Pular para o conteúdo
home » Seriado » 1899 é bom?

1899 é bom?

1899 é cancelada

Eu sou uma das únicas pessoas do mundo que não viu Dark. Mas fiquei curioso para saber mais sobre o novo projeto da dupla Baran bo Odar e Jantje Friese e agora respondo a seguinte questão: 1899 é bom? A princípio, tenha em mente que essa é uma obra fora dos padrões. Ou seja, se não está acostumado com scifi, pode ter problemas.

O ritmo é um pouco lento, há uma infinidade de personagens (uns bons e outros aleatórios) e as idas e vindas no tempo podem confundir quem assiste. Portanto, ao longo de 8 episódios de cerca de 50 minutos, acompanhamos um universo com grande potencial, mas que carece, às vezes, de alma. Contudo, fiquei impressionado com o design de produção, bem como o figurino e a coragem de inserirem uma diversidade tão grande de idiomas. É um indício de que a comunicação pode ser dificultada pela globalização, mas todos os sentimentos e sensações são universais.

A trinca de protagonistas, vivida por Andreas Pietschmann, Emily Beecham e Aneurin Barnard é ótima. Mas precisamos ter calma para não ‘endeusar’ demais 1899.

1899 é bom

1899 é bom? (ou apenas plágio de outras histórias)

Kerberos (o nome de um dos navios), na mitologia grega, é um ser de 3 cabeças que cuida da entrada do inferno. Eles deixam as almas entrarem, mas jamais as deixar sair. Já Prometeu era um personagem defensor da humanidade. Com medo de que ficássemos mais poderosos que os deuses, Zeus o puniu, amarrando-o eternamente a uma rocha e tendo uma águia comendo seu fígado (que se regenerava no dia seguinte).

Mas temos mais coisas: há muito de Alien – O 8º Passageiro (design e situações, principalmente), além de ter sido acusado de plágio pela quadrinista brasileira Mary Cagnin, por seu trabalho em Black Silence.

Acredito que há camadas além disso, só que temos mais perguntas do que respostas e um desfecho totalmente anticlimático. É sério que tudo isso serviu para chegarmos até esse ponto? Do jeito que foi, 1899 foi genial em seu marketing e nem tanto na entrega das ideias.

Onde assistir 1899?

Todos os episódios da primeira temporada já estão disponíveis na Netflix. Os nomes de cada um deles são:

1 – The Ship

2 – The Boy

3 – The Fog

4 – The Fight

5 – The Calling

6 – The Pyramid

7 – The Storm

8 – The Key

Sinopse de 1899

Os passageiros do navio Kerberos saíram da Inglaterra e rumam para os Estados Unidos. Todos querem conquistar novas possibilidades na nova terra. Mas descobrem outro navio à deriva chamado o Prometheus, que estava desaparecido há quatro meses. Então, o capitão Eyk e alguns tripulantes resolvem procurar por sobreviventes. A única pessoa encontrada é um garoto que desencadeia uma série de situações terríveis e que transforma a jornada dessas pessoas em um verdadeiro pesadelo.

Nota Cinema e Pipoca: ★★★

Título Original: 1899
Ano Lançamento: 2022 (Alemanha)
Dir: Baran bo Odar
Elenco: Andreas Pietschmann, Emily Beecham e Aneurin Barnard, Clara Rosager

ORÇAMENTO: —

Trailer do seriado

Confira mais resenhas AQUI!

Você não pode copiar o conteúdo desta página