Programação do 16º Festival comKids: confira
O 16º Festival comKids (site oficial AQUI) será realizado entre os dias 11 e 17 de agosto, em São Paulo, e ocupará diversos espaços culturais da cidade, como o Sesc Vila Mariana, Itaú Cultural, Goethe-Institut SP e ESPM. Com entrada gratuita, o festival é considerado uma referência internacional na produção audiovisual e interativa de qualidade voltada ao público infantojuvenil da Ibero-América.
A programação principal será composta pela mostra competitiva, que exibirá 83 obras finalistas de 11 países, além de sessões temáticas, debates e apresentações de cases de mercado.
Programação do 16º Festival comKids
As produções foram divididas em diferentes faixas etárias e categorias, como ficção, não ficção e conteúdos curtos. Para crianças de até 6 anos, 19 obras foram selecionadas, entre elas Lupi & Baduki, Lulina e a Lua e O Jardim Mágico, do Brasil, além de produções da Colômbia, México, Argentina e Espanha.
Já na faixa de 7 a 10 anos, tanto em ficção quanto em não ficção, há destaques como Franjinha & Milena: Em Busca da Ciência, Seu Vô e a Baleia e Criança de Raiz. Na categoria de 11 a 15 anos, filmes como Passa a Bola, Turma da Mônica Jovem – Incertezas e Mutirão representam a produção brasileira com temáticas contemporâneas e relevantes.
O festival também premiará os melhores trabalhos por meio de votação do público, júri infantil e adolescente. Uma das premiações mais aguardadas será a participação de um representante na edição de 2026 do Festival Prix Jeunesse Internacional, com estadia e passagem para Munique (Alemanha) — um dos eventos mais prestigiados do mundo em inovação na televisão infantil. Além disso, os filmes vencedores receberão prêmios temáticos e reconhecimento pela criatividade e impacto social.
Em 2024, o comKids bateu recorde histórico de inscrições, com 441 produções recebidas de 20 países, nas línguas portuguesa, espanhola e em idiomas tradicionais. O evento é realizado desde 2009 pelo Midiativa – Centro Brasileiro de Mídia para Crianças e Adolescentes, em parceria com instituições como a Spcine, Goethe-Institut, Sesc, Itaú Cultural e ESPM, e conta com o reconhecimento do Prix Jeunesse International, chancela global da TV de qualidade para crianças.