9º Santos Film Fest – Festival de Cinema de Santos
Notícias

9º Santos Film Fest – Festival de Cinema de Santos

Festival Vídeos for Change

O 9º Santos Film Fest – Festival de Cinema de Santos, está previsto para acontecer de maneira presencial entre 20 e 27 de junho de 2023 em Santos, no litoral paulista. Portanto, os interessados já podem se inscrever com as seguintes condições:

  • Mostras competitivas nacionais de curtas e longas-metragens e regional de curtas apenas aquelas obras finalizadas a partir de 1º de janeiro de 2022;
  • Ao mesmo tempo, para a Mostra Humanidades, de caráter educativo, não há exigência de data.
    • Na Mostra Nacional os curtas são divididos em categorias de Ficção, Animação e Documentário;
    • Para os longas-metragens, a competição engloba todos os gêneros numa categoria só, como na Mostra Regional;
    • Este ano, pela primeira vez, após uma pesquisa nas redes sociais, o Santos Film Fest terá uma categoria voltada aos filmes de terror.

O regulamento completo está em https://santosfilmfest.wordpress.com/regulamento/.

9º Santos Film Fest

Mais sobre o 9º Santos Film Fest – Festival de Cinema de Santos

A frase tema do Santos Film Fest é: “Levanta, sacode a poeira e dá a volta por cima!”. Retirada do clássico do compositor Noite Ilustrada, o samba Volta por Cima (1962), os versos se encaixam no momento de reconstrução do país. Logo depois de anos de negação e desmonte das ciências, da cultura, da educação e da história do Brasil.

Essa música tem um refrão emblemático e que tem tudo a ver com a vida do povo brasileiro desde sempre, que precisa sempre se ‘virar nos 30’ devido às instabilidades que lidamos de tempos em tempos e precisamos superá-las. E, principalmente, é uma frase que dialoga com o momento, de reconstrução do país, resgate da nossa autoestima enquanto nação, da recolocação do Brasil na geopolítica mundial, pois estávamos isolados, do retorno dos apoios à cultura, à educação, à ciência, à diversidade”, explica o diretor geral André Azenha.

Enquanto vitrine da produção audiovisual, precisamos estar atentos ao momento do país, e instigar a reflexão, o debate, o diálogo. E este tema vem de encontro a tudo o que acreditamos como cultura, como cinema enquanto ferramenta transformadora, educativa. Esperamos de alguma forma contribuir com este cenário de resgate e estamos confiantes de que os filmes inscritos terão essa energia de resistência, perseverança, empatia”, ressalta a diretora de produção Paula Azenha.

Sobre a programação

A programação das mostras competitivas, bem como as homenagens, palestras e bate-papos serão divulgadas em breve. As já clássicas sessões de Cinema Azul, voltada a crianças autistas, a Virada Cinematográfica e a exibição dos filmes infantis na Praça do BNH, na Lagoa da Saudade, no Morro da Nova Cintra, além de sedes de ONGs e escolas públicas estão confirmadas.

A identidade visual desta edição foi criada pela designer gráfica Márcia Okida, homenageada em 2022, com logotipo de Audrey Duarte. Márcia se inspirou em Saul Bass, designer favorito de grandes diretores como Stanley Kubrick e Alfred Hitchcock. “Ele foi responsável pela maioria dos cartazes do Hitchcock, como Psicose e tantos outros cartazes e aberturas. Tem estilo minimalista, conceitual, geométrico”, detalha Okida. Enfim, as cores reúnem elementos do Brasil, do sangue relativo aos filmes de terror da mostra, e as setas indicam movimento, pessoas que estão indo a algum lugar, como os personagens de Central do Brasil.

Confira mais notícias AQUI!

Deixe um comentário

Você não pode copiar o conteúdo desta página