Põe na Mesa | Tao Long – O Caminho do Dragão

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Tao Long – O Caminho do Dragão é board game criado pelos designers brasileiros Dox Lucchin e Pedro Latro, produzido pela Octo Ludustudio no Brasil e pela ThunderGryph no exterior. O jogo está em fase de financiamento coletivo e vem conquistando marcas expressivas para um BG brasileiro, batendo sua meta inicial de 10 mil Euros em menos de 24 horas. Não é por menos. O material deles foi feito um extremo capricho, instigando a curiosidade nos fãs desse hobbie.

Tao Long é um jogo abstrato para dois jogadores, com uma previsão de duração de 20 minutos e idade recomendada de +14, onde um controla Tianlong, o dragão do céu, e o outro Dilong, o dragão da terra. A cada nova era, esses dragões sagrados disputam entre si o controle da humanidade. A mecânica de Tao Long é a mancala. O jogo é disputado em dois tabuleiros: um que representa o plano espiritual, onde os jogadores decidem suas ações, e outro representando o mundo humano, que mostrarão as consequências das ações tomadas no plano espiritual.

A movimentação dos dragões foi inspirada no jogo Snake (isso mesmo! Aquele jogo da cobrinha) e sua base filosófica é totalmente oriental. Por isso podemos encontrar referências de outros produtos com essa mesma pegada, como o desenho Avatar, já que Tao Long – O Caminho do Dragão aborda os vários elementos da natureza, o jogo de PS2 Okami, pela temática e beleza gráfica, entre outros. Mas Latro afirma que suas pesquisas se deram na origem da filosofia, e não nos produtos que vieram através dela.

“Provavelmente Avatar e Okami beberam da mesma fonte que nós bebemos, que é a filosofia e mitologia oriental, especialmente a chinesa. Não nos inspiramos nele, mas compartilhamos desse mesmo lugar. No Tao Long introduzimos conceitos da filosofia milenar chinesa, como o Yin e Yang e suas oito possíveis combinações, conhecidas como Baguá”.

Para conhecer mais sobre o jogo e conseguir informações sobre as vantagens de participar do financiamento coletivo, basta entre no site http://www.octo.studio/taolong. O financiamento segue até o dia 3 de fevereiro.

UM PROTÓTIPO DE SUCESSO

A dupla de designers viajou para a feira de Essen, na Alemanha, a maior do mundo com o tema Board Game. Na bagagem, levaram quatro protótipos praticamente acabados e outros dois extras menos caprichados como garantia. E fez muito sucesso por lá. O resultado: a dupla não só deixou os quatro protótipos, como também um dos extras. “Ficamos muito felizes com a recepção que tivemos na feira. Mais felizes ainda quando a produtora ThunderGryph mostoru interesse em comercializar nosso jogo”, comentou Lara.

Confira o vídeo promocional do jogo no vídeo abaixo.

Por Dan Pessôa

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Primeiro vingador do Cinema e Séries (antigo Cinema e Pipoca) e do Pipocast, sou formado em Jornalismo e também em Locução. Aprendi a ser ‘nerdzinho’ bem moleque, quando não perdia um episódio de Cavaleiros do Zodíaco na TV Manchete ou os clássicos oitentistas na Sessão da Tarde. Além disso, moldei meu caráter não só com os ensinamentos dos pais, mas também com os astros e estrelas da Sétima Arte que me fizeram sonhar, imaginar e crescer. Também sou Redator Freelancer.

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