Filmes em domínio público, para quem não sabe, são aqueles que, por algum motivo (como tempo de lançamento, por exemplo), não precisam passar pela proteção patrimonial dos direitos autorais. Portanto, esses filmes podem ser copiados sem nenhum problema.
No Youtube você encontrará uma infinidade deles para assistir. Mas nós listaremos 10 para aguçar sua curiosidade. No futuro poderão haver outras como essa, de gêneros e países diferentes.
O NASCIMENTO DE UMA NAÇÃO (1915)
Primeiramente devemos falar que este é um filme perturbador, racista e difícil de ser visto. Mas o fato é que, apesar disso, o diretor D. W. Griffith ousa em tomadas inéditas para a época, evocando ação como nenhum outro havia feito. São 190 minutos onde verificamos que o cinema também já foi palco de episódios revoltantes.
O GABINETE DO DR. CALIGARI (1920)
Um dos grandes marcos do expressionismo alemão no cinema. O Gabinete do Dr. Caligari conta com figurino excepcional, bem como um elenco impecável e cenários de tirar o fôlego. Robert Wiene transpôs o mundo da loucura e do delírio para dentro das telas como nenhum outro conseguiu.
Outros filmes deste estilo em domínio público são: Nosferatu, M: O Vampiro de Dusseldorf, Fausto, um Conto Alemão.
O HOMEM MOSCA (1923)
Seria a cena do protagonista pendurado em um dos ponteiros de um relógio, a mais icônica e homenageada do cinema? O Homem Mosca é outro clássico dirigido por Fred Newneyer e Sam Taylor. Disponível para quem quiser ver, a qualquer hora do dia ou da noite.
O ENCOURAÇADO POTEMKIN (1925)
Sergei M. Eisenstein inova na montagem de seu filme, com cortes nunca antes vistos pelos espectadores. Quase 100 anos depois do lançamento, ainda tem potência e nos deixa perturbados com a cena do massacre na escadaria. Imperdível.
METRÓPOLIS (1927)
Ficção científica com uma das personagens mais marcantes do cinema, ou seja, Mariah. Fritz Lang divide o planeta em classes dominadora e operária, montando um planeta Terra não tão distante do que vivemos hoje em dia.
LUZES DA CIDADE (1931)
O mais óbvio era que eu escolhesse Tempos Modernos, que é outro dos filmes de Charlie Chaplin em domínio público. Mas Luzes da Cidade tem tanta ternura e docilidade que fica difícil não se apaixonar por ele. Uma obra prima deste mestre.
O MÁGICO DE OZ (1939)
Todo mundo conhece, todo mundo ama, todo mundo já viu uma centena de vezes. Ao mesmo tempo, não tem como fazer uma lista dessas e não colocar O Mágico de Oz. É para chamar a família, pegar a pipoca e o refri e se deliciar com as aventuras de Dorothy, o Homem de Lata, o Espantalho e, enfim, o Leão.
E O VENTO LEVOU… (1939)
Grande clássico do cinema e ganhador de 8 Oscares, E o Vento Levou… é um romance focado na Guerra Civil norte-americana. Dirigido pelo talentoso Victor Fleming e estrelado por Clark Gable e Vivian Leigh, continua belíssimo, mesmo depois de mais de 70 anos do seu lançamento. Todavia, não podia faltar nesta lista de Filmes em Domínio Público.
PLANO 9 DO ESPAÇO SIDERAL (1959)
Ed Wood é considerado o pior diretor de todos os tempos e Plano 9 do Espaço Sideral o pior filme de todos os tempos. Mas não se engane, pois apesar de erros de continuidade e locações bem estranhas, o projeto tem seu valor. É fã do gênero trash? Confira agora!
A NOITE DOS MORTOS VIVOS (1968)
O pai dos zumbis nos leva a um apocalipse com estes seres sedentos por sangue e cérebro. Com sequências clássicas, George Romero faz sua primeira investida como diretor e dá aos cinéfilos este presentaço. Então, aperte o play e veja como eram os zumbis dos anos 60.
Enfim, quais destes Filmes em Domínio Público você já assistiu? Comente conosco!