvester Stallone, Rocky não só revolucionou o gênero, como também deu aos norte-americanos um novo herói. Tudo é perfeito, desde a trilha sonora, passando pelo treinamento, até chegar no apogeu que é a luta com Apollo Creed. Venceu os prêmios de Melhor Filme e Direção com total louvor.

– O CAMPEÃO (1979)

10 melhores filmes sobre boxe
Jon Voight interpreta com maestria um ex-lutador de boxe entregue aos vícios do álcool. Separado e com um filho para criar, ele terá que enfrentar seus próprios demônios e redimir-se. A química entre Voight e o garotinho Rick Schoroder é impecável.

– TOURO INDOMÁVEL (1980)

10 melhores filmes sobre boxe
Só mesmo o tempo para apagar alguns erros. ‘Touro Indomável’ é uma das obras primas da carreira de Scorsese, que só viria a faturar um Oscar de Melhor Filme anos depois com ‘Os Infiltrados’. A crueza de sua câmera em preto e branco é o apoio que Robert De Niro necessita para moldar o violento e destemperado boxeador Jake LaMotta. Mesmo assim, De Niro levou o prêmio de Melhor Ator e Joe Pesci foi indicado a ator coadjuvante.

– ALI (2001)

10 melhores filmes sobre boxe
Michael Mann e sua câmera documental passeiam entre as alegrias e tristezas, vitórias e derrotas do maior pugilista de todos os tempos, Muhammad Ali. Foi uma das principais, senão a principal, celebridade esportiva dos anos 60, pois além da ótima desenvoltura fora dos ringues, ainda tinha ‘pulso firme’ para peitar o governo e recusar-se a lutar no Vietnã. Will Smith concorreu ao Oscar pelo papel principal.

– O IMBATÍVEL (2002)

O IMBATÍVEL
Por incrível que possa parecer, ‘O Imbatível’ traz boas atuações de Wesley Snipes e Ving Rhames. Pode não ter o mesmo impacto que ‘Rocky – Um Lutador’, por exemplo, mas diverte e emociona com um roteiro simples comandado por Walter Hill. O campeão de boxe Chambers é preso e na prisão conhece Hutchen, um lutador invencível dentro daquele local.

MENINA DE OURO (2004)

MENINA DE OURO
O maior diretor em atividade de Hollywood, Clint Eastwood faz o que sabe de melhor: emocionar. Ele dribla os vários clichês do gênero, coloca uma mulher como protagonista e consegue pontuar diversos outros temas que não valem ser mencionados aqui. Todos estão maravilhosos em suas atuações, tanto que Hilary Swanky e Morgan Freeman levaram os prêmios de Melhor Atriz e Ator Coadjuvante, respectivamente, além do de Melhor Diretor e Filme. Obra prima.

– A LUTA PELA ESPERANÇA (2005)

A LUTA PELA ESPERANÇA
‘A Luta pela Esperança’ é um filme baseado em fatos reais que concorreu a 3 Oscares. Conta com um elenco de peso, com nomes como Russell Crowe, Paul Giamatti e Renne Zellweger. Assim como o diretor Ron Howard. Jimmy era um boxeador que após diversas derrotas vai trabalhar como estivador. Um cancelamento de última hora dá a chance dele voltar a ativa e ele faz jus a todo seu talento.

TYSON (2008)

TYSON
Documentário dirigido por James Toback com muita propriedade. Com sequencias antológicas de suas lutas, bem como narrações em off bastante pontuais, ‘Tyson’ é uma mostra da força dele dentro dos ringues e do desequilíbrio emocional que sempre o acompanhou.

O VENCEDOR (2010)

O VENCEDOR
O filme não é perfeito e tem muitos altos e baixos. Mas a interpretação do magérrimo Christian Bale e da impressionante Melissa Leo são fora do comum, tanto que faturaram os Oscares de Melhor Ator e Atriz Coadjuvantes respectivamente. David O. Russell entende do gênero dramático, mas por vezes exagera no tom. Bom filme, mas não excelente.

Por fim, pergunto: o que acharam da lista dos 10 melhores filmes sobre boxe? Comente com a gente!

Primeiro vingador do Cinema e Séries (antigo Cinema e Pipoca) e do Pipocast, sou formado em Jornalismo e também em Locução. Aprendi a ser ‘nerdzinho’ bem moleque, quando não perdia um episódio de Cavaleiros do Zodíaco na TV Manchete ou os clássicos oitentistas na Sessão da Tarde. Além disso, moldei meu caráter não só com os ensinamentos dos pais, mas também com os astros e estrelas da Sétima Arte que me fizeram sonhar, imaginar e crescer. Também sou Redator Freelancer.

Você não pode copiar o conteúdo desta página

GeraLinks - Agregador de linksTrends Tops - Trending topicsÀ toa na net