VALENTE

valente

Ao entrar na sessão de VALENTE, me vi cercado de crianças falantes e empolgadíssimas para assistir a aventura da princesa ruiva na telona.
Então, as luzes se apagaram, os murmurinhos deram lugar ao silêncio absoluto e eis que o curta-metragem LA LUNA foi apresentado, enchendo os olhos e o coração do espectador e mostrando novamente como a Pixar pode ser diferenciada e genial.

Mas para por aí, pois quando surge o longa propriamente dito, vemos um roteiro que oscila bastante – mesmo contando com boas referências nórdicas – e perde pontos ao introduzir canções bem no meio da ação, obvia referência às princesas de outrora da Disney, e só quando o diretor MARK ANDREWS, responsável anteriormente pelo curta A BANDA DE UM HOMEM SÓ, sai deste terreno comum, traz uma dinâmica interessante.

Algo que não se pode discutir são os detalhes perfeitamente inseridos nas paisagens, iluminação e movimentos de cabelos e roupas, além das seqüências de ação que tiram o fôlego!
No fim das contas, acaba sendo mais do mesmo, com coadjuvantes tentando ser engraçados e com a lição de moral bem caída e diferente das obras primas como UP – ALTAS AVENTURAS, WALL-E ou RATATOUILLE por exemplo.
Mas é ela, a primeira princesa do ‘selo’ Pixar chamada Merida, que salva a diversão, com a mescla exata de doçura e força de vontade.

A tradição familiar diz que o mais valente primogênito dentre os 4 reinos, terá a chance de ter a princesa como esposa. Merida é a noiva da vez, mas ela luta bravamente contra isso e entra em conflito com seus pais. Ao usar uma magia, põe em risco não só todos que ama, mas também a população daquele lugar.

Bem no início, dialoga-se sobre o fato de tentar lutar contra a mesmice e de sair daquela costumeira ‘bolha social’ ao qual somos tragados. O problema é que até a produtora se esqueceu dessa lição e nos deu um produto igual a tudo aquilo que já estamos cansados e acostumados a ver. Não é tão desprezível quanto CARROS 2, mas tinha potencial para ir muito além!

Título Original: Brave
Ano Lançamento: 2012 (EUA)
Dir.: Mark Andrews
Vozes: Kelly Macdonald, Emma Thompson, Kevin McKidd, Robbie Coltrane, Julie Walters, Craig Ferguson, Billy Connolly

NOTA: 7,0
ORÇAMENTO: 185 Milhões de Dólares

Primeiro vingador do Cinema e Séries (antigo Cinema e Pipoca) e do Pipocast, sou formado em Jornalismo e também em Locução. Aprendi a ser ‘nerdzinho’ bem moleque, quando não perdia um episódio de Cavaleiros do Zodíaco na TV Manchete ou os clássicos oitentistas na Sessão da Tarde. Além disso, moldei meu caráter não só com os ensinamentos dos pais, mas também com os astros e estrelas da Sétima Arte que me fizeram sonhar, imaginar e crescer. Também sou Redator Freelancer.

Você não pode copiar o conteúdo desta página

GeraLinks - Agregador de linksTrends Tops - Trending topicsÀ toa na net