Põe na Mesa
Twilight Struggle, o board game sobre a Guerra Fria

Temática: Guerra Fria
Mecânica: Gestão de mão, controle de área, rolagem de dados
Modalidade: Competitivo
Jogadores: 2
Ano: 2005
Idade: +13
Tempo de jogo: 180 minutos
Dependência de idioma: Necessária tradução completa
Arte: 4/5
Sorte: 3/5
Complexidade: 4/5
Rejogabilidade: 4/5
Desenvolvido por Ananda Gupta e Jason Matthews, Twilight Struggle colocará os jogadores em lados opostos da Guerra Fria: um deles controlando os Estados Unidos e o outro a União Soviética. O board game possui um mapa mundi da época como tabuleiro, onde os jogadores deverão se beneficiar dos eventos históricos presentes nas cartas, eventos estes ocorridos de 1945 a 1989, além de precisarem contar também um pouco com a sorte, por meio da rolagem de dados. A combinação desses fatores fará com que um dos lados possua mais influência nos países, proporcionando aos jogadores os pontos de vitórias necessários para a supremacia no mundo. Porém, tudo pode ser perdido caso o inevitável aconteça: a tão temida guerra nuclear.
São varias as formas de vencer (ou perder) o jogo. Um delas é por pontos de vitória, que funcionam como um cabo de guerra. O jogador que obtiver 20 pontos em algum momento da partida, dividida em três principais fases – início, meio e fim da guerra – vence o jogo. Ou então, caso o jogo termine, vence quem finalizar a partida com mais pontos, ainda que não atinja os 20 necessários. Outra forma de vencer é dominando a Europa. A jogatina, porém, pode terminar bem antes disso, caso um dos adversários causem inadvertidamente a tão temida guerra nuclear. Para

Caixa de Twilight Struggle
que tudo isso aconteça, cada jogador recebe oito cartas, todas elas com um certo ponto de influências e um evento. Cada carta possui uma cor. As azuis se referem a eventos positivos aos EUA; as vermelhas, a eventos pró-soviéticos; já as bicolores são neutras. Este, porém, não seria um jogo sobre a Guerra Fria se não houvesse a tão famosa corrida espacial. Sua superpotência estaria preparada para mandar um homem para a Lua?
Twilight Struggle no Brasil
Distribuído no Brasil atualmente pela Devir, Twilight Struggle é um dos jogos com temática histórica mais impressionantes que já tive contato. Dá pra perceber durante as longas horas de jogatina o quanto os criadores do game se debruçaram em pesquisas para que este não fosse apenas um jogo onde a estratégia estivesse presente em doses nucleares, como também uma experiência quase didática dos eventos ocorridos durante a Guerra Fria. Mas, por favor, não confunda didatismo com aquelas aulas chatas de história no seu ensino médio. Afinal de contas, este boardgame permite que os jogadores não apenas vivam o período, como também reescrevam a história.
Num primeiro momento, Twilight Struggle pode assustar jogadores menos experientes devido a sua complexidade estratégica, porém, depois desse contato inicial, será inevitável que os fãs de board games mais pesados se apaixonem por este ótimo jogo. Não é a toa que ele está há um bom tempo no top 5 do ranking da Ludopedia. Vale super a pena!
- Confira outros board games comentados clicando aqui!
Põe na Mesa
Jogos de tabuleiros com zumbi! Eles querem seu cérebro

Desde o filme A Noite dos Mortos-Vivos que o nosso fascínio pelos comedores de cérebro se faz presente. Isso acontece não apenas no cinema, na TV e na literatura, como também nos board games contemporâneos. Confira agora os principais jogos de tabuleiros com zumbi:
Zombicide
O mais conhecido de todos dessa lista, a série de board games Zombicide é um verdadeiro quebrador de recordes. A sua campanha no KickStarter para o financiamento coletivo de sua última expansão, o Green Horde, bateu os 5 milhões de dólares arrecadados, se tornando a maior arrecadação do tipo para board games da história.
Distribuído no Brasil pela Galápagos, e com várias expansões, é um jogo onde cada player controla um personagem. São várias missões disponíveis – além de uma infinidade de outras para baixar online. Cada missão, um objetivo específico.
O maior obstáculo dos heróis? A resposta é mais que óbvia: um verdadeiro exército de zumbis. Apesar de uma jogabilidade um tanto repetitiva, bem como a quantidade enorme de itens para controlar, já é um clássico dos board games contemporâneos e com um ótimo apelo popular. Ao mesmo tempo, a arte é um deleite!
Dead of Winter
Um primo menos conhecido de Zombicide, Dead of Winter nos joga em uma colônia de sobreviventes do apocalipse zumbi. Jogado de forma semi-cooperativa, cada jogador controla um personagem que possui seus próprios objetivos – às vezes, nem sempre bom para a comunidade sobrevivente. Esse é o grande diferencial desse jogo: da mesma forma que é preciso trabalhar em equipe para se salvarem das hordas de comedores de cérebro, não se pode confiar em ninguém, já que o traidor pode estar bem ao seu lado. Dead of Winter é um daqueles jogos que prometem comprometer umas amizades, quando aquele seu amigo de longa data puxar seu tapete e deixa-lo pra morrer sem ao menos dizer adeus. No Brasil, ele também é distribuído pela Galápagos.
Last Night on Earth: The Zumbi Game
Cansado de ser mocinho? Seus problemas acabaram. Last Night on Earth: The Zumbi Game lhe dá a oportunidade de controlar os zumbis. O cenário, representado por um tabuleiro modular, é uma cidade onde os sobreviventes tem de enfrentar um exército zumbi. Os jogadores podem controlar tanto os heróis como os mortos-vivos. Regras fáceis, jogo ágil, ele promete ser um ótimo party game para dar aquele esquentada na noite de jogatina. Ainda não há empresas licenciadas no Brasil para distribuir o jogo.
City of Horror
Quanto você está disposto a se sacrificar – ou a trair seus amigos – para que seu objetivo seja concluído num apocalipse zumbi? Com o mesmo cenário imersivo dos anteriores, cada jogador controla vários personagens com habilidades diferentes e, portanto, deve sobreviver ao ataque de mortos vivos, enquanto cria barricadas, procura itens ou armas, e deixa seu amiguinho para ser comido vivo. Ainda não há empresas licenciadas no Brasil para distribuir o jogo.
Smash Up
Então quer um jogo leve sem tanta imersão? Smash Up é uma boa pedida. O card game possui 8 facções – entre elas, nossos queridos zumbis. Cada jogador escolhe duas facções e embaralham suas cartas. O objetivo é destruir a base inimiga. As combinações de facções transformam bastante o mecanismo de jogo, já que piratas zumbis jogam diferentes do que alienígenas zumbis jogariam, por exemplo. É distribuído no Brasil pela Galápagos.
Zombie Dice
O jogo mais simples de todos da lista, Zombie Dice é um dice game rápido com jogabilidade extremamente simples. Você é um zumbi e seu objetivo – como o de qualquer zumbi – é comer cérebro. O jogador que conseguir 13 cérebros sem levar três tiros vence o jogo. Distribuído pela Galápagos, ele dura aproximadamente 10 minutos.
Conhece outros jogos de tabuleiros com zumbi que gostaria de ver por aqui? Comente na postagem e deixe sua sugestão!
Enfim, confira outros board games comentados no Cinema e Pipoca!
Põe na Mesa
Põe na Mesa | Recordes e curiosidades de Banco Imobiliário

Banco Imobiliário ou Monopoly, o jogo de tabuleiro mais famoso do mundo dispensa apresentações. Ele foi lançado em 1935 e é até hoje um sucesso. Quem nunca passou horas e horas perdendo dinheiro e ajudando a contragosto seu amigo a se tornar o mais rico da mesa, não é mesmo?
Apesar de as vendas do board game continuarem muito bem obrigado, poucos negam o fato de que atualmente sua jogabilidade é um tanto ultrapassada. Coisa que ninguém nega, porém, é que muitas de suas marcas dificilmente serão ultrapassadas.
Confira alguns números impressionantes e outras curiosidades sobre o jogo do monopólio:
Leia mais sobre os recordes e curiosidades de Banco Imobiliário
Põe na Mesa
Põe na Mesa | Hive, a batalha dos insetos

Temática: Abstrato
Mecânica: Colocação de peças e movimentação
Modalidade: Competitivo
Jogadores: 2
Ano: 2001
Idade: +9
Tempo de jogo: 20 minutos
Dependência de idioma: nenhuma
Arte: 3/5
Sorte: 1/5
Complexidade: 1/5
Rejogabilidade: 5/5
Hive é um jogo incrível. Ao mesmo tempo em que é simples, te dá a oportunidade de realizar estratégias a curto e médio prazo. Ele possui uma lógica que lembra em certos aspectos o xadrez – porém, bem mais ágil e rápido. Você gerencia uma colmeia de insetos, composta por formigas, grilos, aranhas, besouros e a abelha-rainha. Seu objetivo é cercar a abelha-rainha do adversário, enquanto protege a sua, impedindo o adversário de cercá-la.
Sem um tabuleiro, Hive é composto apenas pelas peças hexagonais dos insetos. A colmeia branca é quem começa. O jogador escolhe uma das peças e a coloca em jogo. Na vez da colmeia preta, o jogador tem, obrigatoriamente, que colocar um de seus insetos com um de seus seis lados grudados ao do adversário. Outra regra importante é que a abelha-rainha deve entrar em jogo, no máximo, até a terceira rodada.
-
Top CP3 anos ago
Assistir Filmes Online Grátis!
-
Cinema2 anos ago
Lançamentos no cinema em fevereiro 2024
-
Top CP3 anos ago
13 Melhores Filmes sobre Formigas
-
Notícias11 meses ago
Onde assistir a trilogia de O Código da Vinci?
-
Top CP11 anos ago
7 Melhores Filmes de Jason Statham
-
Notícias2 anos ago
Onde assistir O Mal Que Nos Habita? | Terror argentino foi aclamado pela crítica
-
Top CP2 anos ago
9 Filmes de terror para 2024 | Lançamentos que farão você ficar com medo
-
Top CP8 anos ago
Filmes de Ouija, dos anos 80 até hoje
You must be logged in to post a comment Login