Socorro! | Resenha | Vale a pena assistir?

A carreira de Sam Raimi até chegar ao ótimo Socorro! é digna de nota, sem contar que o diretor pode ser considerado um dos melhores de sua geração, mas é pouco lembrado nessas listas. Além da trilogia Evil Dead, que influenciou o gênero do terror para as próximas décadas, ainda nos entregou Darkman – Vingança sem Rosto, após não conseguir dirigir projetos como Batman, por exemplo. Deu algumas derrapadas, como em Rápida e Mortal, mas nos presenteou com as aventuras de Homem Aranha com Tobey Maguire – o segundo capítulo é um dos melhores longas baseados em HQs de todos os tempos. Com Arraste-me para o Inferno e a série Ash vs. Evil Dead, retomou a fase da trasheira cheia de qualidade e daquela assinatura que só ele tem.

Aqui, apesar de flertar com tudo aquilo que amamos – nojeira, jump scare inserido na hora certa, para nos fazer dar aquela boa risada e uma protagonista forte -, Raimi trabalha uma questão que está muito em voga na nossa sociedade: o quanto algumas empresas (e chefes) privilegiam uns em detrimento de outros – e se esse outro ‘usa saia’, piorou.

Rachel McAdams (Spotlight) é a alma do projeto, pois, no primeiro ato, é alguém que produz muito, nunca é reconhecida e tem uma autoestima baixíssima. Aquele zoom in na boca dela, que está suja de atum, é o suprassumo do que esperamos e causa uma vergonha alheia instantânea. Porém, quando chegamos à ilha, Linda Liddle se transforma – e até a fotografia e a iluminação do ambiente mudam e se iluminam.

Socorro! poderia ter mais efeitos práticos

Dylan O’Brien (Maze Runner – Correr ou Morrer) é engolido por McAdams e isso fica até discrepante. Ok, talvez possa até ser proposital, mas poderíamos ter um ator com mais marcante. Além disso, cadê os efeitos práticos, ferramenta pela qual o diretor é genial? Não que o uso de computação gráfica seja gigantesco, mas estamos falando do cara por trás de A Morte do Demônio.

Apesar de tudo isso, o espectador dá boas risadas, se agita com uma reviravolta inesperada e, por fim, se sente confortável quando os créditos finais sobem, pois era exatamente isso que precisávamos assistir e, até aquele momento, não sabíamos. Raimi, no alto de seus 67 anos, prova em Socorro! que tem energia para muitos e muitos anos nos brindando com a somatória de bons atores que não têm medo de se entregarem ao grotesco e a cenas divertidamente toscas… e talvez seja apenas isso que estejamos precisando.

Socorro!

Onde assistir Socorro!?

O filme está, atualmente, nos cinemas nacionais.

Sinopse de Socorro!

Bradley Preston é dono de uma empresa e Linda Liddle é uma funcionária exemplar, mas que nunca foi devidamente reconhecida. Após um acidente aéreo, onde apenas os dois sobrevivem e vão parar numa ilha deserta, mas conflitos do passado vêm à tona e precisam decidir se cooperam ou competem para escapar.

Nota: ★★★½

Título Original: Send Help
Ano Lançamento: 2026 (Estados Unidos)
Dir.: Sam Raimi
Elenco: Rachel McAdams, Dylan O’Brien, Edyll Ismail, Dennis Haysbert, Xavier Samuel, Chris Pang, Emma Raimi

Curiosidades de Socorro!

Sair da versão mobile